Artigos e notícias

Fuja do estresse fazendo Yoga – 15/04/2015

Artigos e notícias – Voltar para "Mulher"Voltar para artigos e notícias


Identificamos com facilidade situações de estresse em nosso dia a dia,  embora a definição deestresse não nos seja clara. Sentimos que ele chega quando estamos diante da impossibilidade de nos adequar ao momento presente e surge a necessidade de decidir entre lutar ou fugir da situação.

A decisão tem que ser rápida e pessoal, além de intransferível.        

Milhões de pensamentos pipocam a mente numa fração de segundos, paralisando nosso corpo.

São segundos de ansiedade, medo, insegurança e outros sentimentos que nem havíamos ainda descoberto. O metabolismo fica como uma cidade diante do tsunami: um caos! O sistema nervoso entra em pane e os órgãos fragilizados não funcionam adequadamente, a distribuição de sangue e oxigênio fica comprometida, parece que todos os caminhos se tornam becos sem saída.

O caminho entre a decisão e a ação sempre foi muito longo, íngreme, minado e marcado por sabotagens de todos os tipos. Um verdadeiro campo de batalhas entre sentimentos, preconceitos, aprendizados, conquistas, frustrações, experiências e inexperiências.

Assim como acontece com o estresse o “zen” também não nos oferece uma definição clara e precisa. Sentimos. Apenas sentimos que estamos zens diante de uma situação e a revolução zen absorve nosso organismo e o prepara para o bom combate, minimizando ou mesmo evitando o impacto do estresse. Embora esta batalha nos pareça fruto  da agitada vida contemporânea, ela é tão antiga na historia da humanidade que há milhares de anos surgiu a hatha yoga, justamente com a proposta de  encurtar, aprimorar, harmonizar e manter zen todo o exercito de combatentes disponíveis dento de nós.

Para deixar tudo zen nesta revolução a hatha yoga dispõe de poderosas estratégias também zens (mesmo batendo de frente com o inimigo): nos asanas os movimentos harmoniosos garantem agilidade  e habilidade na ação; as manobras respiratórias dos pranayamas acabam por envolver e beneficiar todos os soldados e órgãos coligados, tornando-os menos vulneráveis aos açoites do colesterol, da triglicéride, hipertensão, diabete, etc.; e a poderosa aliança com ameditação  garante a concentração e a plena atenção no manuseio das rédeas que coordenam o trabalho em conjunto.

Combater o bom combate, usando estratégias zens depende apenas de momentos de dedicação ao conhecimento do corpo e suas reações diante das várias situações da vida. Agora é o tempo certo de olhar com verdade, sem sabotagens, a luz que você é e o arsenal que você tem.

Você é a pessoa certa para fazê-lo. Não deixe para depois.

Mais informações faça contato através do e-mail: [email protected]

Fonte: Walkyria Castellan Bernardino / Pós graduada em Yoga pela FMU/SP – Foto: Shutterstock

Ferramentas

2013 © Midia Sport - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Termos de uso