Arquivos da Tag: corrida Romeiros
Vídeo da Volta dos Romeiros 2014
Assista ao vídeo da Volta dos Romeiros 2014.
Para ler o texto e fotos de como foi a prova, clique aqui.
Enzo Amato
Volta dos Romeiros 2014
Eu já sabia!
Não esperava nada fácil, já que são os mesmos organizadores da maior corrida de aventura do país, o Ecomotion/Pro com 600km. Sabia que eles iam aprontar e caprichar tanto nos 5 e 10 como nos 21km, e não deu outra! Prova ideal para iniciantes e avançados, e não pense que pode subestimar se já faz 21km no asfalto, pois aqui precisei de 50% mais tempo que minha última meia maratona no asfalto dentro da mesma faixa de batimentos.

Foto: Marcello Fim / MidiaSport
Fiz os 21km pensando em usar como treino para uma prova mais longa do meu calendário, por isso, já que a distância não era meu desafio queria que a intensidade fosse, pensei em correr com 170 batimentos de média, que no meu caso é 25 batimentos abaixo do meu limite, é a mesma frequência que fiz a meia de SP no asfalto, mas enquanto no asfalto o determinante é a cadência de passadas e ritmo, na trilha é basicamente força, equilíbrio e agilidade, sendo que, se a força vai acabando ela compromete os outros dois. (corredores iniciantes ainda correm confortavelmente com batimentos altos, mas isso muda com a prática, para eu chegar a 170 preciso fazer força).

Foto: Marcello Fim / MidiaSport
Diferente de 2013, que choveu, esse ano o sol estava a pino e o percurso bem seco, o que deixava as pedras soltas e aumentava o risco de escorregões e quedas. A primeira metade da prova de 21km foi BEM DIFÍCIL, para os que fizeram 10km, os primeiros 2/3 foram os piores, apesar de vários trechos em estrada de terra, tinha muitas subidas que exigiam muita força, afinal o desnível acumulado era de mais de 1000 metros, do alto do morro era campo aberto e a paisagem sempre ajudava e motivava, várias descidas íngremes, single tracks, pedras, pasto sem trilha e só o último km de asfalto. Andei nas subidas mais difíceis e fui cauteloso nas descidas mais perigosas, apesar de ver corredores muito bons passando como raios nas descidas. Lá pelo km 12, numa descida até que fácil, tropecei e caí, como pode ver no vídeo, ralei um pouco o braço, mas nada que me atrasasse, continuei firme até o final com o sol castigando bastante.
Essa é daquelas provas em que o grau de esforço é medido pela duração e não pela distância, em 2015 vale escolher a sua com base no percentual que citei acima podendo facilmente variar para mais.
Concluíram 198 atletas nos 10km, 156 nos 21km e 53 nos 5km. (Veja os resultados)
As fotos estão disponíveis no MidiaSport e o vídeo que fiz enquanto corria está no ar. Clique para assistir. Consegui filmar todas as variações do percurso, o terreno e muitas paisagens bonitas.

Foto: Marcello Fim / MidiaSport
A prova tem cara, cheiro e clima de interior, Pirapora do Bom Jesus fica a 60km de SP e em 1h estava estacionando o carro no centro, sem flanelinha por perto. Se você esteve lá deixe sua opinião, ela pode ajudar outros corredores ano que vem!
A Volta do Baú 14/6 promete ser mais desafiadora, palavras da Shubi!
Enzo Amato

Foto: Marcello Fim / MidiaSport