Nossa leitora Christine pediu informações sobre que tipo de roupa usar numa maratona, que participará com seu marido, no Ártico. Na hora lembrei do Davi e Luciana que se mudaram para o Canadá em 2010 e tem experimentado algumas corridinhas no frio de Montreal. Naquele primeiro momento eles escreveram um texto com as primeiras dicas do que fazer, e as impressões até então, agora o texto abaixo já trás novas dicas, e as antigas também, mas com mais detalhes. Abaixo deixo o texto, bem informal, que ele me enviou pedindo para que encaminhasse para nossa leitora, mas sem saber que de tão bom, resolvi publicar e dividir com os outros leitores também.
Por Davi Garcia.
Então vai encarar uma corrida abaixo de zero? Parabéns! Para pessoas acostumadas com temperaturas tropicais onde no inverno ficamos na dúvida se vamos correr quando faz 10ºC, correr com -20ºC é uma situação bem atípica. Mas vou começar te tranquilizando. Estou morando no Canadá e corri durante todo o inverno no ano passado, e agora neste ano também. Minha namorada (que é super friorenta) também corre, e não temos problemas, adotando algumas mudanças no vestuário, é claro!
Quanto ao fato de ter neve, no se preocupe, normalmente não escorrega, a menos que ela esteja bem “amassada”. Neste caso ela vira uma pedra de gelo e pode escorregar, mas leva tempo para a neve ficar bem compactada assim. Tem gente que coloca grampos no tênis, mas eu pessoalmente nunca usei aqui e nunca caí também. Caso seja neve apenas, se a acumulação for grande será como correr na areia. Demanda esforço e você perde um pouco do seu impulso, mas isso é tudo. (Estou falando de acumulações normais na rua, caso seu caso seja diferente, com muuuuuita acumulação mesmo, aí a coisa muda). Verifique as condições meteorológicas para saber se você não terá gelo na corrida (em ingles black ice e em francês verglas). É uma condição onde não esta tão frio durante a noite, então chove (ou neva e depois derrete) e no outro dia faz muito frio, congelando a água da rua, fazendo uma camada de gelo. Nesta última sim você terá problemas, e muito, para se manter de pé. Diria que neste caso, pela sua segurança e para evitar lesões e tombos desnecessários, o melhor seria nem correr. O bom é que isso não é tão frequente. São raros os dias em que você tem mais frio de dia do que de noite.
Quanto ao tênis de corrida, uso os meus normais mesmo, e nem meias eu uso especiais. Como o pé tem bastante impacto normalmente, a circulação sanguínea nele é alta, e isso o mantém quente enquanto corre. O problema é se você tiver que parar ou andar durante muito tempo, ai você pode sentir o pé ficar gelado, pois normalmente os tênis de corrida tem muita ventilação no seu tecido deixando passar o frio. Uma dica caso você sinta frio nos pés é pisar forte, como se desse umas palmadas no chão com o seu pé, isso estimula a circulação local.
A gente não associa dia bonito a frio, mas por incrível que pareça, os dias mais bonitos e ensolarados no inverno são também os mais frios. Um dia meio nublado tem temperaturas mais altas que os dias abertos. Então se você quiser pode levar um óculos de sol, pois sol e neve significa uma boa claridade refletida. (eu não costumo usar, vai de você).
A respiração não costuma ficar prejudicada. Nunca senti problema para respirar, e olha que já corri em dias com -25º C (e sensação térmica de -30ºC). Não conheço a altimetria da prova que você fará, talvez possa ter algum problema com a altitude, que torna o ar mais rarefeito, mas em termos de temperatura do ar, isso não costuma me prejudicar, e nem tenho reparado problema no grupo que corre comigo. Tem gente que coloca máscara ou balaclava, assim respira um ar menos gelado, mas depois de um tempo ela vai ficando molhada com a umidade de nossa respiração, eu pessoalmente não gosto. Você pode levar uma especie de cachecol ou bandana para o pescoço que te permite subir cobrindo o rosto ou descer novamente caso não queira usar, sem que tenha que ficar segurando depois, caso opte por não usar (veja o link).
Leve gel, o seu corpo vai gastar mais energia para correr em um lugar frio, além de energia para correr, você gasta energia para se manter aquecida, isso da um vazio no estômago, rs! Se programe com uma pequena reserva a mais do que costuma usar em corridas normais.
Roupas, este item sim é importante! O primeiro cuidado são as extremidades do corpo, áreas de menor circulação e sujeitas a sofrer com o frio. Proteja mãos e orelhas! Luva e touca são essenciais! É interessante saber que perdemos ate 50% do nosso calor corporal pela cabeça.
A calça que uso é uma de ciclista colada ao corpo, permite guardar seu calor e é de tecido respirável, principalmente na parte de trás das pernas. Na frente ela parece ser um pouco mais densa para cortar o vento. Me dou muito bem com esta calça, mas a minha namorada usa calcas normais de ginástica (justas ao corpo) e também não tem problemas.
Região do tórax: Vc sentira mais frio nesta região do que nas pernas então a dica é se vestir em camadas. Para dias de ate -10º C, três camadas são suficientes, abaixo desta temperatura uso 4 camadas. A primeira é uma “segunda pele”, camisa de manga longa bem fina e colada ao corpo, de tecido sintético, que vai te permitir expulsar a transpirção do corpo. Segunda camada é um tecido mais grosso aveludado, chamado de fleece ou soft (nada de algodão ou moletom que retêm água!). esta camada vai te manter quente. E a terceira camada é um casaco corta vento/chuva. As vezes com aparência meio plastificada por fora e forrado por dentro, este casaco deve ser fino e também permitir que seu corpo respire. Grande parte deles tem aberturas de baixo dos braços (permanentes ou com zíper) para permitir circulação de ar. Mesmo com estas 3 camadas você não deve ficar parecida com um urso polar. Estas roupas, que devem ser compradas em casas esportivas, são especializadas e vão te dar flexibilidade para correr, e te proteger do frio sem grandes volumes ou peso. É importante também que não retenham umidade, é horrível ficar com o corpo molhado no frio!
Quem olha não diz que você esta preparada para -10ºC, e talvez até você mesma duvide no inicio da corrida, mas tenha em mente que você vai sentir um pouco de frio ate o 1º ou 2º Km, isso é normal, depois o corpo esquenta e você vai estar bem. Se você não sentir frio no inicio, se prepare para cozinhar durante a corrida!
Quanto ao tempo de exposição ao frio, não se preocupe, enquanto você estiver correndo vai estar tudo bem. Já corri 25Km com -25º C, os cílios, sobrancelhas e barba ficam cheios de gelo por causa da umidade da respiração que congela no rosto, mas isso não faz mal, ele derrete em 5 segundos quando você entra em algum lugar quente. Para as mulheres os cabelos longos ficam brancos por onde passa o ar úmido expelido pela boca, a imagem tanto dos homens quanto das mulheres parece de alguém a ponto de sucumbir ao frio, mas é só impressão!
Tudo isso são conselhos pessoais, talvez valha a pena, chegando uns dias antes, experimentar dar uma corridinha para ver como será sua adaptação.
Estes acessórios que citei talvez sejam meio difíceis de serem encontrados no Brasil, mas uma dica seria procurar na Decathlon.
Fiz um post parecido no meu blog se você quiser dar uma lida.
Bom, é isso, espero ter ajudado. Mas se tiver mais alguma dúvida ou pergunta pode mandar um e-mail que terei o maior prazer em ajudar!
Boa corrida e mande o relato depois ao Enzo!
Davi