Ecomotion/Pro 2013 foi bárbaro e da Barbara!

Maior vencedora do Ecomotion/Pro, Barbara Bomfim revela que navegação foi o grande diferencial para chegar ao título

A tarefa de superar a Seagate, campeã mundial e atual líder da Adventure World Race, parecia uma tarefa inglória. Só parecia. A vasta experiência na competição e o excelente condicionamento físico de Barbara Bomfim foram fundamentais para desbancar a equipe neozelandesa e alcançar seu terceiro título consecutivo no Ecomotion/Pro, sendo os dois últimos pela hispano-brasileira Columbia Vidaraid.

Barbara e Urtzi após chegada em Comandatuba, com 620km e 116h de prova nas costas.

Ao lado do namorado Urtzi Iglesias, do brasileiro Marco Amselem e do espanhol Jon Arambalza, Barbara deixou a Seagate para trás já no segundo dia de competição. Desde então se manteve na liderança isolada, chegando a abrir cinco horas de vantagem em um dos trechos da prova. Ao falar sobre a receita de sucesso, a brasiliense demonstra toda a sua humildade e reconhece o talento dos rivais.

“Não achávamos que poderíamos superar a Seagate. Eles têm um nível muito alto e lideram o ranking mundial. Fiquei um pouco mais animada quando soube que o navegador oficial deles não viria. O cara é fera e muito importante para guiar a equipe. O fato de ser no Brasil também era um ponto a nosso favor. Ainda assim, durante a prova, achávamos que eles poderiam nos passar a qualquer momento. Foi uma grande surpresa ir percebendo ausência de pegadas, o que indicava que ninguém tinha passado. Eles se perderam muito e isso foi fundamental para a nossa vitória”, explica.

Barbara participou de sua primeira corrida em 2001. Desde então se apaixonou pela aventura e passou a conciliar a carreira de engenheira ambiental com a de atleta. Treina em média duas horas por dia e se aplica mais nos fins de semana. O fato de namorar um companheiro de equipe também ajuda a se dedicar ao esporte.

“A experiência que ganhei em todos esses anos foi fundamental para conhecer meu corpo e principalmente ter controle mental. Em uma prova longa como essa nós chegamos a ter alucinações. A maturidade, junto com a preparação, foi o principal ponto para me ajudar a alcançar essas três conquistas”.

Leia outros textos sobre o Ecomotion/Pro 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>