Ironman, dica pré prova nº1.

Tive a oportunidade de poder treinar o Edu para seus primeiros 3 Ironman. Para muitos o Ironman é um desafio individual, mas se feito em grupo sob uma certa perspectiva ele se torna uma experiência de vida, o Edu sabe colocar as palavras melhor do que eu pude fazer nesses 7 anos ligado à essa prova, e gentilmente se ofereceu para dar dicas ao meu grupo de atletas que vai debutar em 2014, essas dicas foram pingando no grupo do Whatsapp, mas de tão úteis e bem descritas não podia deixá-las ali, para um pequeno grupo de pessoas, por isso vou dividi-las com vocês, espero que gostem tanto quanto eu.

 

Qual é sua VIBE?

Por Edu Coimbra

Faltando 2 semanas a “tensão” aumenta. Esse estresse é muito diferente daqueles do dia-a-dia. É especial paca… mas traiçoeiro paca. Todo o circo é motivador, faz parte, é muito gostoso, deve ser curtido e degustado e acima de tudo deve te fortalecer, entretanto, se não for domado pode ter o efeito contrário.
É muito fácil você ficar nervoso e qualquer detalhezinho te deixar muito pilhado.
Uma simples publicação de um treino fantasioso, um texto de jornal ou revista, uma projeção climática, uma piadinha de mal gosto dos amigos, um sarrinho da turma do trampo, uma mentirinha de outro atleta etc, podem te deixar a mil…
Chegando em Floripa essa situação é multiplicada por 100. Aquilo respira esporte, respira triathlon. Os pelos ficam de pé. Todas as bikes parecem ser melhores do que a sua, todos os atletas (com roupinhas de marca) parecem estar mais treinados e fortes do que você. Bate um sentimento de inferioridade catastrófico.  Alguns nadando, outros correndo e muitos pedalando e ostentando suas “poderosas” magrelas.
De fato… uma pequena parte disso acontece,  mas uma parte gigantesca é fantasia, emerge da sua cabeça,  das suas fraquezas internas… e nesse momento se alguém te fala algo, se você vê ou lê algo… a pilhagem vem a milhão!
O que fazer então nessas duas semanas?
Simples… para que você não caia nessa pilha desvairada, em primeiro lugar você tem que definir sua VIBE, o que você está procurando nessa prova… o que nela te deixará feliz… e o que você deve fazer pra que tudo saia conforme planejado.
Ao definir bem a sua VIBE você começa a perceber que cada um dos atletas que lá estão têm as suas. Da elite é: tudo ou nada, ganhar, ou no mínimo chegar no pódio… parar no meio da prova (se poupar para próxima se não for possível atingir o objetivo).
Dos amadores… aí tem de tudo: vaga pra Kona, recorde pessoal ou, simplesmente, chegar.
Quando fiz meu primeiro Iron eu defini meus objetivos… meu tesão era chegar feliz, inteiro, curtir e celebrar minha saúde,  minha família, meus amigos e minha relação de 35 anos com o esporte. E para isso minha bike era perfeita, minha dieta perfeita, minha roupinha sem marca perfeita, minha  Nutricionista, Coach e Psicólogo perfeitos. Foquei, blindei e domei  as emoções com foco na minha VIBE. Me senti o cara mais forte do mundo… Minha prova foi MARAVILHOSA!!!
Tudo deu perfeitamente certo… mas eu ainda tinha uma bala na agulha, mas não precisei usar… a prova é muito longa e muitos imprevistos podem acontecer… e nessa hora seu arsenal de contenção é indispensável para que você se mantenha motivado e com foco no seu resultado. 
Portanto… a primeira dica é simples, mas ao mesmo tempo muito delicada:
NÃO SE DEIXE PILHAR ALÉM DAQUILO QUE É “SAUDÁVEL” E MOTIVADOR. UMA BOA ESTRATÉGIA É DEFINIR CLARAMENTE SUA VIBE E ENTENDER QUE CADA UM TEM A SUA. FOQUE NO SEU RESULTADO E DEFINA UM ABRANGENTE ARSENAL DE CONTENÇÃO.  ENTENDA TODO O RESTANTE COMO SENDO UM GRANDE CENÁRIO ARMADO PARA A CELEBRAÇÃO DA SUA VITÓRIA.

Ótima prova!!!!!!

Edu Coimbra

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  6. Rapaiz, vc iluminou um pedacinho do fim do túnel.
    Treinei tanto e não pensei nisso. Ainda bem que faltam 2 semanas.
    Vou me posicionar quanto a minha “vibe”.

    Boa prova pra nós.

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