Asics Gel – Fuji Racer 3

Sempre oriento quem está começando nas trilhas a escolher um tênis adequado ao que vai enfrentar. O modelo Asics Gel – Fuji Racer 3 tem tudo o que um corredor eventual de trilhas precisa e, na minha opinião, também serve para os corredores experientes em provas de desempenho, por ser muito leve para um modelo de trilha, aproximadamente 260gr.

Ele tem cravos altos, que parecem durar muito e render boa tração nas trilhas com barro, bico reforçado contra tropeções, tudo na medida, sem exageros. A sola é baixa, o que dá mais estabilidade, mas é um pouco dura, pois para ganhar em leveza tem que perder em amortecimento, pessoalmente não achei isso negativo, é só uma característica deste modelo, o drop é baixo e a palmilha tem pequenos furinhos embaixo, que acomoda pequenas pedrinhas sem te obrigar a parar para tirar durante uma corrida. O cabedal é bem arejado, mas não a ponto de deixar entrar areia ou barro com facilidade, o calcanhar é firme e não deixa o pé deformar o calçado ao correr. O cadarço pode ficar protegido na língua do tênis.

O que mais gostei nele foi a leveza, os cravos salientes e a sola com boa durabilidade e apenas um detalhe me fez torcer o nariz, alguns furos no ante pé, para facilitar a flexibilidade da sola, pode acumular barro numa prova mais chuvosa. Ainda falta rodagem para poder detalhar mais pontos, mas por enquanto está agradando.

Preço sugerido R$399

Depois dos 100km de corrida:

  • O tênis parece novo, o solado não tem sinais de desgaste, os furos na lateral do antepé drenam água, mas também molham mais fácil ao passar por uma poça raza, mas de forma geral esse ponto negativo não concorre com os vários pontos positivos. Já fiz algumas provas importantes com ele sem me decepcionar, como:
  • 67km Ultra Trail Torres del Paine – Chile 09/2014 (leia o texto)

Depois de 300km rodados:

  • Ainda está por vir…

Enzo Amato

Spira Stinger 3

A evolução que faltava!

Recebi da Spira Footwear Brasil, o Spira Stinger 3 e aqui deixo minha opinião.

Spira Stinger 3

É dos meus tênis preferidos para correr forte, ou rodar, tem drop de 8mm (diferença de altura do calcanhar para o ante pé), é muito leve, só 220gr. tem a trama espaçada que ventila bem os pés e tem uma tecnologia inovadora de amortecimento com molas, WaveSpring, que promete manter o mesmo amortecimento por muito mais tempo que os concorrentes. É muito bom para provas e pode ser usado nos treinos também, já que a durabilidade tanto do solado quanto do amortecimento é maior. Tem a fôrma larga, para pisada neutra, é simplista e puramente funcional, feito para correr! Bom para asfalto e academia, tem bom agarre e apesar de parecer ter a sola lisa, mesmo depois de muitos kms rodados ela continua como nova, mas não serve para trilhas.

Me desapontei com o modelo anterior porque as molas faziam barulho por causa da sujeira que entrava na sola vazada, o modelo 3 é fechado, e com essa correção ele voltou para minha rotina de corridas.

Preço sugerido R$449 Clique aqui e visite o site oficial.

Depois dos 100km de corrida:

  • Sola está como nova, a aparência geral também e não faz ruído como o 2 fazia.

Depois de 300km rodados:

  • Ainda está por vir…

Enzo Amato

Puma Mobium Elite

Recebi da Approach Comunicação Integrada, assessoria de imprensa da marca Puma, o novo lançamento deles, o Puma Mobium Elite. Se a primeira impressão é a que fica, a minha foi muito boa, a começar pela caixa que criativamente usa 65% menos papelão e ainda serve como sacola para levá-lo nas provas, academia etc… Se seu objetivo é passear, treinar na academia ou pagar de gatinho, está liberado porque o tênis é realmente muito bonito!

Se quiser tirar o máximo dele ao correr, aí vai minha singela opinião do que pude perceber até agora tendo usado na esteira e na rua. O Tênis é firme e por outro lado bem leve, aproximadamente 260gr cada, isso faz com que seja versátil para provas e treinos. A nova tecnologia imita a pegada de um felino contraindo ao pisar e expandindo ao impulsionar, outro ponto que me chamou a atenção é que ele é perfeito também para quem tem a técnica de correr com o ante pé ou quer incorporá-la, pois tem o drop baixo. O cadarço tem certa elasticidade, isso permite que você o deixe firme em alguns pontos e mais folgado em outros, meu pé agradeceu essa possibilidade de ajuste, já que com o cadarço comum ou os 100% elásticos, a força aplicada é dividida igualmente.

Alguns kms rodados na esteira, outros na rua, olhares curiosos na academia e meu Puma Mobium Elite segue fazendo sucesso.

Depois dos 100km de corrida:

É dos meus preferidos quando quero correr pra valer, continua confortável e tem o drop baixo, quando novo é escorregadio no chão molhado, mas depois passa. A sola ainda está perfeita e sem deformação. Por não ser molenga, uso também nos dias de musculação + corrida, porque tênis mole na musculação não dá.

Depois dos 300km de corrida: Está por vir…

Enzo Amato