Prova em trilha, dicas básicas.

Dicas interessantes para os que vão se aventurar nas primeiras provas longas em trilha.

Bastões de trekking: No início os bastões parecem só atrapalhar, mas depois que o corpo cansa e os joelhos passam a receber toda carga que os músculos já não aguentam mais, os bastões se tornam fundamentais. Um ou dois, você decide.

Boné: Importante, pois dá alguma proteção contra galhos. Nessas provas ficamos muito ligados no chão que pisamos e esquecemos da altura dos olhos. Mesmo bom motivo para usar óculos também.

Tênis: Nos modelos de trilha, a sola basicamente proporciona melhor tração e agarre, alguns são propositalmente mais duros para evitar que os pés sintam cada pedra do caminho, o que é muito bom numa prova longa. Interessante que seu pé não fique justo dentro do tênis, então ser for um pouco maior que o normal não te fará mal.

Gel diluído: Coloque 2 ou 3 sachês numa pequena garrafinha com um pouco de água para diluir um pouco, e durante a prova basta tomar água e apertar o squeeze. Assim você não tira a atenção do percurso para abrir o sachê. Acredite, você vai lembrar de comer em pontos onde não poderá tirar a atenção do percurso. Tendo que olhar onde pisa em cada passada você pode acabar postergando a alimentação, o que pode ser determinante durante uma prova longa.

Meias: Uso 2 pares, em contato com o pé, a de poliamida, que elimina o suor, a segunda, mais grossa, se for composta por coolmax, melhor, pois os pés secarão mais rápido que as de algodão, mas no meu caso são para proteger os pés e retardar o aparecimento de bolhas.

Pés: Esparadrapo, Hipoglos, vaselina… depende qual parte do seu pé incomoda ao correr em trilha e qual a distância da prova. Uso esparadrapo em algumas partes e vaselina em outras. Melhor prevenir do que remediar e ter que sofrer por isso.

Mochila de hidratação: deve ser de acordo com a distância das provas que vai participar. Para até 80km não vejo necessidade de ser maior que 10 litros. Deve permanecer presa nas costas durante a corrida, e para que isso aconteça, é preciso que tenha cinta abdominal e peitoral.

Cada item tem sua particularidade, peso, detalhe etc… por isso se tiver alguma dúvida é só escrever.

Enzo Amato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>