Treinos na esteira: três erros comuns que podem prejudicar os resultados desejados. – MídiaSport

Artigos e notícias

Treinos na esteira: três erros comuns que podem prejudicar os resultados desejados. – 26/05/2016






Artigos e notícias –
Voltar para "Treinamento"
Voltar para artigos e notícias

Conhecida pela grande maioria dos praticantes ou não de atividade física, a esteira é um dos equipamentos mais clássicos nas academias. Mas você sabe como utilizar o aparelho corretamente? Segundo o especialista Vinicius Dias, professor da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, o uso do equipamento de forma inadequada pode colocar o treino a perder, prejudicando os resultados desejados.   

“A esteira oferece vários benefícios à saúde, mas é preciso respeitar os limites do corpo para evitar lesões. Correr com a postura incorreta e vestimenta inadequada, por exemplo, são ações que podem atrapalhar o ganho de resultado e proporcionar danos indesejados. Por isso, o indicado é procurar a ajuda de um profissional para orientá-lo sobre o uso do aparelho de maneira certa”, explica o especialista da Smart Fit.

De acordo com Vinicius, treinar na esteira pode apresentar diferentes resultados, conforme o programa de treino escolhido. “O uso correto dos recursos de velocidade e inclinação, pode proporcionar queima de gordura, ganho de massa muscular, melhora no condicionamento físico e resistência”, reforça Dias.

 

Confira os três principais erros cometidos na esteira e evite cometê-los: 

Correr com a postura incorreta

A postura inclinada para frente, por exemplo, pode ser adotada quando o praticante simular uma subida. Na descida e no piso plano, porém, a postura inclinada é inadequada porque sobrecarrega a coluna e, consequentemente, pode causar dores nas costas.

 

Tênis e vestimentas inadequados

Para a pratica de atividade física é necessário que a pessoa invista na compra de um tênis adequado, com amortecedor, e vestimentas confortáveis, que sejam leves, facilitem a transpiração e proporcionem flexibilidade para não atrapalhar a execução dos movimentos. Dessa forma, o praticante obterá melhor aproveitamento dos exercícios e rendimento.

 

Não buscar orientação de um profissional

Para praticar qualquer tipo de atividade, inclusive uma simples caminhada na esteira, é recomendável buscar a orientação de um profissional da área. Antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, é importante saber se o corpo está apto à prática.

Fonte: Ideal H+K Strategies / Foto: Divulgação

Ferramentas