5 dicas para começar a correr

Esqueça a busca pelo exercício que gasta mais calorias e preocupe-se em inserir um compromisso na rotina.

  1. Estabeleça dias e horários compatíveis com sua agenda. 2 a 3x na semana é uma ótima forma de começar.
  2. Não deixe virar tortura, no início é para ser fácil. Seu desafio atual é cumprir a dica 1.
  3. Ter companhia ajuda muito a cumprir a dica 1.
  4. Se acha que ouvir música ou assistir TV enquanto faz exercício vai te motivar a cumprir a dica 1, ótimo, vá em frente!
  5. É preciso força de vontade para cumprir a dica 1 depois do primeiro mês.

Depois de 10min de caminhada, comece a correr bem devagar e repare por quanto tempo consegue fazer sem sofrer, há pessoas que não chegam a 1min enquanto outras passam de 30min… alternar corrida com caminhada é muito eficaz nessa fase inicial, e um bom “termômetro” é perceber que não está exagerando. Não importa por quanto tempo você vai treinar, se 20 ou 30min. O importante agora é ter esse compromisso na rotina. Mais adiante você vai perceber que seu corpo e sua agenda aguentam mais tempo.

Este texto serve para aquele seu conhecido que, como resolução de ano novo, disse que ia começar a correr. Para essa pessoa o mais difícil será encontrar tempo na agenda e permanecer motivado depois da primeira semana. Por isso que no início a preocupação não deve ser em quanto mais suar melhor, mas fazer a pessoa colocar roupa de treino e sair para treinar. Se fizer isso por um mês a chance de permanecer treinando aumenta bastante.

Claro que um treinador vai fazer o processo ficar mais fácil, mas a dica 5 nunca pode faltar.

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Enzo Amato

Começar a correr, seus primeiros treinos.

Como começo a correr?

Como treinador essa pergunta é recorrente.

Tudo depende do seu ponto de partida, qual seu condicionamento de hoje? Seja ele o fundo do poço, ou de alguém ativo que quer começar a correr, o início parte de onde você está hoje.

Qual o objetivo? Recomendação médica, ou chegou ao ponto de “intimação médica”, sair do sedentarismo, emagrecer…? Claro que para cada pessoa existe uma resposta diferente, mas a forma de começar é muito parecida para todos, a não ser que o médico tenha pedido algum cuidado específico.

Vou deixar uma forma de treino bem básica que funciona pra muita gente.

  • 10min de aquecimento caminhando (o aquecimento nunca é cansativo)
  • correr bem devagar pelo tempo que conseguir, mas sem passar de 3min.
  • caminhar por 3min
  • Repetir a série em negrito 4x ou até completar 25min
  • caminhar por 5min ou pelo tempo que tiver disponível.

Alterne esse treino com um dia de descanso, ou só de caminhada ou com as atividades que você já faz.

Pontos relevantes:

  1. Preste atenção no que você sente para que sirva de parâmetro nos próximos treinos;
  2. É muito importante nessa fase inicial estabelecer uma rotina, separar dia e horário na agenda para atividade física.
  3. Não exagere, se você está muito no fundo do poço seja cauteloso, se você já é muito ativo, também, deixe o corpo se adaptar a corrida por isso não exagere no tamanho do treino e nem na quantidade na semana.

Com o passar dos treinos você vai perceber que consegue correr cada vez mais tempo e que o intervalo pode ser menor, vá aumentando os desafios tirando cada vez mais os intervalos de caminhada até conseguir correr devagar por 25min, depois é hora de pensar em correr mais rápido usando outros tipos de treino. Clique aqui para ver outros treinos.

Se ficou dúvida é só escrever.

Enzo Amato