Das maratonas para as ultras.

É verdade que a maratona é um baita desafio, uma experiência de vida, um sonho no mundo esportivo, mas como o ser humano sempre busca seus limites, as ultras, distâncias já bem conhecidas na Europa e Estados Unidos, estão chegando ao Brasil. Elas podem variar entre 50 e 235km atualmente, já existe um circuito de provas, ainda em experimento, de 300km, mas isso ainda é para muito poucos.

Aos que já experimentaram algumas maratonas e querem passar para o próximo nível, sugiro que escolha provas entre 50 e 80km com algumas metas entre elas, para isso algumas características devem ser consideradas e aqui deixo minha singela opinião do que pude perceber até agora para essas distâncias.

Características para encarar as ultras:

  • Ter feito algumas maratonas sem sofrimento;
  • Ter corrido sua primeira maratona há alguns anos, a bagagem adquirida é muito importante para as ultras;
  • Estar dentro do peso que considera ideal;

 Como devem ser os treinos?

É comum ouvir que um bom treino longo para a maratona é fazer mais de 30km, ou seja, perto da distância da prova. Isso funciona bem para maratona, provas de 50km e até Ironman, mas para treinar para uma prova de 80km ou mais, essa talvez, e muito provavelmente não seja a melhor estratégia.

É mais conveniente dividir um treino bem longo em dois, e fazer em dias seguidos. Essa forma de treino já é bem difundida no exterior, mas isso não quer dizer que os livros de fisiologia sustentem essa estratégia, o condicionamento físico ainda tem muito a ser comprovado, principalmente nas grandes distâncias, e por esse e outros motivos, várias formas de treinamento funcionam para uns e não funcionam para outros. A sensibilidade e conhecimento do treinador farão toda diferença na hora de escolher a melhor estratégia para cada pessoa e objetivo.

O que comer?

Depois de vários anos de corrida e várias maratonas resolvi encarar umas ultras e pareceu que estava começando um esporte novo, tive que aprender muitas coisas, a comida que resolvia na maratona começava a empapuçar depois de um certo tempo de prova e tive que encontrar outras fontes de energia, no meu caso, lanches e batatas cozidas resolveram, é importante que seja do seu gosto e fácil de carregar, pois é bem provável que não dê pra ficar só no gel. Os treinos longos da preparação vão te ensinar o que funciona e o que não funciona, isso é muito individual e tem que ser praticado, mesmo assim o que desce fácil com 20km pode não ser tão fácil com 60km, por isso senti que estava começando um esporte novo, tive que penar e aprender na prática.

 Que ritmo correr?

É parecido com o ritmo que se faz a maratona confortavelmente, estabelecer parâmetros de batimentos nos treinos longos é uma boa ferramenta e estratégia para seguir na prova.

Acredito que poucas pessoas hoje, que fazem parte do mundo das corridas, são capazes de fazer provas de mais de 80km, a seleção natural vai ser severa se esse não for seu lugar agora. Diria que só após enfrentar bem uma distância, é hora de partir para outra. É uma estrada que deve ser construída aos poucos. Dos 42 para os 50km não existem grandes diferenças, mas dos 42 para 80km sim, e é necessário passar pelos degraus intermediários para se adaptar e aprender, uma corrida de 80km pode passar facilmente de 10hs de prova e não posso dizer que isso seja legal ou honroso se você não estiver preparado fisicamente e mentalmente para isso.

Esse texto é só para matar curiosidade e para gerar mais perguntas e discussões, pois uma preparação para ultra maratona envolve informações individuais e acompanhamento de treinador e nutricionista.

Enzo Amato