Artigos e notícias

Conheça os benefícios de praticar atividade física durante e após a gestação – 05/05/2015

Artigos e notícias – Voltar para "Mulher"Voltar para artigos e notícias

 

​A prática de exercícios físicos, acompanhamento médico e alimentação saudável são fundamentais para uma gravidez tranquila, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

De acordo com a fisioterapeuta Tayla Perosso de Souza, mestra em ciências da saúde e especialista em reabilitação aplicada ao esporte, a gestante que tiver liberação médica pode, por exemplo, se inscrever no pilates.

“Esta prática esportiva alivia as dores nas costas e nas pernas causada pelo aumento do peso. Ela estimula a circulação sanguínea, reduzindo edemas (inchaço). Evita picos de pressão alta. E, prepara o corpo da mulher para o parto, principalmente, o parto normal”, explica Tayla.

Isto porque, segundo ela, é realizado um trabalho da força dos músculos que auxiliam a expulsão do bebê, como abdômen e assoalho pélvico. Além de exercícios de mobilidade da pelve que auxilia na dilatação do canal vaginal.

“A futura mamãe, que é praticante de alguma atividade física, tem também menor chance de apresentar diástase abdominal, que é uma pequena abertura muscular que ocorre no abdômen. E evita a incontinência urinária, causados por estiramento e dificuldade de retorno da musculatura do abdômen e assoalho pélvico”.

Outra alternativa para se exercitar é participar de aula de alongamento. Porém, antes de se matricular em uma academia é importante saber que todos os exercícios devem ser adaptados para cada mamãe.

“É necessário respeitar a situação física e emocional da gestante e o seu período gestacional. Exercícios realizados sem supervisão de especialistas podem causar aborto”, alerta Tayla.

Ela informa ainda que após o nascimento é recomendado dar continuidade aos exercícios para recuperar a boa forma física. Esta atividade pode ser compartilhada com o bebê, como no Baby Pilates.

Para a fisioterapeuta, atividades feitas em parceria com os filhos elevam o vínculo afetivo e ajuda no desenvolvimento psicomotor da criança. “A ideia é adaptar as aulas para esta dupla, que terá de ter paradas para amamentação e muitos momentos de descontração”, diz.

Sobre Tayla Perosso de Souza

O consultório da Tayla Perosso de Souza (Crefito 3/172162-F) se destaca em Santos e região por oferecer ao paciente um espaço completo em tratamento de fisioterapia e estúdio de pilates.  Com aparelhos modernos, a fisioterapeuta mestra em ciências da saúde e especialista em reabilitação aplicada ao esporte desenvolve atendimento personalizado para prevenir e reabilitar lesões por meio de RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, Terapia Manual e Podoposturologia. 
O consultório está localizado na Avenida Conselheiro Nébias, 703, cj. 2203, no Boqueirão, em Santos (SP). Agende uma avaliação gratuita ou marque uma aula cortesia pelo telefone (13) 3221-7867, e-mail [email protected] ou site www.taylafisioterapia.com.br.

Fonte: Emanuelle Oliveira (Mtb 59.151/SP)/ Foto: Divulgação Studio Tayla Perosso de Souza

Ferramentas

2013 © Midia Sport - Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Termos de uso