Long Distance Caioba!

Seis Irons e um destino, Long Distance Caioba!

Crônica por Witney Moriyama Jr.

Inscrições feitas, malas prontas, bikes revisadas e hotel reservado, nossa história para Caiobá 2013 começou na sexta a noite.

Nosso plano inicial seria, eu (Witney), Clodoaldo, Otávio e Gustavo ir com o novo e espaçoso carro do Clodoaldo, colocando três bikes em cima e uma dentro do porta-malas; mas na hora de instalarmos as calhas, nenhuma delas tinha as medidas compatíveis com o rack, então “reprogramamos” (lições do psicólogo Rafa Dutra) e decidimos ir com dois carros.

Os quatro mais humildes foram de carro enquanto que “as bonecas”, rsrsrsr….. Marcio e Du de avião… Saímos todos de casa no Sábado de manhã, praticamente no mesmo horário, e nós viajando de carro chegamos ao hotel nada menos que 10 minutos antes do Marcio e o Du que foram de avião…rs, é mole?

A viagem foi tranqüila, apesar da chuva o tempo todo, Gus e Tatá mandaram muito bem ao volante, garantindo uma excelente viagem. Estávamos torcendo pelo acerto da previsão de tempo, Domingo sem chuva, céu encoberto, temperatura máxima de 22°C e pouco vento, condições ideais para uma prova.

Fizemos Check-in no Praia Mansa Caioba hotel, a 500m do local da prova, nos instalamos em três apartamentos, dois atletas por quarto: os da elite Du e Marcio no 209, Tatá e Gus no 203, eu e Clodoaldo no 201. Sugeriram que o Clodoaldo ficasse no mesmo quarto que eu, sabendo que eu ronco demais, e que o Clodoaldo é surdo de um dos ouvidos…rs.

O Clodoaldo achou a sugestão legal, mas não imaginava que meu ronco era tão intenso… e no dia seguinte acordou surdo do outro ouvido também, rs.

Já instalados fomos almoçar no centro da cidade, paramos no mercado para comprar água e comida, e em seguida pegar o kit da prova. Caiobá é uma pequena cidade de veraneio muito simpática localizada no litoral paranaense que vale a pena conhecer, cidade simples, porém com um ambiente muito agradável.

De volta para o hotel, cada um foi arrumar as coisas para a prova e aproveitar para descansar um pouco. Sábado as 19h30 saímos para jantar num rodízio de massas. Estava lotado de atletas, pizzas de sobra, mas espaguete que é bom nada, a disputa entre as mesas pelo espaguete era grande. Eu e o Clodoaldo não dispensamos as batatas fritas, lasanha aos cinco queijos, pizzas etc… os mais comedidos ficaram somente nas massas.

Bem abastecidos de carboidratos e tudo mais, andamos até a praia para fazer digestão antes de dormir, aproveitamos para tirar esta inesquecível foto na praia mansa: seis Irons e um destino!

Da esq. para dir.: Eduardo Coimbra, Otávio Lazzuri, Gustavo Velozo, Marcio Bernardo, Witney Moriyama e Clodoaldo Oliveira.

Acordamos as 05h40 e em seguida fomos pro café da manhã.

Sentamos com o grande e veterano atleta Joachim Doeding e aprendemos mais uma: depois de ver o Marcio preparando o coquetel de suplementos o Joachim pergunta ao Marcio; conhece a sigla americana KIS? – O que é? – “Keep It Simple” rs.

O Joachim além de ser um grande atleta mostrou que é uma pessoa humilde.

Saímos do hotel as 06h50 e chegamos na transição as 07h00. A largada da prova seria as 08h00, mas a organização havia mudado, um dia antes, para 07h45. Porém tivemos tempo suficiente para deixar tudo arrumado para as transições, vestir a roupa de borracha e ir para largada.

O tempo estava excelente, conforme a previsão do Climatempo, temperatura entre 17 a 22°C, céu encoberto, sem chuva e sem vento.

Na praia mansa, local de largada, ficou visível que a primeira boia estava muito perto e dava impressão que o percurso seria menor. A natação foi de duas voltas, sentido anti-horário, passando por duas boias e uma pequena corrida na areia da praia entre as voltas. O mar estava calmo e a natação prometia ser legal também. Já na primeira boia o tumulto dos atletas fazendo o contorno era grande, mas na segunda volta, todos foram se espaçando e o nado foi um pouco mais tranqüilo.

O Márcio saiu na frente, seguido por mim, depois Clodoaldo, Otávio, Du e Gus

Logo na saída da Bike ainda perto da transição, um atleta se chocou comigo e quase cai, mas continuei a prova.

O animal do Clodoaldo, muito forte no pedal, logo me alcançou, tentei segui-lo por alguns minutos, mas vi que não dava e continuei no meu ritmo. O percurso da bike é um pouco menor que os tradicionais 90Km, com aproximadamente 81km. A primeira volta consegui fazer com uma média pouco superior a 36Km/h. o percurso estava fantástico, com asfalto muito limpo e quase totalmente plano, cercado de vegetação dos dois lados e com pouco vento na primeira volta. Tentei manter um bom ritmo na bike para não quebrar na corrida, porém um pedal forte o suficiente para superar meu resultado do ano anterior.

Pedalei bem a prova toda, mas sempre encaixotado no meio de pelotão, a pista é estreita e o grande número de atletas faz com que fique difícil achar espaço para pedalar respeitando os 7 metros de distância entre as bikes, como pede o regulamento da prova. Não cheguei a ser penalizado, mesmo porque seria injusto, pois eu não estava me prevalecendo de vácuo. Foi chato, mas por duas vezes o fiscal me chamou a atenção por eu estar muito perto da bike da frente. Este ano a fiscalização da prova atuou com muito rigor e segundo dados da Mundotri foram 107 penalizações com acréscimo de 8 minutos no tempo total e 51 atletas desclassificados por terem sido identificados no vácuo por mais de uma vez. Na segunda volta o vento aumentou no sentido do retorno para transição, fazendo com que minha velocidade média caísse um pouco. Já quase na transição, faltando uns 3km, escuto um grito forte… ESQUERDA, ESQUERDA…rs, era o Du chegando para me passar… Mas como sempre, “cachorro não larga o osso”, apertei também e o busquei novamente gritando para ele: ESQUERDA, ESQUERDA, rs indo assim até o final numa chegada histórica, eu e o Du entregamos a bike juntos!

O Tatá tentou me buscar na Bike, mas a distância entre nós se manteve constante e ele chegou à transição apenas alguns minutos depois.

Na transição para a corrida o Du foi mais rápido e saiu 30 segundos na minha frente.

Comecei a correr, procurando nos primeiros quilômetros, me adaptar e focar na técnica e mecânica do corpo do que com o tempo, mas o ritmo se encaixou desde o primeiro Km de maneira bastante uniforme e constante, próximo a 4’50”/Km, que mantive até o final da prova.

O Tatá não demorou a me passar na corrida logo na primeira volta, passou também o Du que se manteve na minha frente por pouco mais de um minuto e o Tatá que continuou abrindo cada vez mais, num ritmo alucinante, fechando os 21Km de corrida em 1h27. Vê se pode? Um tempo deste para quem estava com gripe, dor de garganta e febre antes de largar.

Fiquei triste e muito preocupado quando o Tatá passou por mim e disse que o Clodoaldo havia caído da Bike, mas não tinha notícias do estado dele.

Durante toda a corrida, procurei pelo Marcio, pois tinha rolado uma aposta de que ele não daria uma volta em mim, rs, quando procurei e não o encontrei, imaginei que tivesse parado, e foi isso que havia acontecido, ele teve o pneu da bike rasgado e abandonou a prova. Foi uma pena o Marcio ter abandonado, pois pelos meus cálculos ele não me pegaria desta vez…vai ficar pra próxima!

O Gus vinha logo atrás correndo muito forte, mantendo uma diferença constante entre a gente, e estava muito bem na prova.

Minha chegada foi sensacional, curti a prova toda, dei e fiz o que tinha de melhor e acabei inteiro, fazendo uma belíssima prova!

Meu melhor tempo/resultado numa prova de long distance: 4h23’25”.

• Natação a 1min26seg/100m
  • Bike para 35,6 km/h de média
  • Meia maratona para 1h40
  • Primeira transição em 2’16” e segunda em 1’30”.

Foi só vestir a camiseta de finisher, colocar a medalha no peito e comemorar……Uhhuu!!

Parabéns a todos os amigos pela prova:

• Animal do Tatá mesmo estando “zoado”……4h11;
  • O fortaleza Eduardo Coimbra……………………4h21;
  • Grande Gus superou o objetivo…………………4h40.

Marcio e Clodoaldo, “dois feras”, não completaram a prova desta vez, mas mostraram uma grande energia positiva a todos nós lá em Caioba.

Meu obrigado a todos,

Minha grande mulher Rosana, meus queridos filhos Heidi, Winnie e Hiro. Aos amigos e parentes. Ao Enzo Amato pelos treinos, Vanessa Pimentel pela Nutrição e Rafa Dutra pelo suporte pscicológico.