Estratégia de corrida.

Há uma semana do Mountain Do Atacama e com a ansiedade a flor da pele acho legal deixar um tipo de estratégia de prova.

Uma grande diferença entre um corredor experiente e outro que nunca fez aquela distância, é o entendimento do que acontece com o corpo durante a prova, os motivos podem ser variados, mas o principal, acredito eu, é começar no ritmo errado. Garanto que não é bonito, nem honroso sofrer por vários quilômetros. O bicho pega pra valer e a não ser que você seja a reencarnação de Emil Zátopek, que sem nunca ter corrido uma maratona na vida, chegou na linha de largada da maratona olímpica de 1952 dias depois de ganhar os 10 e 5mil metros e faturou o ouro, seja consciente!

Mesmo sem nunca ter ido ao Atacama ou feito uma corrida por lá, sei que devo começar a prova correndo bem confortavelmente, até a respiração coordenar o esforço com os músculos, até o corpo regular a temperatura com o ambiente e o esforço, e depois disso chegar sem dificuldade, e com um tempo ruim, até a marca de 10km. Isso mesmo, num tempo ruim! Preocupe-se, se dentro de uma corrida de 23 ou 42km você passar os 10 no seu melhor tempo. Das duas uma, ou seu tempo nos 10 é muito ruim, ou você terá problemas mais adiante. Melhor garantir e segurar o ritmo!

Para quem nunca fez 23km, a prova só começa depois dos 10km, e para quem nunca fez 42 ela só começa depois dos 21, e até os 10 tem que parecer aquecimento. É claro que o normal é você se sentir muito bem no início, já que se preparou para correr por muito tempo, o problema de uma prova longa é você começá-la confortavelmente rápido, por isso ela tem que ser bem fácil pra todo mundo no início.

É dessa forma que oriento meus clientes de forma geral, claro que cada pessoa tem seu objetivo e diferentes aptidões, mas o que citei acima é regra geral.

Fique bem hidratado no dia anterior e o prato de massa é pra comer preferencialmente na sexta e não só no sábado.

O organizador da prova já enviou várias dicas sobre o local e também como iniciar a corrida. Penso que o que ele mais quer é que aproveitemos a oportunidade de correr num lugar muito diferente. Fazer a prova no limite é só para os bem experientes, que sabem o preço e arriscam mesmo assim, se não é seu caso, aproveite!

Enzo Amato

3 ideias sobre “Estratégia de corrida.

  1. Boa tarde Enzo Amato.

    Essa é a primeira vez que visito seu blog e achei muito interessante!
    Quero te perguntar sobre explosão de tiros em corrida, pois meu noivo é atleta de rua e o tempo dele é excelente, mas ele não tem essa “famosa explosão no final”, ou seja, ele não sabe dar um tiro e conseguir uma melhor posição no ranque.
    Outro agravante é que ele treina sozinho e não tem dica de ninguém. Será que você pode me informar o que ajudaria a ele a ter essa explosão final?

    Grata,
    Cristiane.

    • Olá Cristiane.
      Essa explosão no final é de cada pessoa, por mais que os treinos de tiro te deixem mais veloz e façam você suportar uma velocidade mais alta por mais tempo, tem pessoas que nascem com essa característica de ter uma explosão final muito forte, e para os mais lentos é praticamente impossível pegar esses caras. Isso falando de atletas bem experientes, nós amadores sempre podemos melhorar, mas só até alcançarmos nosso máximo, que mais uma vez é de cada pessoa.
      Um dia na semana seu noivo pode fazer treinos de tiro para melhorar a velocidade, se ele não recebe orientação de ninguém, essa dica já vai ajudar a melhorar a velocidade dele.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  2. Valeu pela dica de local de ciclismo, este sabado (09/03) estive na estrada velha, consegui fazer 90 km e depois corri 5km, foi bom apesar da media do ciclismo de ficado baixa (28), mas o importante foi o volume que está começando a encaixar, valeu.
    E boa sorte nesta sua aventura no Atacama, se der no meio de tanta gente o meu treinador e mentor HEROI FUNG numero 1089 (veterano) estará correndo esta prova ele é super experiente em prova de ultra já correu varias, e tem um pessoa que estará com ele que já correram até a corrida da grecia, as vezes a troca de experiencia pode ser legal a turma é super legal, boa sorte e um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>