Arquivos da Tag: estratégia corrida
Estratégia de corrida.
Há uma semana do Mountain Do Atacama e com a ansiedade a flor da pele acho legal deixar um tipo de estratégia de prova.
Uma grande diferença entre um corredor experiente e outro que nunca fez aquela distância, é o entendimento do que acontece com o corpo durante a prova, os motivos podem ser variados, mas o principal, acredito eu, é começar no ritmo errado. Garanto que não é bonito, nem honroso sofrer por vários quilômetros. O bicho pega pra valer e a não ser que você seja a reencarnação de Emil Zátopek, que sem nunca ter corrido uma maratona na vida, chegou na linha de largada da maratona olímpica de 1952 dias depois de ganhar os 10 e 5mil metros e faturou o ouro, seja consciente!
Mesmo sem nunca ter ido ao Atacama ou feito uma corrida por lá, sei que devo começar a prova correndo bem confortavelmente, até a respiração coordenar o esforço com os músculos, até o corpo regular a temperatura com o ambiente e o esforço, e depois disso chegar sem dificuldade, e com um tempo ruim, até a marca de 10km. Isso mesmo, num tempo ruim! Preocupe-se, se dentro de uma corrida de 23 ou 42km você passar os 10 no seu melhor tempo. Das duas uma, ou seu tempo nos 10 é muito ruim, ou você terá problemas mais adiante. Melhor garantir e segurar o ritmo!
Para quem nunca fez 23km, a prova só começa depois dos 10km, e para quem nunca fez 42 ela só começa depois dos 21, e até os 10 tem que parecer aquecimento. É claro que o normal é você se sentir muito bem no início, já que se preparou para correr por muito tempo, o problema de uma prova longa é você começá-la confortavelmente rápido, por isso ela tem que ser bem fácil pra todo mundo no início.
É dessa forma que oriento meus clientes de forma geral, claro que cada pessoa tem seu objetivo e diferentes aptidões, mas o que citei acima é regra geral.
Fique bem hidratado no dia anterior e o prato de massa é pra comer preferencialmente na sexta e não só no sábado.
O organizador da prova já enviou várias dicas sobre o local e também como iniciar a corrida. Penso que o que ele mais quer é que aproveitemos a oportunidade de correr num lugar muito diferente. Fazer a prova no limite é só para os bem experientes, que sabem o preço e arriscam mesmo assim, se não é seu caso, aproveite!
Enzo Amato