Ecomotion/Pro 2013 foi bárbaro e da Barbara!
Maior vencedora do Ecomotion/Pro, Barbara Bomfim revela que navegação foi o grande diferencial para chegar ao título
A tarefa de superar a Seagate, campeã mundial e atual líder da Adventure World Race, parecia uma tarefa inglória. Só parecia. A vasta experiência na competição e o excelente condicionamento físico de Barbara Bomfim foram fundamentais para desbancar a equipe neozelandesa e alcançar seu terceiro título consecutivo no Ecomotion/Pro, sendo os dois últimos pela hispano-brasileira Columbia Vidaraid.
Ao lado do namorado Urtzi Iglesias, do brasileiro Marco Amselem e do espanhol Jon Arambalza, Barbara deixou a Seagate para trás já no segundo dia de competição. Desde então se manteve na liderança isolada, chegando a abrir cinco horas de vantagem em um dos trechos da prova. Ao falar sobre a receita de sucesso, a brasiliense demonstra toda a sua humildade e reconhece o talento dos rivais.
“Não achávamos que poderíamos superar a Seagate. Eles têm um nível muito alto e lideram o ranking mundial. Fiquei um pouco mais animada quando soube que o navegador oficial deles não viria. O cara é fera e muito importante para guiar a equipe. O fato de ser no Brasil também era um ponto a nosso favor. Ainda assim, durante a prova, achávamos que eles poderiam nos passar a qualquer momento. Foi uma grande surpresa ir percebendo ausência de pegadas, o que indicava que ninguém tinha passado. Eles se perderam muito e isso foi fundamental para a nossa vitória”, explica.
Barbara participou de sua primeira corrida em 2001. Desde então se apaixonou pela aventura e passou a conciliar a carreira de engenheira ambiental com a de atleta. Treina em média duas horas por dia e se aplica mais nos fins de semana. O fato de namorar um companheiro de equipe também ajuda a se dedicar ao esporte.
“A experiência que ganhei em todos esses anos foi fundamental para conhecer meu corpo e principalmente ter controle mental. Em uma prova longa como essa nós chegamos a ter alucinações. A maturidade, junto com a preparação, foi o principal ponto para me ajudar a alcançar essas três conquistas”.
Leia outros textos sobre o Ecomotion/Pro 2013.