Ironman Brasil, recomendações pré prova.

Não é de hoje que passo essas recomendações para meus clientes de Ironman, dentre as mais de 30 histórias diferentes desde 2007 já não sei mais quantas vezes disse isso a eles, e por considerar importante acho que preciso compartilhar com todos os leitores também.

Faça a natação e a bike dentro do ritmo que fez os treinos, se baseando pela percepção de esforço e batimentos.

Na bike não adianta olhar a média a toda hora porque na ida o vento ajuda e a média fica muito boa, na volta o vento segura e a média cai, na segunda volta da bike o calor é maior e provavelmente o vento também será, e tudo isso aliado ao cansaço faz o ritmo cair em comparação a primeira volta, então sua percepção de esforço e os batimentos são bons parâmetros para seguir nas diferentes fases do percurso.

Na natação nem se fala, se até o vento segura, imagina a água… esqueça o tempo ou média, siga dentro do esforço que treinou, se é bom nadador largue na frente, mas se é lento ou tem certo medo, assista a largada, mande beijo pra torcida e entre com calma pra fazer sua natação sem atropelos e respirando confortavelmente desde o início, tenha em mente que sua roupa flutua e um bando de staff com caiaque está lá pra te ajudar a completar a natação.

Faça a corrida mais lenta que seus treinos longos, essa recomendação é para os primeiros 21km, depois você vai saber o que dá e o que não dá pra fazer. É fácil fazer a primeira metade da corrida rápida, mas vai custar caro na segunda.

Faça a prova com alegria, aproveite seu momento, pare para abraçar sua torcida, esqueça do relógio e viva o presente!

É inútil deixar qualquer outro tipo de recomendação, já que existem inúmeras maneiras de treinar e encarar essa prova, se você fez tudo o que seu treinador orientou, então agora não é hora de mudar, essas são as recomendações que, dentro da minha maneira de trabalhar e enxergar essa prova, serve para muita gente de forma geral. Principalmente os iniciantes!

Vou torcer para que todos façam uma grande festa. Nos vemos em Floripa!

Enzo Amato