Arquivos Mensais:janeiro 2011
O caminho para o Ironman começou a ser traçado.
Bate papo entre treinador, psicólogo e atletas dá início aos treinos da equipe do Blog do Amato para o Ironman Brasil 2011.
Sábado dia 29/1, faltando exatamente 120 dias para o Ironman, parece que entramos no clima da prova. Depois do tradicional treino longo de bike, que por enquanto ainda está em 70km, tivemos um bate papo com nosso psicólogo esportivo Rafael Dutra (Rafa) que explicou como será o trabalho deste ano até a prova. Serão 16 encontros, os primeiros dedicados a alguns testes onde ele poderá nos conhecer, em parte, de uma forma mais rápida, identificar alguns pontos fracos e fantasmas para saber como trabalhar com o grupo, a partir daí ele nos coordenará ao auto conhecimento através da troca de experiências.
Após o Rafa, foi minha vez de explicar sobre a preparação e como o corpo vai responder aos estímulos dos treinos, ensiná-los a questionar sobre os treinos propostos baseados nas respostas que o corpo de cada um dá. Entender e ter autonomia para saber como e porque substituir ou cancelar algum treino. Isso faz com que o atleta não sinta que está matando o treino, mas respeitando o período adequado de descanso.
Costumo dizer que se existe um preço a pagar para fazer um Ironman, faço meus atletas pagarem barato. Basta fazer 1 ou 2 treinos curtos de qualidade (forte) na semana e resistência (bem leve) nos finais de semana, sempre ter parâmetros durante os treinos, usando cronômetro, frequencímetro e todo tipo de ferramenta que vai ajudar a comparar um treino com o outro, e tão importante quanto saber como treinar, é saber o quanto descansar, muitos atletas dispensam esse ponto chave da preparação acreditando que para um Ironman, quanto mais treinar melhor, mas dessa forma o corpo paga um preço caro podendo não perceber evolução e/ou ficando mais propenso a ter lesões. Pude perceber que todos estão motivados e principalmente sabendo o que e porque estão fazendo cada treino.
Todos já iniciaram as respectivas dietas com nossa nutricionista. Enfim, todos motivados, e dois debutantes na distância, serão 4 meses de muitas histórias e posts legais. Acredito que todos encaramos como o início oficial da preparação da nossa equipe, parte física, psicológica e nutricional, tudo encaminhado.
Equipe “Blog do Amato” no Ironman Brasil 2011.
Pelos próximos 4 meses, eu e meus alunos treinaremos juntos todos os finais de semana para o Ironman Brasil 2011, dia 29/5. Os mantive condicionados do fim do ano pra cá, mas sem foco na prova, daqui pra frente seguiremos um plano de treino mais específico e muito interessante de ser acompanhado por você leitor. Na preparação de uma prova longa como essa fatores como, descanso adequado, alimentação e parte psicológica se tornam tão importantes quanto o próprio treino. Para provas menores eles também são importantes, mas provavelmente não te tirariam da prova, já num Ironman, tudo se acentua e tudo pode acontecer. Meu papel como professor será equilibrar os estímulos de força, velocidade e resistência em cada modalidade, fazendo com que os atletas evoluam até chegar no seu melhor condicionamento em cada uma, que descansem adequadamente cada modalidade para não comprometer a execução das outras, vou comparar dados para comprovar a evolução, fazer com que sigam a dieta e comam nos treinos o que pretendem levar na prova, acompanhar o trabalho psicológico que mostrará, além do perfil psicológico de cada um deles, que a prova já começou e deve ser aproveitada desde já, sem contar que eles devem ter energia para trabalhar, ter vida social e familiar, pois é, ser um Ironman não é fácil, mas esteja certo que o esforço é recompensado com uma sensação de que tudo é possível além de muitas outras inexplicáveis, e uma vez que você entra para esse clube, se torna um membro vitalício.
Alguns vão pela primeira vez, outros já sabem o que querem, nesse tempo juntos criaremos uma relação de amizade e grupo que será desfrutada e comemorada a cada distância vencida nos treinos até a realização final no dia da prova. Tenho certeza que você, mesmo praticando distâncias menores vai se identificar com as dificuldades e conquistas que contaremos aqui no blog até o fim de Maio.
Cada um terá seu perfil e sua história de superação descrita no blog, será um espaço para aqueles leitores que gostam de dados, números, estatísticas, depoimentos e histórias de pessoas comuns como você, com trabalho, família, amigos e que um dia resolveram fazer um Ironman, como hobby.
Esperamos ter sua companhia, comentários e perguntas. Será um prazer para todo o grupo dividir essa experiência com você leitor.
O Ironman Brasil é a única etapa da América do Sul, o atleta deve completar os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida em até 17 horas. É uma prova onde só o fato de completar o percurso te faz orgulhoso, pois é um desafio de meses que você poderá acompanhar de perto.
O retorno aos treinos!
O retorno aos treinos é difícil, mas não o transforme em tortura por fazê-lo de forma errada.
Depois de algumas semanas sem musculação você não está mais fraco, só menos resistente. Por isso quando voltar aos ferros, faça séries menores por uns 3 ou 4 treinos aproximadamente, sem precisar diminuir o peso.
Essa simples atitude não te deixará dolorido e imprestável no dia seguinte! Faça a prova e depois me conte.
Por exemplo, se você estava acostumado a fazer 3 séries de 10 ou 15 repetições, volte fazendo apenas 2 séries de 7 repetições com o mesmo peso de antes, e não exagere no alongamento no final do treino porque ele também poderá te deixar dolorido amanhã.
Esse mesmo exemplo serve para os que deixarão o sedentarismo em 2011 e começarão a fazer musculação. Nesse caso o peso deve ser controlado e conservador para que o corpo se acostume com a atividade.
Outra vez a pulseira?
Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias no Twitter foi da eficácia da pulseira power balance, Há algum tempo atrás fiz um post sobre o assunto e mantenho minha opinião.
A polêmica continua, depois da empresa ter sido multada na Espanha e Itália, agora terá de reembolsar os consumidores australianos. Aqui no Brasil os representantes foram proibidos de fazer publicidade dos efeitos terapêuticos da pulseira desde 3 de Setembro 2010.
Dicas para a corrida de Reis.
Dia 9 acontece a 34º corrida de Reis aqui em São Caetano do Sul, como ela passa no quintal de casa deixo algumas orientações para você leitor.
A prova é super tranquila, fácil de pegar chip, de aquecer e correr.
O percurso tem basicamente duas subidas, portanto se você festejou bastante nas festas e deixou os treinos para segundo plano, diminua a velocidade na subida para que ela não acabe com você logo no primeiro terço da prova.
Uma boa alternativa para provas que tem subida logo no início é aquecer antes da largada com uma corridinha de 10 minutos, isso fará seu corpo “acordar” e você não sentirá aquele desconforto, normal de início de treino, causado justamente por seu corpo sair de um estado de descanso/conforto para outro de atividade extenuante.
Se você acabou de correr a São Silvestre e está bem nas subidas, essa pode ser a sua prova, mas largue bem posicionado, pois as ruas aqui são estreitas.
Boa corrida!