Arquivos Mensais:março 2016
Treino de esteira 3 – por Enzo Amato
Tiro ou intervalado, seja lá o nome que você prefira, o mais importante é acertar a intensidade para ser efetivo, como sempre.
Seguindo a linha e parâmetros dos treinos 1 em pirâmide, e o 2, em onda, ambos treinos de ritmo para melhorar a resistência ao desconforto. Abaixo um treino para melhorar velocidade e alcançar alta intensidade. É feito em ritmo desconfortável para a distância da prova. Só assim para justificar o descanso.
Supondo que o objetivo seja fazer 10km a 15km/h (4min p/km). Segue um exemplo:
500m a 10km/h
500m a 11km/h
1km a 12km/h (até aqui aquecimento)
5x 1km a 16 ou 17km/h por 2min de descanso parado entre eles, ou a 3km/h. (descansar parado é melhor, mas algumas esteiras desligam sozinhas se não tiver alguém sobre elas, por isso a caminhada sem vergonha no intervalo)
Os batimentos, a partir do segundo tiro, vão passar do L2, chegando perto do limite pessoal.
A esteira propicia regularidade, algo que na rua pode variar muito de acordo com a experiência do corredor. Menos experiente = muita variação de velocidade durante o tiro, o que é errado para esse tipo de treino. Caso prefira a rua, faça sempre no mesmo trajeto para poder comparar um com o outro.
- Variações: Caso 1km acima do L2 seja muito, faça 500m, pois mais importante que cumprir a distância, é conseguir correr acima da velocidade alvo da prova. Ao longo das semanas você deve conseguir chegar a 1km. Outra opção pode ser descansar 3min ao invés de 2.
Ler o texto ensinou tudo que você precisava saber?
Não! Importante dizer que para iniciante, até treino errado funciona, pois a evolução no início é vertiginosa. Para esses, o maior risco é o de lesão por excesso da carga e/ou volume de treino. Percebe-se diferença de desempenho num corredor treinado, quando existe um planejamento coordenado, entre diferentes tipos de treino, direcionados individualmente às suas características e rotina. É o que justifica, comprovadamente com resultados, o investimento num treinador experiente. O maior risco para um corredor treinado, ao fazer por conta própria, é estagnar o desempenho, fazendo-o treinar mais, e equivocadamente, errar pelo excesso.
Se tiver alguma pergunta é só escrever.
Outros treinos legais de esteira, clique.
Enzo Amato
Treino de esteira 2 – por Enzo Amato
Mais um de ritmo para melhorar tempo.
O treino 1 (clique para ler) é progressivo até a velocidade alvo. Abaixo segue uma variação também atingindo a velocidade alvo, porém em “onda”.
Supondo que a velocidade alvo para uma prova de 10km daqui algumas semanas seja de 15km/h. Suba da velocidade aproximada de L1 para a velocidade alvo, em 3 blocos de 400m, por 6 a 8x. Exemplo a seguir:
- 400m a 12km/h (vel. aproximada de L1)
- 400m a 14km/h (vel. aproximada de L2)
- 400m a 15km/h (vel. alvo nos 10km daqui algumas semanas)
- 6 a 8 vezes (os batimentos devem ficar próximo do L2 e diminuir uns 15bpm a cada série iniciada).
Como sempre a intensidade correta faz toda diferença, por isso preocupe-se em ajustá-la. 1, ou até 2km/h a menos continua sendo um treino exigente, mas pode não te levar ao objetivo.
Outros treinos legais de esteira, clique aqui.
Se tiver dúvida é só me escrever.
Enzo Amato