Artigos e notícias

Especialista da Smart Fit explica a importância da musculação para a perda de peso – 20/04/2016

Artigos e notícias – Voltar para "Treinamento"Voltar para artigos e notícias

 

Quando o assunto é emagrecimento, a maioria das pessoas acha que apenas intensificar os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida e bicicleta, por exemplo, já é suficiente para garantir a eliminação dos quilinhos extras. Para quebrar esse tabu, a professora de educação física da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, Natalia Bruzzone, alerta que a musculação também exerce um importante papel nesse processo.

Exercícios anaeróbicos aumentam a taxa metabólica basal e, com o gasto calórico diário maior, queimamos mais calorias, diminuindo as reservas de gordura corporal”, comenta Natalia Bruzzone, que completa reforçando que musculação não significa necessariamente o levantamento de pesos. “Qualquer atividade que envolva estímulo neuromuscular, como ginástica localizada, se enquadra na categoria e resulta nos mesmos benefícios”.

Além da contribuição na perda de peso, a musculação também provoca o fortalecimento da musculatura, diminuindo o risco de lesão durante a ginástica aeróbica, e ajudando até mesmo a potencializá-la, uma vez que o indivíduo conseguirá se exercitar por períodos mais longos e com maior intensidade. “O bom condicionamento físico pressupõe uma musculatura forte e resistente, e por isso a melhor receita para garantir um emagrecimento saudável e duradouro é equilibrar os esforços entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos”, afirma a especialista.

Com a prática da musculação você também pode prevenir doenças, entre elas:

Osteoporose: A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea.

Artrose (desgaste das articulações): Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens.

Diabetes: Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Hipertensão: Um dos principais benefícios é a diminuição da pressão arterial em repouso, um importante aliado no tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, um agente facilitador da boa qualidade de vida.

 

Fonte: Agência Ideal – Smartfit / Foto: Divulgação – Smartfit

Ferramentas

2013 © Midia Sport - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Termos de uso