Ironman, dica pré prova nº5.

Cuidado com o Cyborg!!!!!

Por Edu Coimbra

A prova é muito grande e a preparação não poderia ser diferente.
Todos nós estamos bem treinados, supercompensados no carboidrato, com o tanque cheio de energia, estoques 100% de glicogênio muscular e com fome de asfalto. A cabeça já está empurrando!

Até o km 90 da bike todo mundo é Ironman… até quem não treinou direito chega lá.

O perigo dessa fase é você exagerar na intensidade, é você achar que o cyborg que existe dentro de você (fruto da sua preparação) lá permanecerá até o fim. O erro capital é você dimensionar a pegada pelo “aqui e agora” e começar a fazer o que nunca fez.Se o seu horizonte for apenas o “aqui e agora” você poderá imaginar o seguinte: ” nossa, como estou bem… vou ganhar um tempinho”… campo minado!!!

Bom, a grande sacada em uma prova como essa é o exercício constante da sabedoria. É não limitar-se em avaliar a condição de momento, mas sim em como prorrogar ao máximo uma condição boa (ou como melhorar uma ruim). Em miúdos… é ter a consciência de que, “não basta eu estar bem” mas sim “o que eu tenho que fazer para permanecer bem!”

Se você dimensionar a intensidade  da prova no “aqui e agora” poderá ser o começo do fim, principalmente até a primeira metade.

Portanto, a dica de hoje é a seguinte: utilize sua sabedoria para prorrogar ao máximo sua boa condição física desde o inicio da prova, não caia na empolgação do cyborg que largou junto com você as 7 da matina, ele te deixará na mão quando mais você precisar.

Ironman, dica pré prova nº4.

Certeza que dá para (se) ajudar!

Por Edu Coimbra

Se tem “algo” que respeito no Ironman é a sempre espetacular participação dos voluntários.

É muito bacana o envolvimento e o compromisso que eles têm com o que estão fazendo. São atenciosos, e muito prestativos, estão lá por vários motivos, já fizeram a prova, sonham em fazer um dia, tem amigos fazendo, gostam do esporte e principalmente porque gostam de ajudar pessoas. Todos os postos de abastecimento no Ironman tem alto astral e se você demonstrar carinho eles retribuem em dobro.

Em contraste infelizmente, há atletas que acham que a prova e tudo que faz parte dela existe porque ele existe. Pensando assim eles tratam os voluntários com muita falta de respeito, arrogância e ignorância. E o que é pior… vê-se essa extrema falta de educação com uma frequência muito grande.

Por tudo isso é que respeito ainda mais o voluntariado… procuro retribuir ao máximo a atenção por eles dispensada.

Uma forma bastante eficiente de otimizar a contribuição deles é bem simples.

Na natação:

Assim que você sair da água e for procurar ajuda para tirar sua roupa de borracha não deixe os voluntários confusos… aponte o dedo indicador para um deles e diga firme: “VOCÊ!!!!!”   A partir daí ele terá total atenção direcionada para você e a “operação” como um todo terá mais sucesso e será mais eficaz.

Sobe a ladeira rindo quem vai pra curtir a prova. Enzo e Edu no Ironman BRA 2011 lá pelo km 60.

Na bike:

Ao se aproximar de um ponto de transição você verá uns 10 voluntários olhando pra você esperando um pequeno sinal para poder atendê-lo da melhor forma possível, pois bem… quanto mais tempo você demorar, mais complicada vai ficando a situação para os dois lados.
Defina previamente sua necessidade e repita o procedimento da saída da natação… aponte para um voluntário e diga firme “VOCÊ ÁGUA!!!!” ou “VOCÊ GATORADE!!!”.

O bacana disso é o seguinte… sem definir um voluntário todos estão mais ou menos concentrados em você. Na medida em que você define uma pessoa a atenção deste passa a ser 100% sua e você libera os outros 9 voluntários para atenderem os demais atletas. Simples e eficaz!!!!

Na corrida:

Repita o procedimento, mas com uma diferença, como a velocidade é menor do que a da bike, dá tempo de você agradecer e retribuir um pouco da gentileza e carinho dispensados.

Acredite, agradecer aos voluntários (staff) vai te motivar muito na prova, faça o teste e me conte depois.

Galera Show, nos vemos logo mais!!!!

Edu Coimbra

Leia também as outras dicas:

 

Ironman, dica pré prova nº3.

Amole bem seu machado!

Por Edu Coimbra

Daqui para frente a preocupação não deve ser exclusivamente com o corpo. Nossa cabeça está a milhão podendo facilmente entrar em colapso.

Essa tensão existe e é inevitável, porém podemos facilmente aliviá-la. A dica é: amolar bem o machado!
Como assim?

Se tenho três dias para cortar uma árvore, passarei dois deles amolando meu machado… Essa é a máxima!

Num evento tão grande como esse não dá para abrir mão de um bom planejamento. Tente elencar todos os eventos que envolvem a prova. Família, estadia, traslado, alimentação, equipamentos, acessórios, pessoas, trabalho, dinheiro etc, etc, etc. Desmembre cada em desses eventos em sub-eventos até chegar ao menor nível possível. Daí para frente separe esses micro eventos em dois times: variáveis controláveis e variáveis não controláveis. 

As variáveis controláveis dependem quase que exclusivamente de você: revisão da bike, compra da suplementação da prova, contratação do taxista, itens de reserva, pagamento da estadia, quem vai ficar com o cachorro, quem vai tratar do periquito, fardamento se frio, fardamento se calor, simulação de transição, simulação de troca de pneu etc.
As variáveis não controláveis são aquelas que não dependem de você: condições climáticas, trânsito, atraso do vôo etc. Para essas você tem que ter um bom plano de contingência.

Por quê essa papagaiada?

Simples: uma variável controlável negligenciada e que aparece na hora errada estraga tudo! Frita sua cabeça e você entra em parafuso, portanto, livre-se de todas elas na medida do possível.

Lembro de um exemplo que aconteceu em 2011: o horário em que chegamos para a largada da prova é uma variável controlável, depende de nós. É nosso hábito chegarmos 1h30 adiantado (alguns preferem chegar atrasados). Assim que chegamos na transição e fomos abastecer as bikes o Prunonosa gritou: “kct… meu pneu furou!” Correria geral…” kd mecânico?”…” tiro tudo da bolsinha ou não?”… “quem tem bomba?” E o locutor dizendo: a transição fechará em 20min… 15min… 10min… 5min… Socorro!!!!!

Resumo: Se você negligenciar a hora de chegada para a largada não há problema… desde que não ocorra nenhum problema…Mas se Deus cochilar ou não conseguir acudir todos ao mesmo tempo tua vaca vai pro brejo com chifre e tudo. Ah… e nenhum amigo vai poder te ajudar porque ele também está no “salve-se quem puder” 

Amole bem seu machado antes de cortar a árvore!!!!!! Livre-se das variáveis controláveis o quanto antes possível e estabeleça um bom plano de contingência para as incontroláveis!!!!!

Edu Coimbra

Leia também as outras 4 dicas do Edu.

Ironman, dica pré prova nº1.

Tive a oportunidade de poder treinar o Edu para seus primeiros 3 Ironman. Para muitos o Ironman é um desafio individual, mas se feito em grupo sob uma certa perspectiva ele se torna uma experiência de vida, o Edu sabe colocar as palavras melhor do que eu pude fazer nesses 7 anos ligado à essa prova, e gentilmente se ofereceu para dar dicas ao meu grupo de atletas que vai debutar em 2014, essas dicas foram pingando no grupo do Whatsapp, mas de tão úteis e bem descritas não podia deixá-las ali, para um pequeno grupo de pessoas, por isso vou dividi-las com vocês, espero que gostem tanto quanto eu.

 

Qual é sua VIBE?

Por Edu Coimbra

Faltando 2 semanas a “tensão” aumenta. Esse estresse é muito diferente daqueles do dia-a-dia. É especial paca… mas traiçoeiro paca. Todo o circo é motivador, faz parte, é muito gostoso, deve ser curtido e degustado e acima de tudo deve te fortalecer, entretanto, se não for domado pode ter o efeito contrário.
É muito fácil você ficar nervoso e qualquer detalhezinho te deixar muito pilhado.
Uma simples publicação de um treino fantasioso, um texto de jornal ou revista, uma projeção climática, uma piadinha de mal gosto dos amigos, um sarrinho da turma do trampo, uma mentirinha de outro atleta etc, podem te deixar a mil…
Chegando em Floripa essa situação é multiplicada por 100. Aquilo respira esporte, respira triathlon. Os pelos ficam de pé. Todas as bikes parecem ser melhores do que a sua, todos os atletas (com roupinhas de marca) parecem estar mais treinados e fortes do que você. Bate um sentimento de inferioridade catastrófico.  Alguns nadando, outros correndo e muitos pedalando e ostentando suas “poderosas” magrelas.
De fato… uma pequena parte disso acontece,  mas uma parte gigantesca é fantasia, emerge da sua cabeça,  das suas fraquezas internas… e nesse momento se alguém te fala algo, se você vê ou lê algo… a pilhagem vem a milhão!
O que fazer então nessas duas semanas?
Simples… para que você não caia nessa pilha desvairada, em primeiro lugar você tem que definir sua VIBE, o que você está procurando nessa prova… o que nela te deixará feliz… e o que você deve fazer pra que tudo saia conforme planejado.
Ao definir bem a sua VIBE você começa a perceber que cada um dos atletas que lá estão têm as suas. Da elite é: tudo ou nada, ganhar, ou no mínimo chegar no pódio… parar no meio da prova (se poupar para próxima se não for possível atingir o objetivo).
Dos amadores… aí tem de tudo: vaga pra Kona, recorde pessoal ou, simplesmente, chegar.
Quando fiz meu primeiro Iron eu defini meus objetivos… meu tesão era chegar feliz, inteiro, curtir e celebrar minha saúde,  minha família, meus amigos e minha relação de 35 anos com o esporte. E para isso minha bike era perfeita, minha dieta perfeita, minha roupinha sem marca perfeita, minha  Nutricionista, Coach e Psicólogo perfeitos. Foquei, blindei e domei  as emoções com foco na minha VIBE. Me senti o cara mais forte do mundo… Minha prova foi MARAVILHOSA!!!
Tudo deu perfeitamente certo… mas eu ainda tinha uma bala na agulha, mas não precisei usar… a prova é muito longa e muitos imprevistos podem acontecer… e nessa hora seu arsenal de contenção é indispensável para que você se mantenha motivado e com foco no seu resultado. 
Portanto… a primeira dica é simples, mas ao mesmo tempo muito delicada:
NÃO SE DEIXE PILHAR ALÉM DAQUILO QUE É “SAUDÁVEL” E MOTIVADOR. UMA BOA ESTRATÉGIA É DEFINIR CLARAMENTE SUA VIBE E ENTENDER QUE CADA UM TEM A SUA. FOQUE NO SEU RESULTADO E DEFINA UM ABRANGENTE ARSENAL DE CONTENÇÃO.  ENTENDA TODO O RESTANTE COMO SENDO UM GRANDE CENÁRIO ARMADO PARA A CELEBRAÇÃO DA SUA VITÓRIA.

Ótima prova!!!!!!

Edu Coimbra

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