Ironman, dica pré prova nº4.

Certeza que dá para (se) ajudar!

Por Edu Coimbra

Se tem “algo” que respeito no Ironman é a sempre espetacular participação dos voluntários.

É muito bacana o envolvimento e o compromisso que eles têm com o que estão fazendo. São atenciosos, e muito prestativos, estão lá por vários motivos, já fizeram a prova, sonham em fazer um dia, tem amigos fazendo, gostam do esporte e principalmente porque gostam de ajudar pessoas. Todos os postos de abastecimento no Ironman tem alto astral e se você demonstrar carinho eles retribuem em dobro.

Em contraste infelizmente, há atletas que acham que a prova e tudo que faz parte dela existe porque ele existe. Pensando assim eles tratam os voluntários com muita falta de respeito, arrogância e ignorância. E o que é pior… vê-se essa extrema falta de educação com uma frequência muito grande.

Por tudo isso é que respeito ainda mais o voluntariado… procuro retribuir ao máximo a atenção por eles dispensada.

Uma forma bastante eficiente de otimizar a contribuição deles é bem simples.

Na natação:

Assim que você sair da água e for procurar ajuda para tirar sua roupa de borracha não deixe os voluntários confusos… aponte o dedo indicador para um deles e diga firme: “VOCÊ!!!!!”   A partir daí ele terá total atenção direcionada para você e a “operação” como um todo terá mais sucesso e será mais eficaz.

Sobe a ladeira rindo quem vai pra curtir a prova. Enzo e Edu no Ironman BRA 2011 lá pelo km 60.

Na bike:

Ao se aproximar de um ponto de transição você verá uns 10 voluntários olhando pra você esperando um pequeno sinal para poder atendê-lo da melhor forma possível, pois bem… quanto mais tempo você demorar, mais complicada vai ficando a situação para os dois lados.
Defina previamente sua necessidade e repita o procedimento da saída da natação… aponte para um voluntário e diga firme “VOCÊ ÁGUA!!!!” ou “VOCÊ GATORADE!!!”.

O bacana disso é o seguinte… sem definir um voluntário todos estão mais ou menos concentrados em você. Na medida em que você define uma pessoa a atenção deste passa a ser 100% sua e você libera os outros 9 voluntários para atenderem os demais atletas. Simples e eficaz!!!!

Na corrida:

Repita o procedimento, mas com uma diferença, como a velocidade é menor do que a da bike, dá tempo de você agradecer e retribuir um pouco da gentileza e carinho dispensados.

Acredite, agradecer aos voluntários (staff) vai te motivar muito na prova, faça o teste e me conte depois.

Galera Show, nos vemos logo mais!!!!

Edu Coimbra

Leia também as outras dicas:

 

4 ideias sobre “Ironman, dica pré prova nº4.

  1. Pingback: Ironman, 5 dicas para ser sonho e não pesadelo. | Blog do Amato

  2. Pingback: Ironman, dica pré prova nº1. | Blog do Amato

  3. Pingback: Ironman, dica pré prova nº2 | Blog do Amato

  4. Pingback: Ironman, dica pré prova nº3. | Blog do Amato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>