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Corrija sua postura e evite dores durante o treino de corrida – 15/10/2015

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Você sabe dizer qual é um dos fatores mais importante para o melhor desempenho durante a corrida? Acertou quem respondeu “postura correta”.

Segundo Ronaldo Martinelli, coordenador do programa Bio Running da Bio Ritmo, para praticar a atividade não existem muitos segredos, mas a maneira com a qual seu corpo se move pode deixar a atividade ainda segura evitando lesões e diminuindo o cansaço.
 
A postura deve se ajustar ao indivíduo e ao ritmo de trabalho imposto pelo atleta. Um posicionamento errado durante a corrida ou caminhada implica em uma menor eficiência mecânica do organismo, o que pode levar a uma fadiga precoce”, explica o especialista da rede de academias.
 
De acordo com Ronaldo Martinelli, da Bio Ritmo, são necessárias avaliações biomecânicas de cada corredor, além de medição dos vícios de postura, para realizar as adequações necessárias. “Acredito que corrigir um atleta é de extrema importância, mas deve ser feito com cuidado e paciência, pois no processo mecânico o praticante executou uma determinada postura por anos, e mudar isto pode ser doloroso e, algumas vezes, desnecessário”, comenta o profissional.
 
Ele explica que as avaliações devem ser feitas por um médico ou fisioterapeuta, e caso o corredor tenha indícios de lesões o indicado é um processo de mudança postural imediata. “Se isso não for feito, prefiro corrigir o atleta aos poucos, ao longo dos anos. Os casos precisam ser avaliados individualmente”, finaliza o coordenador do programa Bio Running, da Bio Ritmo.
 
Confira as dicas do especialista Ronaldo Martinelli, coordenador do programa Bio Running, da Bio Ritmo, para aperfeiçoar os movimentos da cabeça aos pés: 

  •   O tronco deve estar ligeiramente elevado a frente, para que se aproveite a inércia do movimento.
  •   Os joelhos devem estar sempre flexionados ao receber o impacto da passada.
  •   Ao preparar a próxima passada, os joelhos devem flexionar em pelo menos 90° e os tornozelos ou pés devem ser elevados.
  •   O quadril deve sempre ser mantido elevado com flexão leve.
  •   A entrada do pé deve ser feita com a parte média e não o calcanhar.
  •   A posição dos braços deve estar em 90° com as mãos passando na linha da cintura.
  •   Ao executar a passada, o corredor deve adotar um alinhamento dos dois pés em sentido único.

Fonte: Agência Ideal / Bio Ritmo – Foto: Shutterstock

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