Alongamento antes ou depois do treino?

Mito dos grandes, mas depende do ponto de vista.

Nem vou entrar na discussão, eu sei que tem tanta informação conflitante que é difícil bater o martelo. Ter a informação, mas não saber o que fazer com ela é o problema. Por isso vou direcionar esse texto para a minoria da população, aquela que faz atividade física regular, ou seja, quem vai pra academia, faz musculação, ou corre, ou joga futebol com os amigos e trabalha. Já é sabido que alongar não esquenta músculo, portanto isso não é aquecimento, se você gosta de fazer, ótimo continue, mas se não gosta, não pense que vai aumentar seu risco de se lesionar por não fazer.

Aquecimento é a própria atividade em ritmo mais leve.

  • Pra quem joga futebol, é trocar passes, dar uma corridinha…
  • Pra quem corre, é correr bem mais devagar, ou para muitos só caminhar;
  • Pra quem pega peso, é levantar 10% da carga, fazer movimentos articulares etc…
Enfim, deu pra entender que aquecimento é parte importante de todos os treinos já o alongamento, como forma de aquecimento, é opcional.

Se você é corredor, já ouviu que “o certo é” aquecer, alongar e treinar. Ok, pode ser assim, mas se sobrou pouco tempo no seu dia o mais importante é aquecer e treinar. Se você frequenta academia já ouviu também que fazer alongamento antes da musculação inibe a força. Isso também é verdade, mas veja quanto inibe:

Alongamento de até 30seg. inibe 1,8%

Alongamento de 30 a 45seg. inibe 1,9 a 3,4%

Alongamento de 60 a 120seg inibe 4,25 a 5,4%

Eu nunca vi ninguém na musculação fazer alongamento de mais de 30seg, portanto aquele alongamento antes do treino, caso você goste de fazer, não vai estragar seu treino.

Um estudo (Lara; Alves, 2013) comparou o alongamento de 30seg. e o de 1min em crianças de 7 a 11 anos, 2x por semana por 4 semanas e concluiu que todas tiveram ganhos significativos na flexibilidade.

Ou seja, se você é igual a maioria que tem pressa, os 30seg vão te ajudar bastante a ter mais saúde.

shutterstock

Depois do treino, o alongamento também serve para relaxar o músculo, eu costumo fazer nesse momento, e claro serve para melhorar um pouco a flexibilidade (quem nunca faz e passa a fazer, seguramente melhora) por isso aquele alongamento de 30seg. depois do treino, 2x por semana vai te ajudar sim a ser mais flexível. E depois de um tempo de prática regular o que realmente evita lesão é ser forte e flexível.

O alongamento é parte do treino, mas você viu que não precisa de muito tempo na agenda para se beneficiar dele. Leve isso em conta e inclua na sua rotina.

Se ficou dúvida é só escrever.

Enzo Amato

2 ideias sobre “Alongamento antes ou depois do treino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>