Tênis The North Face Ultra Trail, novo, mas fora de combate.

E se?

Nunca me passou pela cabeça que numa corrida eu poderia ser forçado a desistir por causa de equipamento.

Já havia pensado nisso em várias provas de Ironman que fiz, e se a bike quebrar? Nas mesmas provas bastava eu calçar os tênis e logo pensava pronto, agora só depende de mim!

Sim, você consegue ver o outro lado!

Aconteceu na Ultra Fiord, minha primeira corrida de três dígitos, o percurso foi extremamente difícil, com muita lama e pedras. Quando ainda faltavam longos 60km percebi que meu tênis estava rasgado, e além do desgaste físico isso aumentou meu desgaste mental. Me perguntava, e se o tênis me deixar descalço e sem possibilidade de usá-lo?

E se eu tivesse que abandonar por causa do tênis?

Os pontos de abastecimento ficavam longe uns dos outros e seria um tremendo mal bocado acontecer isso. Fiquei p…, com esse pensamento por horas, mas continuei, finalmente o percurso aliviou quando faltavam 44km, o rasgo parou de aumentar e pude chegar.

Antes da largada estava muito confiante com o calçado pelo conforto que ele me daria na prova mais longa que fiz até hoje. Clique e leia o que achei dele assim que usei a primeira vez.

Seja de R$100, ou mil reais, nenhum tênis é feito para rasgar. Essa foi a 3ª prova dele, uma de 7 horas na primeira, outra de 5 horas e agora, depois de umas 14 horas percebi o rasgo, me faltavam 14 para terminar a prova, ou seja 26 horas de uso em provas de trilha, solado ainda novo e tênis no lixo. Pensamentos ruins por horas num local inóspito e socorro longe. Justo com um modelo batizado de Ultra Trail?!?!?!?

O cabedal precisa urgentemente de novos ajustes para que isso não ocorra mais. Pode influenciar um pouco no peso, mas vale a pena, o modelo é muito bom para que uma falha no cabedal o deixe com a imagem na lama, ou me desclassifique de uma prova importante.

Enzo Amato.


Tênis The North Face Ultra Trail

O que achei do recém lançado modelo Ultra Trail da marca The North Face.

Fiz um único treino de 5km com ele, e sem pestanejar decidi levá-lo para uma prova de 50km que faria 10 dias depois, (leia com foi) sabia que não iria incomodar e não precisava ser “amaciado”. Essa prova resultou não sendo muito técnica, mas 50km são 50km e passei por alguns desafios que me ajudaram a avaliá-lo, por exemplo ao cruzar um rio a drenagem foi rápida e o tênis voltou a ficar leve rapidamente, as meias também são importantes nessa hora, outra boa impressão foi a de ter corrido por quase 7hs sem que ele me incomodasse. 

The North Face Ultra Trail

Como o tênis não foi muito exigido não tenho mais a dizer quanto a essa prova, já a corrida seguinte, durou pouco mais de 5hs com todo tipo de terreno, uma das corridas mais alucinantes que já fiz, (leia como foi a VUT) e dessa vez sim, ele foi muito exigido, só não achei lama no caminho. Quando o pé era jogado pros lados eu não sentia as costuras ou qualquer material rígido, já com modelos mais duros preciso proteger os dedinhos com esparadrapo, mas com esse modelo foram irrelevantes. Os cravos não são tão espaçados quanto um modelo famoso de outra marca, mas isso deixou o pé um pouco mais protegido de pedras pontudas, mesmo sendo um calçado bem leve, 275gr e até que baixo.

Tracionou muito bem, mas como disse não peguei lama, só me falta esse teste. Talvez ele tenha uma pontuação mais baixa se levarmos em conta só lama, mas ao somar todas as situações de prova a média geral sobe muito por ser muito versátil e bom para terrenos mistos, como pedras, estrada de terra batida, areia e asfalto, que normalmente é o que encontramos nas provas.

Gostei muito do desempenho, vale o preço e desbanca modelos mais caros, pedrinhas pequenas se acomodaram na palmilha, mas nessa prova o terreno era tão agressivo que em algum momento acabei esgarçando a trama lateral de um ante pé, provavelmente numa pedra, coisas da trilha, mas ele ainda aguenta muitas provas parecidas. O solado por ter muitos cravos vai desgastar mais devagar. Somadas, as duas corridas acumularam 12hs de uso e a sola parece nova.

Preço sugerido: R$ 449

Depois de 100km: A terceira prova que fiz foi a Ultra Fiord 114km com muita lama e montanha, que me custou 28 horas, mas quando ainda me faltavam 70km ele rasgou na lateral, o que me deixou muito preocupado. A prova foi duríssima, mas não esperava que acontecesse isso. É um modelo mais para estradas de terra do que para provas muito técnicas pois o cabedal é frágil.

Depois de 300km: Não chegará!

Usei na Ultra Maratón Aconcágua 50km, Vulcano Ultra Trail 35km e Ultra Fiord 114km.