Das 32 seleções que participam da Copa do mundo 2014 poucas marcas esportivas dividem o compromisso de vestir e representar países, respeitar suas cores e claro, aparecer para o mundo.
Uniformes:
- Nike (10): Brasil, Croácia, Holanda, Austrália, Grécia, Inglaterra, França, Portugal, Estados Unidos e Coréia do Sul;
- Adidas (9): México, Espanha, Colômbia, Japão, Argentina, Bósnia, Alemanha, Nigéria, Rússia, a arbitragem e a bola;
- Puma (8): Camarões, Chile, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, Suíça, Gana e Argélia;
- Lotto: Costa Rica;
- Marathon: Equador;
- Joma: Honduras;
- Uhisport: Irã;
- Burrda Sport: Bélgica
Mas os uniformes não são os únicos meios de se mostrar ao mundo num evento assistido por mais de 2 bilhões de espectadores.
- Hublot, é o relógio que mostra as substituições e tempo adicional do jogo.
As chuteiras os jogadores podem escolher, não precisa ser a mesma marca do uniforme, claro que alguns tem contrato, mas outros ficam livre para escolher.
Também as marcas que aparecem à beira do gramado em todos os jogos e algumas delas na sua TV.
- Coca-Cola, é patrocinadora desde 1974
- Powerade
- Marfrig
- Fly Emirates
- Castrol
- Visa
- Continental
- Adidas
- Kia motors
- Hyundai
- Mc Donald’s
- Sony
- Itaú
- Garoto
- Wise Up
- Oi
- Budweiser
- Centauro
- Johnson & Johnson
- Yingli Solar
- Liberty Seguros
- Apex Brasil
Algumas marcas colocam seus nomes em jogos direcionados, por exemplo Quilmes só estará nos jogos da Argentina e Band-Aid nos do Japão. Serão 64 partidas em 12 estádios em estados diferentes. Expectativa de 600 mil turistas no Brasil para o evento.
Enzo Amato