Marcas na Copa

Das 32 seleções que participam da Copa do mundo 2014 poucas marcas esportivas dividem o compromisso de vestir e representar países, respeitar suas cores e claro, aparecer para o mundo.

Uniformes:

  • Nike (10): Brasil, Croácia, Holanda, Austrália, Grécia, Inglaterra, França, Portugal, Estados Unidos e Coréia do Sul;
  • Adidas (9): México, Espanha, Colômbia, Japão, Argentina, Bósnia, Alemanha, Nigéria, Rússia, a arbitragem e a bola;
  • Puma (8): Camarões, Chile, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, Suíça, Gana e Argélia;
  • Lotto: Costa Rica;
  • Marathon: Equador;
  • Joma: Honduras;
  • Uhisport: Irã;
  • Burrda Sport: Bélgica
Mas os uniformes não são os únicos meios de se mostrar ao mundo num evento assistido por mais de 2 bilhões de espectadores.
  • Hublot, é o relógio que mostra as substituições e tempo adicional do jogo.
As chuteiras os jogadores podem escolher, não precisa ser a mesma marca do uniforme, claro que alguns tem contrato, mas outros ficam livre para escolher.

Também as marcas que aparecem à beira do gramado em todos os jogos e algumas delas na sua TV. 

  • Coca-Cola, é patrocinadora desde 1974
  • Powerade
  • Marfrig
  • Fly Emirates
  • Castrol
  • Visa
  • Continental
  • Adidas
  • Kia motors
  • Hyundai
  • Mc Donald’s
  • Sony
  • Itaú
  • Garoto
  • Wise Up
  • Oi
  • Budweiser
  • Centauro
  • Johnson & Johnson
  • Yingli Solar
  • Liberty Seguros
  • Apex Brasil

Algumas marcas colocam seus nomes em jogos direcionados, por exemplo Quilmes só estará nos jogos da Argentina e Band-Aid nos do Japão. Serão 64 partidas em 12 estádios em estados diferentes. Expectativa de 600 mil turistas no Brasil para o evento.

Enzo Amato