Ironman, 5 dicas para ser sonho e não pesadelo.

Há poucos dias de mais um Ironman Brasil deixo as dicas do Edu Coimbra novamente aqui no Blog. São textos curtos que podem fazer toda diferença na sua prova, afinal 98% dos atletas são amadores. Serve para qualquer amigo/a que vai para uma prova longa. 

Largada Ironman Brasil 2012
Foto: MidiaSport

  •  Qual sua Vibe? 

…É muito fácil você ficar nervoso e qualquer detalhezinho te deixar muito pilhado.
Uma simples publicação de um treino fantasioso, um texto de jornal ou revista, uma projeção climática, uma piadinha de mal gosto dos amigos, um sarrinho da turma do trampo, uma mentirinha de outro atleta etc, podem te deixar a mil… para que você não caia nessa pilha desvairada, em primeiro lugar você tem que definir sua VIBE, o que você está procurando nessa prova… o que nela te deixará feliz… e o que você deve fazer pra que tudo saia conforme planejado (Clique para ler o texto).

  • Acabou antes de começar

Mais fácil do que chegar inteiro para a prova é chegar quebrado, cansado física e emocionalmente (Clique para ler o texto).

  • Amole bem seu machado

Se tenho três dias para cortar uma árvore, passarei dois deles amolando meu machado… Essa é a máxima!

Num evento tão grande como esse não dá para abrir mão de um bom planejamento. Tente elencar todos os eventos que envolvem a prova. Família, estadia, traslado, alimentação, equipamentos, acessórios, pessoas, trabalho, dinheiro etc, etc, etc. Desmembre cada em desses eventos em sub-eventos até chegar ao menor nível possível. Daí para frente separe esses micro eventos em dois times: variáveis controláveis e variáveis não controláveis (Clique para ler o texto).

  • 4ª Certeza que dá para (se) ajudar

Se tem “algo” que respeito no Ironman é a sempre espetacular participação dos voluntários.

É muito bacana o envolvimento e o compromisso que eles têm com o que estão fazendo. São atenciosos, e muito prestativos, estão lá por vários motivos, já fizeram a prova, sonham em fazer um dia, tem amigos fazendo, gostam do esporte e principalmente porque gostam de ajudar pessoas. Todos os postos de abastecimento no Ironman tem alto astral e se você demonstrar carinho eles retribuem em dobro (Clique para ler o texto).

  • 5ª Cuidado com o Cyborg

Até o km 90 da bike todo mundo é Ironman… até quem não treinou direito chega lá.

O perigo dessa fase é você exagerar na intensidade, é você achar que o cyborg que existe dentro de você (fruto da sua preparação) lá permanecerá até o fim. O erro capital é você dimensionar a pegada pelo “aqui e agora” e começar a fazer o que nunca fez. Se o seu horizonte for apenas o “aqui e agora” você poderá imaginar o seguinte: ” nossa, como estou bem… vou ganhar um tempinho”… campo minado!!! (Clique para ler o texto)

 

Ironman, dica pré prova nº2.

Acabou antes de começar.

Por Edu Coimbra

Agora não é mais físico, faltando duas semanas a atenção deve ser redobrada… Atenção com o corpo e a mente.

Mais fácil do que chegar inteiro para a prova é chegar quebrado, cansado física e emocionalmente.

Descanse para chegar bem disposto e de tanque cheio.

No atual momento pouca coisa pode ser feita para melhorar o seu desempenho na prova, um bom descanso, p.ex, pode ajudar bastante, mas menos coisas ainda poderão ser feitas para arruinar com tudo… p.ex. errar na intensidade ou no volume de um único treino daqui para frente não será mais perdoado, nem dará para ser consertado… pagarás a conta na prova… certeza absoluta!

Na dica 1 falei do cansaço emocional… livre-se das variáveis controláveis.  Hoje estou falando do cansaço físico… obedeça seu treinador e compartilhe com ele a sua percepção sobre si mesmo.

Eu uso a estratégia de quase sempre treinar sozinho… não tenho referências  dos colegas… não tenho motivação para acelerar… não tenho uma competiçãozinha caseira para vencer… não tenho parâmetros técnicos, fisiológicos e principalmente emocionais que possam me desmotivar ou me levar ao cansaço.

Na dúvida tenha uma certeza: o descanso te fará melhor proporcionalmente do que treino errado.

Portanto, NÃO DEIXE SUA PROVA ACABAR ANTES DE COMEÇAR, DESCANSE!!!!!

Edu Coimbra

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