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Friday, July 12, 2024
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Treinamento Concorrente, musculação + aeróbico.

Treinamento Concorrente, musculação + aeróbico.

Musculação + aeróbico, um dos mitos mais clássicos dentro da sala de musculação.

Quem treina hipertrofia acha que fazer atividade aeróbica arruína o treino com pesos, isso é verdade? NÃO!

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Recentemente fui a um congresso ouvir a palestra de um professor que admiro pelo conhecimento e facilidade para explicar, chamado Charles Lopes. O tema era justamente sobre treinamento concorrente.

Com base numa coletânea de estudos viu-se que fazer musculação com foco em hipertrofia e depois fazer exercício aeróbico, abaixo do limiar entre 20 e 30min, aumentou o ganho de hipertrofia e acentuou a perda de gordura se comparado ao grupo que só fez musculação. O que é muito importante é que o volume e intensidade do treino aeróbico sejam adequados para que se tenha esse resultado.

Acredito que cada vez mais veremos os caras e as minas fortonas dando uma corridinha leve na esteira 15min depois do treino.

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Então quando é realmente concorrente, quando um atrapalha o resultado do outro?

Atletas profissionais, cuja atividade seja explosiva, como futebol, basquete, vôlei, lutas… pioram sua potência ao realizar exercícios aeróbicos, (mesmo assim é bem comum vermos esses atletas fazendo trabalhos de corrida leve sabe-se lá porque), mas enfim, o detalhe mais importante é que este texto é voltado à pessoas que praticam atividade física, e o que escrevi acima pode não ser relevante na sua realidade e objetivo, portanto, simplificando.

  • Para quem gosta de correr e puxar ferro, quem quer melhorar na corrida e aumentar a força muscular, quem quer emagrecer, queimar mais calorias, melhorar condicionamento físico, jogar futebol, basquete ou vôlei com os amigos… o melhor é fazer tanto musculação quanto aeróbico exigente. Para esse público eles não são concorrentes e em se tratando de saúde, aliá-los só traz benefícios.
  • Já quem gosta de musculação e faz de tudo pensando em hipertrofia, fazer exercício aeróbico 15min depois da musculação, de 20 a 30min abaixo do limiar (ritmo leve) traz melhores resultados para hipertrofia. Por isso, desde que nessa intensidade, também não são concorrentes.
  • Se você é atleta profissional de modalidade que exige potência, o treino aeróbico concorre com sua modalidade.

Se ficou dúvida escreva.

Enzo Amato