Tênis de corrida

As avaliações a seguir foram feitas por mim, sou professor de Educação Física e corredor regular há mais de 15 anos e ainda com muito a aprender, mas já sei que cada pessoa é diferente e gosto não se discute, com base nisso e imparcialmente procuro opinar sobre o que ficar atento, clique e veja quais as características que podem ser relevantes para você na hora de escolher um tênis de corrida, ou seja, dou embasamento para ajudar na sua escolha, além de dizer como o tênis está depois de 100 e 300km rodados, porque na loja todos são demais. Recebo os modelos das próprias marcas e/ou suas assessorias de imprensa, mas não tenho vínculo com nenhuma. O peso indicado se refere ao tamanho 40. Se você tem um dos modelos, sua opinião também vai ajudar a outros corredores. Os modelos recebidos mais recentemente aparecem no topo da lista.

Nike Free RN Distance

Nike Free RN Distance. Leve, confortável, respirável e agora com o solado mais macio entre os modelos da linha Free, graças a união com o solado Lunarlon. Passa sensação de estabilidade e tem 4mm de drop e bom preço. Leia a revisão completa.

Asics Gel – Fuji Attack 4

 

Asics Gel – Fuji Attack 4. Para trilhas, une leveza, robustez, conforto e preço bom. Antes de escrever sobre ele usei em 3 provas, acumulei 115km, mais de 17h de uso, muito sobe e desce e variação de terrenos. Clique e leia a avaliação completa. (Out 2015)

 

Under Armour Speedform Gemini

Under Armour Speedform Gemini. Tem 242gr. e drop de 10mm, é levíssimo para o conforto que tem, concorrente forte para os modelos caros de outras marcas famosas. Clique e leia a avaliação técnica completa (março 2015).

Adidas, Newton, Nike, Spira e Pu

Mizuno Wave Hayate

The North Face Ultra Trail

 

 

Comparativo dos meus 5 modelos que já passaram dos 300km rodados.

Leia o texto.

 

 


Mizuno Wave Hayate. 250gr para treinos e provas em trilhas, cravos altos e espaçados, solado mais duro, porém pedras pontudas podem incomodar a pés mais sensíveis. Bom preço se comparado com os concorrentes. Clique e leia a avaliação completa.

 

The North Face – Ultra Trail. Para trilhas, mas encara um asfalto ou academia sem problemas, é leve, 275gr, tem drop baixo é extremamente confortável, calcanhar reforçado nas laterais para não deformá-lo, cabedal flexível e excelente relação custo x benefício. Clique aqui e leia a avaliação completa.


Asics Gel – Fuji Racer 3

Asics Gel – Fuji Racer 3. Para trilhas, tem cravos grandes que proporcionam boa aderência no barro e boa durabilidade, tem reforços nos lugares certos e na medida certa para não deixá-lo pesado, só tem 260gr. O drop é baixo e a sola é firme, outra boa característica para trilhas, boa opção para provas rápidas. Clique aqui e leia a avaliação completa.

 

Spira Stinger 3

Spira Stinger 3. Muito leve, 220gr. tem cara e peso de tênis de competição, mas também serve para treinos por causa da boa durabilidade da sola e pela tecnologia de amortecimento com molas, WaveSpring , que promete manter o mesmo amortecimento por mais tempo, tem drop de 8mm, é indicado para pisada neutra. Clique e leia a avaliação completa, ou visite o site oficial.


Mizuno Wave Sayonara

Mizuno Wave Sayonara. Drop de 10mm (diferença de altura entre calcanhar e ante pé) Entressola já conta com um EVA mais leve, o U4ic e sem costuras no cabedal, tudo contribuiu para deixar o tênis com bom amortecimento e leve, só 240gr. Clique e leia a avaliação completa.

 


Adidas Energy BOOST 2

Adidas Energy BOOST 2. O tênis tem drop de 11mm (diferença de altura entre calcanhar e ante pé) é extremamente confortável, peguei um número maior do que costumo usar porque a fôrma é estreita, mas mesmo no treino de tiro não senti o menor incômodo nas laterais do cabedal. A tecnologia BOOST promete absorção de impacto e ao mesmo tempo retorno de energia. Clique e leia a avaliação completa.

 


Skechers Gobionic Trail

Skechers Gobionic Trail. Corri numa trilha por 3 horas logo na estreia, não é preciso amaciar, passei por chão batido, pedras soltas e lama. Me senti muito bem com ele e a todo instante fazia comparações com meu outro tênis de trilha. Drop de 4mm com a palmilha e 0mm sem ela. Para quem pretende começar a mudar a técnica e passar a aterrizar usando o meio e a frente do pé, sem ter que aderir aos calçados praticamente sem sola, esse é uma boa pedida e vale entrar na lista de comparações. Clique e leia a avaliação completa.


Puma Mobium Elite

Puma Mobium Elite. Leve, bom para treinos e provas, drop baixo, mas confortável. A nova tecnologia imita a pegada de um felino contraindo ao pisar e expandindo ao impulsionar, outro ponto que me chamou a atenção é que ele é perfeito também para quem tem a técnica de correr com o ante pé ou quer incorporá-la, apesar do drop baixo é muito confortável. Clique e leia a avaliação completa.

 


Spira Stinger 2

Spira Stinger 2. Ótimo para treinos e provas, muito leve, drop baixo, a tecnologia com 3 molas é inovadora, porém depois de certo uso começa a ranger, mas um pequeno esguicho de WD-40 resolve. Apesar desse inconveniente ocasional é dos meus preferidos. Clique e leia a avaliação completa.

 


Enzo Amato

8 ideias sobre “Tênis de corrida

  1. Olá ! Vou participar do meu primeiro trail run. O trecho é composto de afasto e trilhas na montanha. Me sugeriram o speedcross 3, da Salomon, mas não sei é o ideal para o terreno, pois é misto e achei o preço meio salgado. Qual o calçado você recomenda ? Obrigado

  2. Enzo, boa tarde !

    Primeiramente gostaria de elogiar o seu site, esta muito bom. Em diversos sentidos, foi muito útil pra mim.

    Após correr aproximadamente 700km com um Fuji Racer 3 da Asics, o cabedal dele n aguentou (apesar da sola estar muito conservada ainda e olha que corri algumas vezes com ele no asfalto, acredito que meu tipo de pisada colabora para não desgastar tanto). O cabedal dele acabou rasgando depois de uma série de treinos e uma prova de 32,5k de montanha, no qual em um determinado trecho do percurso havia muito galho seco e raízes com pontas soltas).
    Estou precisando comprar urgentemente outro tenis e pretendo começar a migrar para calçados mais minimalistas, estou praticamente convencido a comprar o nike flyknit 4.0 (meio termo entre o minimalismo do 3.0 e a altura/material do 5.0) mesmo se tratando de um tenis para asfalto. Você já usou ele? conhece se atende bem em provas/treinos de montanha?

    Qual tenis (relação custo/beneficio) você indicaria? pisada neutra, drop baixo 4 a 8 (tenho medo de começar diretamente com drops menores que 4).

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelas matérias e provas !!

    • Augusto, tudo bem?
      Acho que o flyknit não é adequado para trilhas, existem tênis mais minimalistas próprios para trilha. Gosto dos modelos free e do RN Distance, ambos da Nike, mas só uso no asfalto ou academia.
      Hoje também existem tênis com drop baixo e sola encorpada, não sei se sua busca pelos minimalistas são motivadas pelo drop.
      Parecido com o Fuji Racer 3, que é bem leve e relativamente baixo, tem o Hayate, da Mizuno, mas o cabedal também vai durar menos que a sola. Tenho usado muito o Asics Fuji Attack 4, ele é mais alto que o Racer, mas a relação custo benefício é sensacional, já usei demais e tanto a sola quanto o cabedal estão intactos.
      É muito pessoal, um modelo tem uma característica, mas não tem outra… é colocar na balança e ver o que você prefere.
      Abraço.

      • Enzo, tudo ótimo.

        Não havia respondido antes, pois testaria o Flyknit 3.0 (2014) hoje no horário de almoço.

        Enfim, o tenis é surpreendente (mesmo estando com mais de 1,3k rodados), literalmente adapta aos pés. Adapta tanto, que realmente o cabedal não proporciona muita estabilidade, cabendo ao corredor “compensar” isto com técnica e força da musculatura (“eversora” e “inversora”).
        Corri apenas 7.4 km (percurso de terra e com subidas difíceis) e mesmo assim consegui fazer o meu segundo melhor tempo la (mesmo estando voltando agora aos treinos), apenas não bati meu recorde (conquistado em uma competição que peguei 1° geral) pois alguns cachorros me fizeram dar um tiro forçada em uma subida forte e ainda parar em um determinado momento.

        O que me preocupou foi que durante a atividade e também após a mesma, senti um desconforto região posterior da “cocha”. Este incomodo aparentemente não surgiu do desgaste físico em si, e sim da alteração da dinâmica da minha corrida (afinal, este modelo possui apenas 4mm de drop e eu nunca havia utilizado um drop tão baixo).

        Com toda certeza comprarei um tênis com o drop de no máximo 8mm, resta apenas saber qual ! kkkkk

        A dúvida cruel é: RN MOTION, FREE RN OU SKECHERS GO RUN (Nunca nem vi pessoalmente, mas elogiam bastante).

        Provavelmente arriscarei no RN MOTION, afinal, possui os 4mm que (com medo) estou querendo utilizar e a instabilidade dele deve ser no máximo semelhante ao Free Flyknit 3.0 que usei hoje. Para contornar possíveis problemas com adaptação, começarei a aumentar as distancias aos poucos. Até chegar na quilometragem média que tenho o hábito de fazer “longões”.

        Na região onde moro, as provas off road geralmente ocorrem em percursos que não exigem travas salientes. 99% é estradão ou terra batida. Muita pouca travessia de rios e lamas, por isto estou optando por um tenis que teoricamente “é de asfalto”.

        Obrigado pelo seu feedback e parabéns pelo site !

        Abraços!

  3. Sou corredor de rua e meus tênis preferidos são da Mizuno, estou começando a correr em trilhas também, será que devo continuar com Mizuno por estar acostumado a eles já ou devo investir em outro?

    • Emanuel, a Mizuno tem modelos de trilha também. Não sei que característica você mais gosta nos modelos da Mizuno, nem se os modelos de trilha trazem essas preferências, mas vale conferir.
      Se vale investir ou não, depende do tipo de prova que você vai fazer. Cada prova de trilha tem uma característica diferente. Você pode não sentir diferença ao correr com um tênis baixo numa estrada de terra batida, mas pode incomodar bastante se for cascalho… e assim existem várias situações diferentes que é preciso avaliar antes de escolher.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>