Arquivos Mensais:outubro 2012
São Silvestre 2012.
De volta à Av. Paulista, é lá que termina os 15km da prova, que em 2011 foi até o Ibirapuera, mas a maior mudança foi no horário, ao invés das 17 horas a prova será as 9 da manhã. Não acredito que a prova perca seu brilho por causa disso, já que o brilho vem das pessoas e não da TV, a torcida estará presente nas ruas, os corredores dominarão o espeço onde os carros dominam 364 dias por ano e será uma grande festa, como sempre, que só a São Silvestre pode mobilizar. Se você já fez todas as corridas em São Paulo, vai perceber que a SS é diferente. O fato de ter a largada de manhã vai ajudar na concentração, estacionamento, metrô e na dispersão da multidão. A chance de temporal de manhã é menor, o calor é fator importante, mas acredito que seja menos do que costuma ser as 17 horas. Talvez só o trânsito fique um pouco pior porque de manhã algumas pessoas ainda trabalham, mas vi com bons olhos essa mudança de horário e a volta da chegada na Paulista.
Os treinos longos. Isso é muito particular de cada corredor, do seu histórico e condicionamento atual, mas nenhum treino de prova longa precisa ter a distância da prova. Ninguém treina 42km para fazer uma maratona, quem dirá um Ironman ou ultra-maratona. Os treinos longos devem ser gradativos, a partir do que o corredor considera treino longo hoje, aumentando o tempo desse tipo de treino aos poucos, a cada 15 dias.
Costumo orientar que quanto mais exigente o treino longo, mais curtos são os treinos durante a semana para que o corredor possa se recuperar e conseguir fazer o próximo treino bem feito.
Os treinos de subida. Subidas devem fazer parte dos treinos, algumas curtas de até 100m e outras um pouco mais longas, cerca de 500m ou um pouco mais. Pra quem treina em esteira é fácil controlar isso. Nas subidas curtas os batimentos aumentam e não chegam a se estabilizar e a sensação de cansaço é pior do que nas subidas longas onde encontramos a velocidade correta fazendo o corpo entrar em estado de equilíbrio e tirando de letra a tão temida Av. Brigadeiro. Ou seja, encontre a “marcha” certa para o percurso que você está. Nas subidas mais longas, os batimentos devem se manter praticamente no mesmo ritmo do que quando no plano, para isso basta diminuir a velocidade assim que começar a subida e não só depois que o fôlego acabar. Nas curtas não vale a pena reduzir tanto a velocidade, dá pra sofrer um pouquinho com os batimentos mais altos e depois naturalmente baixá-los só com a mudança do percurso. Como ainda temos bastante tempo para a SS dá para evoluir nesse tipo de treino dando o tempo correto de descanso entre eles e avaliar sua evolução ao longo dos meses. Acho os batimentos o melhor parâmetro para treinos em subida. Subidas de 500m já são suficientes para os batimentos estabilizarem e você saber qual seu ritmo ideal na subida, que seguramente deverá ser mais lento que no plano. A Brigadeiro tem quase 2km, mas não há necessidade de treinar subidas de 2km, melhor fracionar 500m de subida com 300m plano algumas vezes, assim você não força demais os tornozelos numa posição diferente da que está acostumado, evoluir aos poucos é o grande barato da conquista.
A São Silvestre no fim da tarde era uma incógnita, um ano procurei chegar cedo, fiquei 3 horas com sol na cabeça, sem me mexer, e nem assim estava tão perto da linha de largada e já comecei a corrida cansado, noutra oportunidade chovia forte e as pessoas, abrigadas, deixaram a rua livre, larguei bem fazendo minha melhor SS em menos de 1h. Nesse ano a largada será de manhã e acredito que isso contribua para bons tempos, mas mesmo assim não considero a SS um bom parâmetro, já que os atletas acham que vão aparecer na TV, travam o fluxo, fazem muita festa e o tumulto é enorme. Para São Silvestre minha dica é sempre curtir a prova sem atropelos e esquecer do relógio porque não vale a pena. Corra confortavelmente para conseguir reparar na cidade, na torcida e nos corredores à sua volta. Não há nada igual às outras corridas do ano. O início deve ser conservador porque há uma grande descida e nessa hora todos estão com fôlego extra, mas com músculos e joelhos de sempre. Chegar com pelo menos 1 hora ou mais de antecedência é o ideal para conseguir reparar em tudo numa São Silvestre.
Sempre incentivo as pessoas para que avaliem as condições na hora da prova, se for favorável, com temperatura amena, você bem posicionado no funil de largada e se sentindo bem, vá em frente e tente seu melhor tempo, mas se uma dessas variáveis estiverem contra você, não lute contra porque você pode transformar essa corrida tão diferente e divertida num verdadeiro sofrimento. Deixe as cobranças no escritório e use a corrida como um hobbie, como ela realmente é pra nós amadores e simplesmente divirta-se.
Enzo Amato.