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Abaixo “Low Carb”! – 29/06/2015

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Atualmente vivemos a era do "ser magro não importa como", que afeta homens e mulheres.
Entre as dietas do momento, as preferidas são as que retiram todos os carboidratos do cardápio, e se tem uma coisa que não combina com a prática de exercícios é essa restrição. Uma alimentação adequada precisa conter todos os macros e micros nutrientes (carboidratos, vitaminas e minerais, proteínas e gorduras) necessários para manter as funções do metabolismo, e o carboidrato quando consumido transforma-se em glicose e esta é a principal fonte de energia do corpo. 
Sem ele o organismo faz um esforço extra para catabolizar (consumir) as proteínas e transformá-las em glicose, além do que, este processo intoxica o corpo, e para compensar a substituição do carboidrato, o indivíduo consume muito mais proteínas e gorduras do que o normal. 
Se esta dieta é aderida por um longo período, pode-se desenvolver: fadiga crônica, gordura no fígado, aumento do LDL ( colesterol ruim), perda de massa magra, ácido úrico, sobrecarga nos rins, cefaleia e comprometimento nos treinos e competições.
De forma geral, necessitamos de 50 a 75% de carboidratos por dia, pois é deles que vêm a  energia para as atividades rotineiras do dia- a- dia. Já os praticantes de atividade física devem consumir carboidratos de acordo com a quantidade de atividade: quanto mais exercícios, maior a ingestão de carboidratos, menos exercícios, menor a ingestão de carboidratos.

Dê preferência aos integrais que contem mais fibra vitaminas e minerais.
São boas fontes de carboidratos: cereais, tubérculos, frutas frescas e desidratadas, sucos naturais com moderação, açúcar mascavo, mel, melado de cana. 

Serviço:

Nutricionista Walquiria Milaine Martins

Trabalho com nutrição no esporte junto com o professor Augusto, na assessoria Corre Brasil, há 3 anos.
Sou formada em nutrição e dietética há 3 anos pela escola Carlos de Campos. Tenho muita experiência em suplementos industrializados, porém sou adepta á uma alimentação natural.
É assim que oriento os corredores e meus pacientes particulares.Tenho obtido muitos resultados positivos com esse seguimento.

CRN: 113452/T
E-mail: [email protected]
Celular / Whatsapp: (11) 97226-8720

Fonte: Nutricionista Walquiria Milaine Martins/ Foto: Shutterstock

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