Arquivos da Tag: desafio
Novos desafios, rumo aos 100km.
Depois de 7 Ironman, sendo 6 deles no mesmo local, chegou a hora de me motivar com novos horizontes, continuo achando o Ironman um grande desafio que proporciona crescimento pessoal, porém ainda tenho muitos desafios que gostaria de vivenciar e/ou conquistar. O atual não tem data definida, apesar de ter algumas preferências, vou esperar e construir os alicerces que me faltam para que faça bem feito. Esses alicerces serão ótimas metas motivacionais e igualmente desafiadoras.
Objetivo principal:
Uma corrida de montanha de 100km com bastante desnível (sobe e desce). Para conseguir pensar que 100km seja algo factível, preciso passar por outros desafios menores e suportar a carga de treinos que ficará cada vez maior até que eu sinta que os 100km, ou aproximadamente 18h de prova seja algo tangível para mim.
A prova de 100km mais famosa que conheço é a CCC que sai de Courmayeur na Itália, passa por Champex na Suíça e chega em Chamonix na França, porém outras corridas também me apetecem, tanto na Europa quanto na América do Sul, como a Patagônia Run, na Argentina. No final, o que conta é que eu possa correr num lugar que encha os olhos com paisagens bonitas e poder dividir essa alegria com as pessoas que gosto, provavelmente em 2015, caso as metas de 2014 sejam atingidas, que seria treinar e concluir bem 2 provas de 80km, já que em 2013 fizeram parte do calendário, que ainda não terminou, 3 de 42km, 2 de 50km e 1 de 63km, todas fora de estrada.
Espero poder dividir com você leitor os pontos relevantes dessa jornada, desde o ponto de partida.
Enzo Amato
Onde está seu Everest?
Foram meses de treino e dedicação, e faltando praticamente um mês para meu quinto Ironman, ainda não consigo responder à pergunta que já me fizeram algumas vezes.
Por que fazer um Ironman?
Depois da conquista do Pólo Norte em 1909 e do Pólo Sul em 1911, o Everest tornou-se o desafio mais cobiçado entre os exploradores terrestres. Chegar ao topo, declarou Gunther O. Dyrenfurth, um influente alpinista e cronista das primeiras expedições ao Himalaia, era “uma questão de empenho humano universal, uma causa da qual não há como fugir, sejam quais forem as perdas que exija”.
Os primeiros a tentar o Everest tinham que percorrer, a pé, árduos 640km do platô tibetano para alcançar apenas o sopé da montanha. Naquela época, 1924, apenas o governo tibetano abria suas fronteiras aos estrangeiros, ao contrário do Nepal. O conhecimento dos efeitos mortais de altitudes extremas era mínimo e os equipamentos patéticos para a realidade atual.
Durante um ciclo de palestras nos Estados Unidos, George Mallory foi questionado por um jornalista, por que motivo queria escalar o Everest. A resposta ”porque está lá” é famosa até hoje.
Em junho de 1924 George Mallory e Andrew Irvine deixaram o acampamento base em direção ao topo, subiam com extrema dificuldade, a neblina encobriu a parte superior da pirâmide, impedindo que os companheiros de expedição, mais abaixo na montanha, acompanhassem o progresso dos dois alpinistas, eles não voltaram à barraca naquela noite e nunca mais foram vistos. Desde então a dúvida, se chegaram ao cume ou não, persiste até hoje.
Dia 29 de Maio de 1953, o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay conquistaram oficialmente o monte Everest (8848m).
Dia 29 de Maio de 2011, quase dois mil atletas se colocarão a prova num desafio extremo, mesmo para pessoas muito bem treinadas.
A resposta “porque está lá” já é motivo suficiente para os que gostam de se desafiar, mas que para isso também precisam de uma dose de ousadia, meses de comprometimento, dedicação, preparo e força de vontade. No vocabulário dessas pessoas, palavras como, desafio, absurdo, loucura, extremo, vontade, saúde, gratidão, conquista, vida, amor, vigor, disposição, esporte, família…são constantes, tendenciosas e até inspiradoras. Talvez todas elas não consigam responder à pergunta, porque fazer um Ironman, mas mesmo que a resposta não convença, certamente ela faz parte da jornada.
Se o seu Everest é um Ironman ou uma prova de 5km prepare-se com dedicação e prazer e aproveite a jornada, não só a conquista, pois todo o processo faz parte dela.
Parte do texto foi extraída do livro “No ar rarefeito” de Jon Krakauer.
Eu vou!!!!!!
Maratona de Foz do Iguaçu
(26 de Setembro de 2010)
Considerada a maratona mais difícil do Brasil, a prova termina num dos lugares mais bonitos do planeta, dentro do parque e próximo às cataratas.
Ultra Maratón de los Andes 80 km (16 de Outubro de 2010)
Ultra maratona de montanha com a Cordilheira dos Andes como cenário, perto de Santiago – Chile, partindo de 700 metros do nível do mar e chegando a incríveis 2200 metros. A prova tem diversas distâncias para todo tipo de corredor, 5, 10, 21, 50 e 80km.
Ironman Brasil
(29 de Maio de 2011)
3,8 km natação, 180 km ciclismo e 42 km corrida.
Triathlon individual onde o atleta percorre 3,8Km de natação, 180Km de ciclismo e 42Km de corrida num único dia. Disputada em Florianópolis, é a única etapa na América Latina classificatória para o mundial no Hawaii. Será a quinta vez que vou participar da prova e até então venho melhorando meus tempos a cada ano. Em 2011 pretendo completar em torno de 10h30min e fazer com que meus atletas/amigos alcancem seus objetivos.
Ironman Flórida (05 de Novembro de 2011) Panama City Beach
As inscrições são abertas após o término da prova de 2010 e se esgotam em poucas horas, fique esperto!
Que prova você indicaria para um amigo, ou inimigo? Não esqueça de especificar se é para amigo ou inimigo.