Ed. Física escolar é tão importante quanto…

Li na revista do CREF o ótimo investimento que o município de Hortolândia – SP fez, investiu em dobrar o número de aulas semanais de Educação Física escolar (para 100min) na rede municipal para o ensino fundamental e 12 mil estudantes serão beneficiados.

Não pude deixar de associar a matéria com uma viagem que fiz recentemente para a Chapada Diamantina. Entre as inúmeras atrações do parque, várias exigiam alguma caminhada em trilhas e pedras, nada de outro mundo, mas fiquei impressionado com a quantidade de pessoas, adultas, que não eram capazes de caminhar nas pedras sem ter que, a cada passo precisar se apoiar e parar para pensar antes de dar outro passo. Simplesmente por falta de equilíbrio e coordenação motora, algo básico e lúdico que se aprende na escola e na rua quando criança. Criança não vai na aula de Educação Física para emagrecer ou virar atleta, é para aprender o básico, ter consciência corporal, da mesma forma que a criança não está na escola para aprender a administrar uma empresa, é para aprender o básico, deixá-la preparada para seguir a vida partindo de um determinado ponto.

Desenvolver o físico não atrapalha o desenvolvimento do cérebro, pelo contrário! Ainda é uma pena ter que comemorar só porque uma cidade resolveu investir em algo que deveria ser senso comum, educação de qualidade é um direito, tanto a intelectual quanto a física.

Enzo Amato

3 ideias sobre “Ed. Física escolar é tão importante quanto…

  1. Concordo plenamente! As aulas de educação física são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, e não estou falando apenas do corpo, estou falando da mente e do trabalho em equipe também. Além de tudo, é uma aula sempre divertida e descontraída. Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>