Artigos e notícias – Voltar para "Nutrição" – Voltar para artigos e notícias
A realização de exercício físico aumenta a produção de calor, de modo que o organismo precisa acionar mecanismos para eliminá-lo, já que seu acúmulo pode elevar a temperatura corporal a índices incompatíveis com o que suporta nosso corpo. Para isso existe a sudorese (suor), que implica na perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos.
Dessa forma, a sudorese é positiva, uma vez que permite ao organismo manter sua temperatura durante a realização da atividade física. Em atividades com duração superior a 30 minutos, as bebidas esportivas são mais eficazes do que a água, pois:
É também recomendado a ingestão de líquidos (200 a 300ml) cinco a 10 minutos antes do início do treinamento físico.
Quando produzimos o suor, este é lançado na pele e, em seguida, evaporado. Por isso, ambientes quentes e úmidos são particularmente estressantes quanto à manutenção da temperatura. Em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a elevação da temperatura que acompanha (hipertermia) são as principais causas da fadiga durante o exercício.
Você mesmo pode preparar sua bebida. Mas fique atento, pois sucos de frutas não são adequados para serem consumidos durante o exercício, pois neles a concentração de CHO (carboidrato) é o dobro da concentração de bebidas esportivas, enquanto a de sódio é abaixo do ideal. Além disso, o principal CHO que um suco apresenta é a frutose, responsável por problemas gastrointestinais em alguns indivíduos.
Fique também atento à coloração de sua urina: cor clara significa que você está bem hidratado. Levando-se em consideração estes aspectos e sob a orientação de um profissional especializado, certamente ótimos treinos virão.
Fonte: Prof. Dr. Newton Nunes @nunesnewton – www.areadetreino.com.br/ Imagem: Shutterctock – Skydive Erick
2013 © Midia Sport - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Termos de uso