País do futebol, ou da novela?

Num daqueles dias em que a corrida serve para fazer a mente viajar.

Era fim de tarde, eu corria na esteira e percebi que a essa hora já passava uma novela na emissora mais popular do país.

No fim do ano fui com a Paula passar alguns dias na Chapada Diamantina, e a cidade mais turística dentro do parque nacional é Lençóis, com várias pousadas, restaurantes e turistas do mundo todo. À noite passávamos em frente a casinhas simples, com portas e janelas abertas, e todas com suas TVs na novela. Não por coincidência ou preferência, mas só aquela emissora pegava, nenhuma outra, e na nossa pousada a mesma coisa.

Voltando a cidade grande, onde moro, e onde as pessoas acham que as novelas retratam a vida da sociedade brasileira (quando escuto isso me lembro de Lençóis e de todas as cidadezinhas por onde passei e que não tem nada a ver com as novelas), mas vamos ao que pensei enquanto corria…

Brasil, “país do futebol” transmite 2 jogos por semana, cada um com duração de 90min, ou seja, 180min de futebol por semana, tudo bem, vamos adicionar 30min todos os dias de um programa que fala sobre futebol, chegamos a 5h30 na semana.

Nosso esporte nacional                                                          Foto: shutterstock

No mesmo país do futebol temos novelas a partir das 16:20 até às 22:30 por 6 dias na semana, com apenas 2 telejornais nesse período, que acumulam 1h, ou seja, mais de 5 horas de novela, todos os dias, novela reprise, novela de adolescente, novela café com leite, novela comédia, novela amor ou vingança. Faça mais contas e chegará a 30 horas de novela por semana. Leve em conta também que os jogos de quarta começam só depois que a novela do horário nobre acaba.

Enfim, esse é o país do futebol ou da novela? Não que eu queira que o futebol tome mais tempo na grade, mas a mesma emissora tem ótimos programas na sua TV a cabo, será que não dá pra mudar um pouco?

Fiquei inconformado e deprimido com esse treino! Novela é o hobby / vício do brasileiro!

Enzo Amato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>