No início do ano promovi um encontro com meus clientes que farão o Ironman e abri para outros atletas e entusiastas. Queria abordar questões importantes sobre treinamento, já que muitos que se propõem a fazer Ironman já são muito motivados, e dentro da minha metodologia de trabalho tenho que colocar freio ao invés de motivar. É comum, ao ler qualquer revista especializada, encontrarmos planilhas, que um dia serviram para alguém em determinada situação. Por exemplo treinos com foco em 10km onde o corredor deve treinar 4, 5 ou até 6 vezes por semana. É fácil fazer um paralelo frente a esse exemplo, se pra correr 10km preciso treinar tudo isso, imagina para um Ironman? Por isso dou tanta importância para esse bate papo que tive com eles para que entendam e consigam auto avaliar o momento correto para fazer o treino proposto e descansar.
Nesse bate papo abordei alguns tópicos:
- Princípio da supercompensação;
- Quando e qual estímulo treinar;
- Tipos de treino.
O primeiro deles é muito importante pois rege qualquer preparação, desde provas de 5km ao Ironman.
- Princípio da supercompensação.
Simploriamente consiste em dar um estímulo que faça o atleta sair da zona de conforto, causando alguma adaptação após o período de recuperação, que o deixará melhor condicionado do que antes.
A conta é praticamente matemática. Vou exemplificar com números. Suponha que numa escala “pessoal e intransferível” de 0 a 10, você se encontre no 6. Imediatamente após realizar um treino forte, você desce para 2, aos poucos você vai se recuperando e subindo para 3, 4, 5, 6 até chegar no 7. Esse é o momento de executar outro treino. Pena que o que comumente acontece, principalmente com atletas de longas distâncias, é treinar novamente enquanto o corpo ainda está se recuperando, ou seja, ainda se encontra entre o 2 e o 6 sem deixar chegar ao 7.
Treinos sucessivos com descanso inadequado resultam em estagnação de condicionamento, lesões e frustração. Cada treino e cada modalidade tem seu tempo ideal de recuperação, e respeitar isso faz toda diferença na sua melhora de condicionamento. Portanto, treine forte, mas descanse muito.
Enzo Amato.