Por Rafa Dutra*
Em abril não escrevi o texto para esta coluna do Blog do Amato, e como maio é especial para aqueles que se preparam nos últimos meses para esse grande desafio, essa coluna terá dois posts no mês do IRON.
O primeiro foi “Qual ansiedade é a sua?”, e espero que tenha os ajudado a aprender mais sobre esse tema e a trabalhar melhor a ansiedade para a prova, e esse segundo post é o relato de uma atividade que realizei com o grupo que estou preparando para a prova.
No dia 05/05 pedi para que cada um dos seis integrantes do grupo levasse dicas para o aspecto emocional da prova, seja experiências de ter feito o IM, outras provas ou coisas que leram e aprenderam para deixar a “cabeça boa” na hora da prova. E o que escrevo abaixo é o relato das dicas que eles deram, comentadas por mim:
- Confiança no treino realizado:
Saber que está preparado para os 226km de prova, que se preparou bem e que seu corpo conseguirá realizar a prova dentro do ritmo em que você treinou.
Uma planilha de treino para o IRONMAN é uma seqüência de desafios e conquistas, sair dos 70km para os 200km de bike, os treinos diferentes, os longões, os bons tempos nos treinos de velocidade, etc. Se preparar para a prova foi vencer semanalmente novos desafios que as planilhas apresentavam, lembrar disso e usar isso como elemento motivador e gerador de autoconfiança é fundamental.
- Disposição para replanejar:
Cada atleta fez uma programação, um planejamento (alguns mais ou menos detalhados) para a prova, a expectativa de tempo em cada modalidade, na transição, o ritmo para nadar, pedalar e correr, no entanto, embora deva-se buscar seguir esse planejado, a prova é muito longa e uma infinidade de adversidades podem acontecer, por isso é importantíssimo o atleta estar disponível a replanejar suas metas no meio da prova para ao invés de se desmotivar diante das adversidades conseguir recuperar a motivação e seguir buscando se superar.
- Curtir a Prova X Foco no Resultado:
Ter uma expectativa de resultado é importante! Compromisso e seriedade SIM, obrigação com o resultado NÃO. A obrigação fica para os atletas profissionais e patrocinados, os amadores fazem essa prova porque são apaixonados pelo triathlon e pelo desafio, fizeram um enorme investimento para essa prova (de tempo, financeiro, de sacrifícios, etc) e levam a prova com seriedade e compromisso, mas sem focar tanto no resultado e sim em curtir o GRANDE DIA pelo qual se prepararam por meses.
- Programação Mental para a prova
Fazer uma “programação mental” do que pretende viver/fazer na prova, vivenciar a prova antes dela acontecer, imaginando o que pretende fazer, e organizando todos os detalhes possíveis (alimentação, ritmo, transições, hidratação, etc) para evitar precisar tomar decisões na hora da prova, ter planejado tudo antes, deixar para na hora da prova tomar decisões apenas em relação aos imprevistos, isso se eles acontecerem (a chance de acontecer é grande).
Pensar antes da prova em palavras que servirão como “motivadoras” na hora da dor, do cansaço, do desânimo e do momento em que se pergunta: O que estou fazendo aqui? Um de nossos atletas possui três palavras que ele repete para si mesmo diversas vezes: Eu posso! Eu consigo! Eu sou forte!
- Se divertir durante a prova:
Uma prova de mais de 10h é muito longa, muitas coisas acontecem, assim como muitas coisas aconteceram nos treinos de preparação. Prestar atenção nas coisas divertidas, leves e engraçadas que cercam esses momentos é indispensável, é possível se divertir com seriedade, levar o bom humor para a prova sem fazê-la de uma forma descompromissada ajuda, e por isso a diversão é ingrediente indispensável.
- Pensar em pessoas significativas:
Serão diversos momentos em que dará vontade de desistir de tudo, seja de dor, de cansaço, de pensar que ainda falta muito, etc. Uma prova dessa possui diversos momentos ruins, e lembrar e pensar em pessoas significativas que servem como motivadoras para seguir em frente e se superar é muito importante. Vale a pena parar e dar um beijo no filho, um abraço na esposa, fazer uma piadinha para o pai e deixar a mãe tranqüila (não estou cansado!rs), são minutos “perdidos” no tempo geral da prova (talvez dois ou três) mas que renovam e o acompanham por km e km!
- Lembrar do porquê está realizando essa prova:
Todos possuem um motivo para realizar um desafio desse tamanho, ainda mais como atleta amador, deixar esse(s) motivo(s) na ponta da língua e recorrer a eles durante a prova ajuda bastante.
- Lembrar do porque gosta de fazer o IRONMAN:
A sensação de EU SOU UM IRONMAN continua ao longo de todo o ano, mas são naquelas horas em que você está efetivamente vivenciando o momento do IRON, e pensar no que existe em todo esse universo que você gosta e que fez você escolher se lançar nesse desafio também é bastante motivador.
- Fazer um checklist para a prova (bem detalhado):
Conferir diversas vezes o checklist da prova é muito importante, assim evita esquecer algo, ou deixar alguma coisa no momento errado da prova, é uma prova de MUITOS detalhes, organizá-los previamente de cabeça “fresca” faz diferença, assim na prova é só seguir o programado tranquilamente, sem o estresse de ter esquecido algo ou ter feito ou deixado de fazer determinada coisa na hora certa!
- Desconcentrar do esforço e da dor no final (ou durante):
Essa prova exige muito esforço, o cansaço é muito intenso e as dores com certeza vão fazer parte da prova, em maior ou menor intensidade, por muito ou pouco tempo, e nesse momento difícil é importante não se concentrar nisso, procurar desfocar, pensar em outras coisas, prestar atenção no que acontece em volta, usar elementos motivadores, etc. Mas não ficar prestando atenção na dor e no cansaço, pois parece que quanto mais atenção damos as dores, mais elas doem, quanto mais atenção damos ao cansaço, mais ele nos pega!
- Cuidado com a comparação:
Existem diferentes atletas, cada um fez uma preparação diferente, cada um é mais forte em uma modalidade ou outra, e uma prova como o Ironman não permite “brincadeirinhas de competir” com outros atletas durante a prova, o preço pode ser muito alto. O foco tem que ser sempre interno, é você com você mesmo, a única comparação feita deve ser a comparação do que você está realizando na prova com o que você treinou, existem muitos atletas melhores do que você, existem atletas que nadam, pedalam ou correm melhor, e atletas que tomam decisões erradas e forçam em alguns momentos e depois “quebram” lá na frente, por isso, a sua competição é com você mesmo, em conseguir manter-se dentro daquilo que treinou, nem mais, nem menos, estar bem e forçar com 5 horas de prova, pode custar caro 3 ou 4 horas depois!
- Lidar bem com as ultrapassagens:
A lógica é a mesma do item interior, algumas pessoas preferem sair mais forte (seja nadando, pedalando ou correndo), outras são realmente melhores e possuem condição de fazer determinadas modalidades em ritmos mais fortes do que o seu, as pessoas vão te ultrapassar, e não importa quem seja, continue focado em você, no IRON VOCÊ é o seu ÚNICO adversário!
- Encarar a prova de uma forma progressiva:
Não usar a lógica do “FALTA” tanto, mas sim o do “JÁ FOI” tanto. Quando você faz a volta na bike e pensa falta 90km a sensação é uma, quando você faz a mesma volta e pensa já foram 90km a sensação é outra, puxe sempre as distâncias percorridas para te motivarem, e não as distâncias a percorrer, pois essas podem desmotivar bastante!
- Utilizar a alimentação como marcação do tempo:
Comer bem é determinante de uma boa prova, e utilizar a alimentação e a hidratação como marcadores de tempo também ajuda bastante, assim você não esquece de comer e se hidratar corretamente e ainda vai marcando a passagem do tempo.
A prova é dividida em etapas, faça cada pulseira conquistada ser um “troféu”, a prova não acaba ali, mas busque as pulseiras, uma a uma, e vibre a conquista delas, é sinal de que você avançou mais um passo, esqueça o percurso total, foque-se na próxima pulseira a conquistar!
O Ironman pode ser um enorme sofrimento ou uma enorme festa, faça o seu ser uma festa, ainda que recheada de dor, cansaço e uma certa dose de sofrimento. Celebre com as pessoas que estão ao seu lado, cada um tem uma história, cada um tem suas motivações, o IM não é o mesmo para ninguém, mas todos ali são pessoas comuns como você que estão celebrando a saúde, o esporte, a superação e a paixão pelo triathlon , celebre com eles, o IRON só existe por conta de pessoas como você e eles que escolheram passar um domingo juntos fazendo uma prova de 226km!
- Comemorar cada etapa e cada meta vencida durante a prova:
Não guarde a comemoração para o final da maratona, divida a prova em várias etapas e celebre cada uma delas, a primeira volta no mar, a saída da natação, uma transição bem feita, os primeiros 90km na bike, o final da bike, mais uma boa transição, cada pulseira conquistada na maratona, além dos pequenos desafios como uma subida, uma boa média, etc. Comemore durante toda a prova, não guarde tudo para o final, e quando chegar no final, não deixe de fazer uma grande festa!
Gostaram das sugestões do Edu, Marcio, Enzo, Witney, Clodoaldo e Otavio? Espero que sim! Agora a minha grande dica é: foque 100% no PROCESSO e deixe o resultado (tempo) de lado, o resultado será conseqüência de uma prova bem realizada, não pense muito nele durante a prova, pense em como deixar cada um dos 226km percorridos da melhor maneira possível, no seu ritmo, com uma boa técnica, e principalmente com muita alegria e prazer, não existe o km mais importante, todos os 225km 995m são importantes!
Como bem disse o Otavio, estar nessa prova é estar em outro mundo, um mundo onde poucos já fizeram parte, você estará vivendo esse mundo, aproveite e dedique sua energia em aproveitar cada minuto de sua prova!
Espero que tenham gostado das dicas, e que elas possam ajudá-los a fazer um ótimo IM, e se você tem uma boa dica que não foi contemplada nesse post, faça a gentileza de compartilhar conosco, todos agradecem e ganham com isso!
E apenas uma ressalva, embora esteja falando sobre o IM, essas dicas servem para qualquer prova, seja os 5km ou o Ultraman! Meu próximo post será apenas pós-prova, estou certo de que voltarei de Floripa com ótimas recordações e que acompanharei seis provas muito boas!
Minha palavra final antes da prova? Divirtam-se!
*Rafa Dutra é psicólogo e tem como áreas de atuação a clínica, a educação e o esporte. É parceiro da Assessoria Esportiva Enzo Amato e faz a preparação psicológica da equipe “Blog do Amato” para o IRONMAN BRASIL 2011, é parte da equipe de psicólogos do “Espaço da Psicologia”, psicólogo da seleção brasileira de handebol juvenil, dos tenistas da WBT Team Competition e faz parte da atual diretoria da ABRAPESP – Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.