Conhecendo o Ecomotion/Pro 2013

O Ecomotion/Pro é uma prova de aventura ininterrupta com aproximadamente 6 dias de duração e cerca de 620km onde equipes de 4 atletas, com obrigatoriamente 1 do sexo oposto, devem se orientar para passar nos pontos de checagem espalhados pelo percurso, que é divulgado só no dia anterior. Trekking, mountain bike, canoagem, técnicas verticais e muita orientação, sem GPS claro, são algumas das modalidades da prova que é autossuficiente. A organização só ajuda as equipes levando as bikes, caiaques e equipamentos que devem caber numa caixa de 100L para os pontos de início das modalidades citadas. Existem alguns pontos obrigatórios de descanso, chamados de dark zone, e pontos de corte, onde a equipe é orientada a cortar caminho para não ultrapassar os 7 dias de prova que é o tempo limite. A equipe faz a prova inteira junta, são pessoas fortes tanto física quanto mentalmente já que com tanto tempo de prova os nervos ficam a flor da pele, e ficar perdido ou fazer um trajeto mais longo são os temperos comuns da prova, onde mesmo os favoritos podem ficar pra trás.

A prova faz parte de um circuito mundial, ARWS – Adventure Racing World Series que em 2013 engloba 7 provas e a etapa brasileira será no sul da Bahia, na costa do cacau. As equipes largam de Itacaré, mas a base e organização do evento ficam em Comandatuba de 9 a 18 de agosto, local da chegada.

É organizada por ex-atletas de aventura e por isso podemos esperar um perrengue daqueles para os atletas, muito calor e lindas paisagens, mesmo porque acho impossível fugir do calor e lindas paisagens estando no sul da Bahia.

Estou muito curioso para ver o que eles comem, como cuidam dos pés com tão poucas paradas e tantos kms, como lidam com as adversidades etc…

Tem alguma curiosidade ou pergunta que você gostaria de fazer aos atletas ou organizadores? Me escreva que corro atrás.

Aguarde as novidades aqui no blog durante a semana, direto de Comandatuba.

Possíveis estratégias das equipes.

Ecomotion em números.

Como foi a prova.

Enzo Amato

3 ideias sobre “Conhecendo o Ecomotion/Pro 2013

  1. Pingback: Ecomotion/Pro em números. | Blog do Amato

  2. Pingback: Ecomotion/Pro 2013, os líderes. | Blog do Amato

  3. Pingback: Ecomotion/Pro 2013, detalhes e estratégias. | Blog do Amato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>