Clínica com as feras da corrida de montanha.

Já se imaginou nadando com Cielo ou batendo uma bolinha com Neymar? Pra quem gosta de correr foi assim.

Carlos Magno, o mais alto, Manu Vilaseca, eu, Fernanda Maciel, e Marcelo Sinoca – (Foto: Marcelo Fim)

A clínica com os corredores(as) de montanha da marca The North Face aconteceu em Cotia, na grande SP.

Meu grande motivador para participar era poder conhecer de perto a Fernanda Maciel, 4ª colocada na famosa Ultra Trail Du Mont Blanc, de 168km, e quem sabe correr um pouco ao lado dela. Esse estopim acabou me dando o grande prazer de conhecer de perto outros atletas que entraram para minha restrita lista de atletas profissionais que admiro.

Eram 5 estações com temas diferentes onde cada atleta falou sobre um deles, éramos cerca de 40 pessoas divididas nessas 5 estações, o que acabou deixando a conversa bem mais pessoal com grupos pequenos que trocavam de estação a cada meia hora mais ou menos, comecei ouvindo a Manu Vilaseca falar sobre a parte mental de enfrentar essas provas longas, a Rosália Guarischi sobre a realidade de todos nós, inclusive a deles, de encontrar tempo para treinar e trabalhar, depois o Marcelo Sinoca sobre as minúcias de escolher bem os equipamentos adequados para as condições da prova que vai enfrentar, aí passei para o Carlos Magno que falou sobre estratégias de prova e finalmente a Fernanda Maciel que contou sobre a preparação dela para arrasar na UTMB 2014 encarando outras provas duras como treino.

Suando a camisa
(Foto: Marcelo Fim)

Depois do café da manhã, e dessa parte teórica, encaramos a trilha com os atletas que deram dicas valiosas tanto para corredores experientes quanto para iniciantes, desde travar o abdômen nas descidas até como usar os bastões com agilidade nas subidas, então passamos para o almoço e mais momentos de interação com todos, inclusive fotos.

Como treinador o que pude aprender ouvindo cada um deles é que mesmo os atletas que brigam pelos primeiros lugares passam por altos e baixos motivacionais durante as corridas e que além da capacidade de correr mais rápido que a gente, eles também desenvolvem uma força mental muito grande para continuar. Pude também perceber no discurso de todos eles que o prazer de correr vem em primeiro lugar, seguido da capacidade de treinar e da força mental para contornar as dificuldades, é um processo evolutivo que podemos associar ou comparar com qualquer esfera da nossa vida, tanto na pessoal e profissional, quanto na esportiva.

Rosália, Lu que organizou o evento e eu.

Outros detalhes pessoais citados por eles servem para nos ensinar que a essência está em adaptar tudo para a nossa realidade a partir da prática, ou seja, não é necessário correr sem meias como o Carlos Magno, ou de short em provas com temperaturas negativas como o Sinoca, mas sim descobrir o que funciona para cada um de nós através da prática, dos erros e acertos, para que tudo culmine no prazer de se desafiar e nunca parar de explorar. Depois de mais de 18 anos de corrida pude aprender um pouco mais com eles, pena que estava tão embasbacado por estar tão perto deles que as perguntas que eu tinha na cabeça sumiram, mas me conforta lembrar de um professor que dizia que quando saímos de um curso com mais perguntas do que quando entramos é porque aprendemos algo.

Espero poder encontrá-los mais vezes antes da próxima clínica.

Enzo Amato

3 ideias sobre “Clínica com as feras da corrida de montanha.

  1. Concordo com todos os comentarios que ouvi da clinica…Sucesso total! Os atletas em suas palestras nos inspiram a nunca parar. E a Ready4, Luciane e Fernanda sao fantasticas, sempre disponiveis e proximas orientando os atletas nas milhares de duvidas e necessidades. Obrigada meninas…

  2. Olá Enzo,

    Foi muito pertinente sua comparação com os atletas famosos, pois estou em viagem pela Espanha e ao entrar em uma loja The North Face dou de cara com uma foto imensa da Fernanda Maciel na decoração da loja, muito bacana ver brasileiros(as) arrasando.

    Faço idéia de como deve ter sido importante participar desta clínica com atletas tão experientes e dispostos a passar suas dicas.

    Parabéns a Luciane da Ready4Pilates pela organização e estou curioso para bisbilhotar as fotos do Marcelo Fim.

    Abs!

    • Não tem ideia de como foi importante e motivador para as próximas 2 corridas que ainda tenho esse ano.
      A Fernanda é a atleta que acompanho a mais tempo e sou grande admirador. Os outros passei a acompanhar a pouco e a ideia da clínica com todos eles foi muito boa.
      Parabéns pra Lu que fez acontecer!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>