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Vegetarianismo e esporte – Parte I – 30/07/2015

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A prática de atividade física requer muita atenção na alimentação, sendo vegetariano ou não.

Ao ouvirmos alguém dizer “sou vegano ou vegetariano“ as pessoas acham que o indivíduo sempre terá carência de vitaminas e minerais, quando a grande questão é: “Se você não come carne e nenhum produto animal, da onde você adquire as proteínas?”

Todos os alimentos sendo dê origem animal ou vegetal contem proteínas, com uma diferença entre essas proteínas. As de origem animal são chamadas de proteínas de alto valor biológico e as de origem vegetal de baixo valor biológico, mas não menos importantes que as de origem animal. É possível ter uma alimentação totalmente vegetariana ou vegana e não ter carência de proteína. As leguminosas, oleaginosas e cogumelos serão o suficiente para suprir as necessidades de proteínas desses indivíduos.

Uma dúvida que surge também é a questão da anemia em pessoas vegetarianas e veganas. Não há problema algum quanto a carência de ferro, pois alimentos como feijões e hortaliças verdes escuras são ricas em ferro vegetal, este que quando bem combinado com outros alimentos supre perfeitamente as necessidades do individuo.

Muitas pessoas que consumem alimentos derivados de animal também podem sofrer de anemia e sem exames laboratorias nem desconfiam que seja isso. Uma alimentação eficiente para suprir as necessidades de uma desportista requer certas combinações e variedade, ela sendo vegetariano ou não.

Uma única vitamina que o vegetariano e vegano pode ter carência será a B12, vitamina que requer muita atenção para aqueles que resolvem deixar de incluir a carne vermelha em seu cardápio. Sempre devem fazer exames de investigação da B12, para saber se o nível está adequado. Caso seja identificado uma queda nesta vitamina, deverá ser corrigido com suplementação pois ela, só se encontra em produtos de origem animal.

Sendo assim um praticante de atividade física, pode sim levar uma vida saudável sendo vegetariano ou vegano, basta tomar alguns cuidados com as escolhas dos alimentos e receber orientações de um profissional da área de nutrição, para ajuda-lo a elaborar uma rotina alimentar adequada. 
Fique ligado, pois em breve publicaremos um artigo parte II deste tema.   

Serviço: Nutricionista Walquiria Milaine Martins

Trabalho com nutrição no esporte junto com o professor Augusto, na assessoria Corre Brasil, há 3 anos.
Sou formada em nutrição e dietética há 3 anos pela escola Carlos de Campos. Tenho muita experiência em suplementos industrializados, porém sou adepta á uma alimentação natural.
É assim que oriento os corredores e meus pacientes particulares.Tenho obtido muitos resultados positivos com esse seguimento.

CRN: 113452/T
E-mail: [email protected]
Celular / Whatsapp: (11) 97226-8720

Fonte: Nutricionista Walquiria Milaine Martins / Edição: Kauana Araújo – MidiaSport/ Foto: Marco Mayer – Sh

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