O Leão da Toscana (livro)

O Leão da Toscana – Aili e Andres McConnon

Editora Zahar

Biografia de Gino Bartali.

Um dos livros mais viciantes que já li, que adiciona fatos da época e conta a história pessoal de Gino antes, durante e pós guerra, na Itália de Mussolini. Conta como a política fascista interferiu no esporte e na vida de quem era contra o regime ou perseguido por ele, como Gino ajudou a transportar documentos falsos pelo país durante a 2ª guerra, quando já era famoso por sua conquista do Tour de France de 1938.

Como a bicicleta na Itália se tornou parte da vida das pessoas no pós guerra sem estradas ou transporte público, e que em 1947 haviam 3,5 milhões de bicicletas rodando e apenas 184 mil carros já que um compacto custava 11x mais o que custa hoje. Conta que bem antes disso, o Tour de France havia sido criado para vender mais jornais, e que em 1948, 38% da população francesa saiu às ruas para assistir ao Tour. (algo que nenhuma Copa ou olimpíada vai alcançar)

Enfim, é um livro repleto de fatos curiosos e históricos dentro de uma emocionante história de vida, que também inclui o esporte.

Sou fã de livros que contam histórias reais, particularmente deste, porque foi na época que meu avô viveu e que meu pai passou a infância antes de imigrarem para o Brasil.

Recomendo a todo fã de ciclismo ou a quem goste de uma boa história.

Enzo Amato