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Core: saiba o que é e como treiná-lo. – 21/06/2016

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Com a função de manter o alinhamento corporal e prevenir lesões, o core – conjunto de músculos na região do abdômen e da lombar-, é uma das partes mais importantes do corpo e que merecem atenção especial durante os treinos. Segundo Leonardo Lima, especialista da Smart Fit, quando bem fortalecido, o core gera a estabilidade necessária para evitar possíveis lesões e também auxilia no desenvolvimento de atividades relacionadas à performance física.
 
“A região do core compreende os músculos profundos do abdômen, lombar e pélvica que tem como finalidade manter a estabilidade dessa região. Pessoas com o core enfraquecido têm mais chances de ter desvios posturais e lesões, como hérnia de disco, por exemplo. Por isso, a importância de exercitar o local”, explica o professor da Smart Fit.
De acordo com Leonardo Lima, não são necessários exercícios avançados para trabalhar o core.  “O indicado é apostar em atividades de instabilidade, que exijam equilíbrio e coordenação e possam ser feitos de forma isométrica, sem movimento articular”, complementa o especialista.

Confira os cinco melhores exercícios para trabalhar o core:
 
Prancha frontal – A prancha frontal é feita com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros e deve ser mantido nesta posição por até 30 segundos.
 
Prancha lateral – Deitado no chão de lado, coloque o cotovelo abaixo dos ombros, junte e estenda as pernas. Levante o corpo para cima até que fique em uma posição reta, apoiando-se com o cotovelo e a ponta dos pés. Mantenha-se fixo nessa posição durante 30 segundos.
 
Perdigueiro – Na posição de quatro apoios, erga simultaneamente o braço direito e a perna esquerda e sustente por 15 segundos. Feito isso, repita com o outro braço e a outra perna.
 
Extensão de troco com a bola – Apoiado com o abdômen na bola, realize a extensão lombar em 15 repetições.
 
Abdominal supra – Deitado no solo, realize o movimento de abdominal em 30 repetições.

Fonte: Agência Ideal / Smart Fit / Foto: Depositphotos / Darrin Henry

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