Artigos e notícias

Mitos e Verdades sobre o Chocolate! – 17/03/2016

Artigos e notícias – Voltar para "Nutrição"Voltar para artigos e notícias

Pois é: já estamos às vésperas da Páscoa, época difícil para quem é viciado em chocolate. Com tanta opção disponível no comércio, é preciso ficar atento aos pontos positivos e negativos para não ganhar uns quilinhos extras e estragar o planejamento alimentar.

Com o objetivo de esclarecer alguns pontos, a nutricionista da Bio Ritmo, Fúlvia Gomes Hazarabedian, revela 10 mitos e verdades sobre o alimento. Vamos à eles?

 
Chocolate branco é o que mais engorda
Verdade: O chocolate branco é, dentre as variações de chocolate, o que mais possui gordura, sendo assim, é o mais calórico.
 
Chocolate causa espinhas
Mito: As causas da acne estão relacionadas, principalmente, às características da pele e a efeitos hormonais.
 
Chocolate tem poder antioxidante
Verdade: O chocolate possui polifenóis em sua composição e o tipo amargo é o mais rico nessa substância. 
 
Chocolate dá gás para o treino
Mito: O chocolate possui substâncias estimulantes para o sistema muscular, no entanto, a quantidade é pequena e o efeito rebote provocado pelo açúcar do chocolate o deixa contraindicado para pré-treino.
 
Chocolate melhora o humor
Verdade: O chocolate possui em sua composição substâncias precursoras de serotonina, hormônio que gera a sensação de bem-estar.
 
Chocolates diets estão “liberados” para consumo
Mito: Os chocolates diets, zero açúcar, são destinados aos diabéticos, porém podem conter uma maior quantidade de gordura.
 
Leite com chocolate não é uma boa combinação
Verdade: O leite é fonte de cálcio, no entanto, quando consumido com algum tipo de chocolate, causa redução na absorção desse mineral, pelo fato de o chocolate limitar o acesso a ele no organismo.
 
Chocolate dá dor de cabeça
Mito: Pesquisas recentes mostram que a ingestão de chocolate e a dor de cabeça não estão relacionadas. Na maioria das vezes, o que gera a dor de cabeça é o padrão do sono, hormônios, digestão e estresse. No entanto, o chocolate possui feniletilamina e, para pessoas sensíveis, pode desencadear enxaqueca.
 
Existem chocolates “do bem”
Verdade: Atualmente, existem boas opções de chocolates com até 25 gramas que são zero açúcar e com maior porcentagem de cacau. Existem também chocolates enriquecidos com fibras, que são importantíssimas para redução da absorção de gorduras.
 
Chocolate vicia
Mito: O que vicia é a sensação de bem-estar provocada pela serotonina, cujos precursores são componentes do chocolate.

Fonte: Fúlvia Gomes Hazarabedian, coord. do programa Bio Nutri da Bio Ritmo / Kauana Araújo – Redação Midia

Ferramentas

2013 © Midia Sport - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Termos de uso