Artigos e notícias
Fuja do estresse fazendo Yoga – 15/04/2015
Tweetar
Artigos e notícias –
Voltar para "Mulher" –
Voltar para artigos e notícias
Identificamos com facilidade situações de estresse em nosso dia a dia, embora a definição deestresse não nos seja clara. Sentimos que ele chega quando estamos diante da impossibilidade de nos adequar ao momento presente e surge a necessidade de decidir entre lutar ou fugir da situação.
A decisão tem que ser rápida e pessoal, além de intransferível.
Milhões de pensamentos pipocam a mente numa fração de segundos, paralisando nosso corpo.
São segundos de ansiedade, medo, insegurança e outros sentimentos que nem havíamos ainda descoberto. O metabolismo fica como uma cidade diante do tsunami: um caos! O sistema nervoso entra em pane e os órgãos fragilizados não funcionam adequadamente, a distribuição de sangue e oxigênio fica comprometida, parece que todos os caminhos se tornam becos sem saída.
O caminho entre a decisão e a ação sempre foi muito longo, íngreme, minado e marcado por sabotagens de todos os tipos. Um verdadeiro campo de batalhas entre sentimentos, preconceitos, aprendizados, conquistas, frustrações, experiências e inexperiências.
Assim como acontece com o estresse o “zen” também não nos oferece uma definição clara e precisa. Sentimos. Apenas sentimos que estamos zens diante de uma situação e a revolução zen absorve nosso organismo e o prepara para o bom combate, minimizando ou mesmo evitando o impacto do estresse. Embora esta batalha nos pareça fruto da agitada vida contemporânea, ela é tão antiga na historia da humanidade que há milhares de anos surgiu a hatha yoga, justamente com a proposta de encurtar, aprimorar, harmonizar e manter zen todo o exercito de combatentes disponíveis dento de nós.
Para deixar tudo zen nesta revolução a hatha yoga dispõe de poderosas estratégias também zens (mesmo batendo de frente com o inimigo): nos asanas os movimentos harmoniosos garantem agilidade e habilidade na ação; as manobras respiratórias dos pranayamas acabam por envolver e beneficiar todos os soldados e órgãos coligados, tornando-os menos vulneráveis aos açoites do colesterol, da triglicéride, hipertensão, diabete, etc.; e a poderosa aliança com ameditação garante a concentração e a plena atenção no manuseio das rédeas que coordenam o trabalho em conjunto.
Combater o bom combate, usando estratégias zens depende apenas de momentos de dedicação ao conhecimento do corpo e suas reações diante das várias situações da vida. Agora é o tempo certo de olhar com verdade, sem sabotagens, a luz que você é e o arsenal que você tem.
Você é a pessoa certa para fazê-lo. Não deixe para depois.
Mais informações faça contato através do e-mail: espacoiriya@yahoo.com.br
Fonte: Walkyria Castellan Bernardino / Pós graduada em Yoga pela FMU/SP – Foto: Shutterstock