Arquivos Mensais:maio 2012
7º Ironman
Por mais que tenha sido a 7ª vez que completei um Ironman, sempre digo, e aprendo, que cada um tem sua história de superação que nos proporciona uma experiência de vida.
Foi isso que tentei buscar com o grupo que tive o prazer de treinar para este Ironman Brasil 2012, com o auxílio profissional do nosso psicólogo Rafa Dutra, da nutricionista Vanessa Pimentel, do fisioterapeuta Paulo Paszko e da equipe do Midiasport André, Mariana, Sacha e Sadan.
O Ironman é algo muito desafiador para ser resumido ao tempo total de prova, cada um dos dois mil atletas que viram o sol nascer em Floripa 5 minutos antes da largada, colocaram o físico e a mente à prova até o anoitecer, abriram mão de muita coisa e se dedicaram por vários meses para poder estar lá, enfrentaram o desconhecido que nenhum treino seria capaz de prepará-los. Por mais que os treinos mais longos durassem cerca de 6 horas, a prova exigia pelo menos, mais de 10, para a maioria dos amadores, ou seja, 40, 50, 60% a mais do que os treinos mais exigentes. Nenhum dos que estavam ali achavam que ia ser fácil, e nenhum sabia exatamente como seria a prova do início ao fim. Superação é palavra corriqueira para alguém que se propõe a fazer um Ironman.
Parabéns aos que lograram, e também aos que não concluíram, cada um sabe o esforço que fez para encarar a linha de largada e acreditar que era capaz, mas o único que pode contar sua história e passar essa experiência de vida adiante é você mesmo.
Enzo Amato.
Nº dos atletas no Ironman Brasil 2012, perfil de cada um e vídeos.
Para que todos os amigos e parentes, que não poderão ir a Floripa, possam acompanhar a prova e resultados da turma que treinou junto e vai participar do Ironman Brasil 2012, deixo os números de cada um e o link para que acompanhem em tempo real no dia do evento.
Numa prova de mais de 10 horas, muita coisa pode acontecer, mas aproximadamente esta será a ordem de chegada do pessoal. Mérito de todos independente do tempo.
Eduardo 115
Enzo 709
Otavio 489
Léo 929
Witney 2061
Silvio 1424
Gustavo 711
Marchi 1098
Rafa 1101

Na esq. Witney, Silvio, Marchi, Edu, Enzo agachado, Gustavo, Otavio, Edu só pra maratona, Rafa e Léo.
Saiba um pouco de cada um deles clicando aqui
Veja os vídeos de como foram 2 dos treinos da nossa preparação com gravação exclusiva do Midiasport.
Treino Estrada velha de Santos
Espero que gostem, torçam por todos nós e aguardem as novidades.
Enzo Amato.
Último treino antes do Ironman Brasil 2012
As últimas semanas passaram voando, fizemos nosso último treino longo 3 semana antes da prova 184km de bike no sábado e 35km de corrida no domingo, descansamos alguns dias, faltando duas semanas fizemos um treino intenso de bike alternando esforço acima do limiar e descanso e na sequência uma corrida forte 1/3 da distância da prova (cerca de 15km) no dia seguinte nadamos 4km na represa em pouco mais de 1h, e outra vez vários dias de descanso.
Chegamos no fim de semana anterior à prova, fizemos nosso último encontro com nosso psicólogo Rafa Dutra onde detalhamos o mapa da prova tentando vivenciar antecipadamente algumas experiências e pontos positivos para serem lembrados durante a prova. Na segunda ainda teremos um encontro com nossa nutricionista Vanessa Pimentel para tirarmos dúvidas sobre a alimentação e hidratação durante o Ironman.
Nessa semana os treinos são completamente voltados para otimizar a dieta de supercompensação de carboidratos, onde sábado e domingo apenas 30% da ingestão diária é de carboidratos adicionados a treinos em ritmo de prova de aproximadamente 2h (sábado 60km de bike, domingo 1h15 de natação e 40min de corrida) durante os treinos só podemos tomar água e a sensação no domingo já é de esgotamento, já que o corpo detonou os estoques de glicogênio. Com os estoques em baixa, a partir da segunda começamos a reduzir drasticamente o treino, iniciando uma inversão na ingestão de carboidratos para que o corpo acumule quase 3x mais do que o normal usando o instinto de sobrevivência, passamos dos 30% para 50% na segunda e terça, 70% na quarta e quinta, já sem treino algum, e 90% na sexta e sábado.
Resumindo, neste mês fizemos um dos treinos mais longos da preparação adicionando cada vez mais dias de descanso e recuperação, na última semana fechamos parte do trabalho psicológico e estamos com o foco na dieta objetivando acúmulo das reservas de glicogênio no organismo para chegar no dia da prova com o tanque cheio, muita vontade e ferramentas mentais para encarar o que vier.
Esse último treino é dedicado ao nosso amigo Clodoaldo, que nos acompanhou até as últimas semanas de treino e teve que optar por abandonar o Ironman deste ano por estar cuidando, junto de sua mulher Andressa, da filhinha deles, a Daniela que está hospitalizada, mas passando bem. Nosso grupo treina para curtir a jornada, e nesse caso não faria sentido algum ele fazer a prova. Apoiamos sua decisão e teríamos feito o mesmo.Enzo Amato
Enxergar mais longe.
Neste último feriado prolongado de 1ºde maio pude participar de um congresso escolhendo a dedo os cursos que mais me interessavam, pelos profissionais que os ministrariam.
É muito bom quando nos tiram da zona de conforto e nos fazem pensar e repensar nos procedimentos do trabalho, em casos reais que vão além dos livros e propriamente os livros, pois são neles que norteamos o trabalho a ser seguido na preparação física de pessoas, mas como cada um é um indivíduo, a percepção do professor acaba prevalecendo.
Pude aprender muito e faço questão de registrar isso através deste texto, como de costume, serei minha própria cobaia nos novos conceitos e aplicar aos poucos nos clientes conforme seus objetivos.
Se eu pudesse deixar uma sugestão, diria para ouvir opiniões diferentes, aprender, por mais que seu trabalho esteja dando o resultado esperado ainda podemos vê-lo por um outro ângulo e ter novas ideias para aprimorá-lo.
Enzo Amato.
Detalhes psicológicos para Ironman Brasil 2012
Quando falamos de estratégia para o Ironman podemos pensar em inúmeras formas de atuação, e se perguntarmos para 10 pessoas, certamente teremos 10 estratégias diferentes já que a prova é muito longa e todas as decisões que você tomar durante as várias horas do percurso podem interferir no resultado final tanto fisicamente como mentalmente.
Conforto e segurança:
Para ter os dois, provavelmente você vai abrir mão do desempenho máximo, vai perder um pouco mais de tempo nas transições, perder em aerodinâmica e até carregar algumas gramas a mais, mas todas essas “perdas” serão neutralizadas se tudo correr bem, enquanto que, arriscar uma transição mais rápida, deixando de calçar as meias ou passar vaselina, pode fazer você perder mais tempo do que imagina se uma bolha resolver te visitar.
Vestir uma camiseta de ciclismo manga longa caso esteja frio, vestir uma bermuda seca para pedalar e evitar assadura causada pela água do mar e atrito, levar o kit reparo ou pneu reserva… todas essas precauções te deixarão mais tranquilo no decorrer da prova e não vale a pena arriscar a prova que você se preparou por meses por causa de nano segundos.
Aproveite toda prova:
Numa prova de 100m existe estratégia, e muita coisa pode dar errado. Imagine numa prova de mais de 10 horas! Por isso certifique-se de tomar todas as precauções que você pode controlar, e tenha a mente aberta para saber se virar, e reprogramar sua prova, caso as incontroláveis apareçam no meio do caminho.
Sorria e agradeça os staff:
Tire o melhor das pessoas ao seu redor e isso te contagiará!
Ano passado nosso psicólogo Rafa Dutra, já no fim da nossa preparação psicológica de 2011, compilou as dicas mais significativas que cada integrante, do grupo daquele ano, trouxe à discussão e elas nos foram muito úteis durante a prova, por isso compartilho novamente com vocês leitores e atletas, que se dedicaram muito na parte física, mas que não podem deixar de treinar a psicológica também. Dicas psicológicas para o Ironman Brasil.
Essas dicas nos serviram para lembrar, e poder contar, as várias histórias e lições que aprendemos numa prova de Ironman. Espero que elas ajudem na sua história também!
Enzo Amato.