Maratona de SP 2015, volte sempre!

Vale a pena correr a Maratona internacional de SP!

Os habitantes e visitantes puderam enxergar São Paulo de um ponto de vista que poucos já puderam. Corremos por ruas que normalmente estão tomadas por carros, se você já conhece São Paulo, certamente conhece só aquilo que seu para-brisa e sua pressa conseguem te mostrar.

Apesar de estarmos na maior metrópole da América Latina e uma das 5 maiores cidades do mundo com quase 12 milhões de pessoas e 7 milhões de carros, o percurso desse ano mostrou parte da diversidade da cidade. A selva de pedra tem avenidas arborizadas como a que levou os corredores ao parque Vila Lobos e ao Ibirapuera, tem os prédios altos e bonitos da Juscelino, o charme do Jockey clube e dos casarões de Pinheiros. A Av. Politécnica com fábricas e uma favela escondidinha para não deixar esquecer que São Paulo é diversidade, desigualdade, oportunidade… A USP com outros vários km de sombra das árvores e o Rio Pinheiros, com sua aparência e cheiro de rio morto contrastando com ciclistas ávidos na ciclovia à sua margem, túneis para ganhar tempo no dia a dia e ganhar sombra na maratona.

Passinho curto e doído. Paguei o preço por arriscar duas provas longas muito próximas.
Foto: Giseli Steiner Molina / MidiaSport

Você não vem para a Maratona se SP porque ela é bonita, você vem para tentar descobrir, em apenas 42km, o que é uma metrópole. E certamente a cada ano descobrirá algo diferente.

O tempo que levou pra fazer isso não importa, apesar de 2015 ter apresentado condições climáticas favoráveis, esse é só um, dos vários fatores que podem influenciar sua prova. Espero que tenha aproveitado, e que volte mais vezes.

Enzo Amato

Maratona de São Paulo 2015

Maratona de SP que rola 17/05/15 tem valor promocional na inscrição até 03/02/15.

É provável que nessa data o calor não seja tão avassalador quanto na edição de 2014, mas maratona é difícil em qualquer clima, ela sempre exige preparação específica, intensidade correta e reposição hídrica e energética adequada, porque no início todos parecem ótimos.

Largada Maratona de SP 2014
Foto: Eduardo Frazão / MidiaSport

Preparação específica? 

Planilha de treinos de acordo com o histórico, rotina e objetivo do/a atleta. Aquela da revista parece legal, mas não foi feita para você!

Intensidade correta?

Um treinador experiente consegue traçar parâmetros através dos seus treinos e direcionar para o dia da prova o que seria um ritmo adequado para você, mas 15° na largada e 30° no meio da prova é algo muito relevante a se considerar e não tem nada a ver com o que você mostrou nos treinos, é só um dos obstáculos invisíveis das provas longas que só aparecem no dia.

Reposição hídrica e energética adequada?

Outro obstáculo invisível se fizer errado, fazendo certo só ajuda.

Esses são apenas 3 pontos relevantes que seu treinador vai levar em consideração quando fizer seu planejamento de treino, meses antes da prova, tudo isso deve encaixar na sua agenda e rotina. Mesmo assim não é garantia de nada, pois os seres humanos são diferentes e a prova não é só física, mas com um treinador suas chances de sucesso são muito maiores.

Aproveite a inscrição promocional, o momento de planejar é agora!

Enzo Amato