10.9 C
London
Monday, December 11, 2023
Home Ultra Trail Torres del Paine e Patagonian International Marathon 2014

Ultra Trail Torres del Paine e Patagonian International Marathon 2014

Ultra Trail Torres del Paine e Patagonian International Marathon 2014


Foi um fim de semana de tirar o fôlego e tremer o esqueleto.

Encontrei muitos brasileiros, de Goiânia, BH, Recife, Porto Alegre, RJ, SP, Sorocaba, a turma da Ericsson, enfim dos quatro cantos do país e estrangeiros também, argentinos e alemães, que disseram estar lá por causa do vídeo que fiz ano passado. Perguntei a muitos deles depois da corrida o que eles tinham achado da prova, e aqui deixo algumas impressões minhas e deles.

Foram dois eventos diferentes, a UTTP na sexta com as distâncias de 109, 67 e 42km por trilhas e apenas 100 corredores de 15 países, que era o limite técnico para essa primeira edição. E no sábado a PIM com 4 distâncias 63, 42, 21 e 10km, essa com mais de 1000 corredores de 33 países (35% estrangeiros) sendo que 173 eram brasileiros e representavam 16% do total, ou aproximadamente metade dos estrangeiros, a sensação era de que o sul do Chile falava português naquele fim de semana.

  • A UTTP é simplesmente selvagem, natureza 100% do tempo, sem cruzar com carro e encontrar apenas alguns turistas pela frente. A trilha não é lamacenta nem escorregadia, tem desnível considerável, poucos pontos de abastecimento e rios de degelo potáveis, é uma prova relativamente de auto suficiência.
  • A PIM é toda por estrada de cascalho com paisagens lindas e incontáveis momentos para fotos panorâmicas de cartão postal. Treinos de subida devem fazer parte da preparação, conta com alguns pontos de abastecimento, mas é melhor se garantir e largar com o que gosta de comer e com certa quantidade de água para recarregar apenas uma ou duas vezes. Não passa por rios de degelo, por isso água só nos postos mesmo.

O vento foi fator determinante nas duas provas, coisa que em 2013 passou despercebida, a escolha do equipamento certo fez diferença, bem como da alimentação, o torrone que eu tinha parecia pedra e me custou muito comê-lo. Até abrir a embalagem era difícil, pois o vento forte e frio limitavam os movimentos das mãos, as duas provas necessitam de pequenas correções como marcação do percurso ou presença de staff na UTTP, pois algumas pessoas se perderam e outras ficaram na dúvida acarretando alguns equívocos na ordem de chegada, camiseta do evento como do ano anterior, enfim, pequenos detalhes facilmente corrigíveis. Tem que se levar em consideração que tudo rola dentro de um parque nacional onde a proteção à natureza é o mais importante e o que parece fácil e básico numa corrida na cidade pode não ser tão simples num lugar assim.

Largada dos 63km Patagonian International Marathon

Para 2015 a intenção é separar as duas provas, uma no fim de setembro e outra no início de outubro, já que uma não precisará mais da publicidade da outra. A PIM atingiu o limite de inscritos e a UTTP tinha mais de 10mil curtidas antes mesmo da largada.

Ano que vem a NIGSA, organizadora das provas, deve inaugurar a distância de 160km também dentro do parque para entrar de vez no cenário mundial de ultras distâncias.

Em breve assista ao vídeo das duas provas, deixe seu comentário e se quiser contar como foi essa experiência para você, entre em contato comigo, seu texto pode ficar aqui no blog para futuros corredores e admiradores.

Espero poder voltar em 2015 e encontrar muita gente animada como encontrei esse ano, foi um prazer conhecê-los e espero que possam comentar o texto para que mantenhamos contato.

Enzo Amato


3 ideias sobre “Ultra Trail Torres del Paine e Patagonian International Marathon 2014

  1. Olá, Amato!! Parabéns pela colocação na Ultra e pelo texto acima!

    Aqui é uma das pessoas inspiradas por teu vídeo do ano passado (te incomodei durante teu jantar pós-prova! rs.)! Achei a PIM espetacular, mas, até por ser a terceira edição, poderia ser melhor. Os 10k viraram 12,8k porque alteraram o trajeto na noite anterior, o kit era pobrinho (limitado a uma camiseta fora de padrão) e, até agora (4ª à noite), não foram divulgados todos os resultados. Excetuando a organização um pouco falha, até o vento geladíssimo contra valeu a pena! A paisagem, o ânimo e a cordialidade dos corredores (brasileiros e estrangeiros), a experiência de correr no exterior e toda a atmosfera da prova tornam o evento indescritível e inesquecível, que recomendo a todos!

    Meus vídeos não ficaram tão estáveis como o teu, mas chego lá! rs. Novamente, muitíssimo obrigada pela inspiração e parabéns por incentivar tanta gente a correr por aí!

    Beijo!


    • Oi Paula, legal ter conhecido tantas pessoas nessa corrida. Realmente a prova ainda precisa de alguns ajustes, mas tenho certeza que você aproveitou tudo da melhor forma e tem boas recordações. Os vídeos ficam cada vez melhor com a prática, mas se você assistir daqui uns anos vai poder curtir tudo novamente, mesmo que esteja meio mexido, rsrs.

      Beijo e até a próxima.


  2. Pingback: Ultra Trail Torres del Paine, minha corrida! | Blog do Amato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>