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Carboidrato: vilão ou aliado da dieta e do treino? – 20/04/2016

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Considerado a principal fonte alimentar responsável pela produção de energia, o carboidrato, além de preservar a massa muscular, facilita o metabolismo das gorduras e garante o bom funcionamento do sistema nervoso central. Mas é preciso ter cuidado, pois, segundo a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, se consumido em excesso, o alimento pode trazer sérios riscos à saúde.
 
“O carboidrato é um macronutriente essencial, no entanto, o ideal é que haja uma adequação na quantidade e tipo consumido. Em excesso, por exemplo, pode retardar os resultados dos treinos para obter uma barriga sequinha, por facilitar o acúmulo de gordura, principalmente, na região do abdômen”, explica a nutricionista.

 
Presente nos pães, biscoitos, legumes, batata, aipim, inhame, cereais (arroz, farinha, aveia, macarrão), e também nas frutas e leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico, o carboidrato fornece o combustível para o cérebro, a medula, os nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. Cada um grama fornece 4 Kcal às células do corpo.

De acordo com a especialista da Bio Ritmo, o ideal é que haja uma adequação na quantidade e tipo do carboidrato, caso contrário, a pessoa pode adquirir doenças como hiperglicemia, diabetes e obesidade. “Em uma dieta balanceada, sugerimos o aumento no consumo de vegetais, pois, as fibras pertencentes a esse grupo contribuem com a sensação de saciedade e regulam a absorção dos carboidratos”, orienta Fúlvia Hazarabedian. 

Por isso, é importante ter sempre em mente uma dieta equilibrada e saudável, rica em alimentos nutritivos. A especialista da Bio Ritmo reforça que, antes de qualquer mudança na alimentação, o indicado é buscar a orientação de um profissional da área.
 

Fonte: Agência Ideal / Bio Ritmo / Foto: Shutterstock

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