8.4 C
London
Sunday, December 10, 2023
Home Viagem boa tem leitura. Vou correr e volto já!

Viagem boa tem leitura. Vou correr e volto já!

Viagem boa tem leitura. Vou correr e volto já!

Logo mais embarco numa viagem longa para correr num parque nacional, no sul do Chile. Entre voos, conexões e esperas a viagem vai durar mais de 11hs e não há melhor maneira de fazer o relógio andar mais depressa e entreter a mente que um livro. 

Nessa viagem levo comigo o livro “No ar rarefeito” de Jon Krakauer que conta sobre a temporada no Everest de 1996, onde ele, jornalista e membro de uma das expedições, viveu uma das maiores tragédias da montanha.

Escolhi ler esse livro pela segunda vez porque sei que é leitura boa e também porque dentro de algumas semanas tenho uma outra prova inusitada no teto das Américas, o Aconcágua.

Vou passar uns dias sem dar notícias nem atualizar este blog, mas volto em uma semana com muita história pra contar sobre os 67km da Ultra Trail Torres del Paine, o livro, mesmo sabendo o final vale a pena, é demais!

Até breve.

Enzo Amato


Livros esportivos e aventureiros.

Adquirir o hábito da leitura era algo que eu buscava, mas tinha dificuldade em deixar virar rotina, mas finalmente consegui, hoje não tenho TV no quarto e ao deitar consigo ler por alguns minutos, todos os dias, antes de dormir.

Os que mais me atraem são livros de aventuras esportivas e de preferência os que já foram vividos de verdade, as biografias. Dentre os poucos que já li até agora, entram na lista livros que envolvem e prendem a atenção, seja pelo planejamento ou pela imprevisibilidade com que podemos chegar a uma situação e ter que lutar pela própria sobrevivência, passando pelo imponderável e a superação, que é o tempero de qualquer aventura.

  • Milagre nos Andes – Nando Parrado. A história real vivida pelos passageiros de um voo que chegaria no Chile, mas caiu na Cordilheira dos Andes. Apesar de já saber o final e ter assistido ao filme, o livro trás tantos detalhes surpreendentes desses 72 dias, que  simplesmente não dá tempo de contar num filme. É um dos meus preferidos!
  • No ar rarefeito – Jon Krakauer. Jornalista americano que na temporada mais mortal no Everest, a de 1996, era cliente de uma das expedições e relatou tudo o que viu e viveu.
  • 100 dias entre céu e mar – Amyr Klink. Na minha opinião, o maior aventureiro brasileiro, dentre suas inúmeras aventuras solitárias por lugares inóspitos do planeta. Esse livro trata da sua viagem solo num barco a remo da África ao Brasil.
  • Mar sem fim – Amyr Klink. Esse livro trata da sua viagem, também solo, em 1998, ao redor da antártica.
  • A incrível viagem de Shackleton – Alfred Lansing. Em 1914 na tentativa de chegar ao polo sul o navio foi destruído e Shackleton, seu capitão, liderou a maior aventura para tentar salvar a própria pele e a de seus homens.
  • O mundo ao lado – Arthur Simões. O autor passou 3 anos viajando pelo mundo de bicicleta, passou por cada situação que isoladamente daria um livro, descreveu alguns dos lugares e culturas que eu já conheço de forma fidedigna e me convenceu de que alguns, dos muitos outros lugares pelos quais ele passou, não preciso chegar a conhecer profundamente. Realmente uma experiência de vida, e quase morte.
  • Nascido para correr – Christopher McDougall. Para quem gosta de correr, esse livro quebra paradigmas e te faz querer sair do sofá para dar uma corridinha.
  • Existem crocodilos no mar – Fabio Geda. A aventura real de um menino que, depois de ser abandonado pela mãe, levou 5 anos para cruzar a Ásia, sem dinheiro, e chegar a Itália.
  • Marco Polo – De Veneza a Xanadu – Laurence Bergreen. Um comerciante, que considero desbravador e aventureiro, passou 24 anos viajando pelo oriente médio até a China, serviu ao imperador Kublai Khan, neto de Gengis Khan, e regressou a Veneza.
  • 50 maratonas em 50 dias – Dean Karnazes. Como o título diz, ele correu 50 maratonas em 50 dias seguidos, uma em cada estado americano.

Vale a pena pesquisar e ler a resenha de cada livro citado acima porque minha breve opinião é particular e pode não coincidir com a sua.

Boa leitura não vai faltar, aproveite!

Se você leu um bom livro de aventura, deixe a dica para outros leitores.

Enzo Amato