Como emagrecer de maneira saudável

Pegue qualquer livro de dieta e ele dirá que contém todas as respostas para perder com sucesso todo o peso que você deseja, e mantê-lo fora. Alguns afirmam que a chave é comer menos e fazer mais exercícios, outros afirmam que o baixo teor de gordura é o único caminho a percorrer, enquanto outros prescrevem cortar carboidratos. Então, o que você deve acreditar?

A verdade é que não existe uma solução “tamanho único” para a perda de peso saudável e permanente. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você, uma vez que nossos corpos respondem de maneiras diferentes a alimentos diferentes, dependendo da genética e de outros fatores de saúde. Encontrar o método de perda de peso certo para você provavelmente levará tempo e exigirá paciência, empenho e alguma experimentação com diferentes alimentos e dietas.

Enquanto algumas pessoas respondem bem à contagem de calorias ou métodos restritivos semelhantes, outras respondem melhor a ter mais liberdade no planejamento de seus programas de perda de peso. Ser livre para simplesmente evitar alimentos fritos ou cortar carboidratos refinados pode configurá-los para o sucesso. Portanto, não desanime se uma dieta que funcionou para outra pessoa não funcionar para você. E não se culpe se uma dieta for muito restritiva para você seguir. Em última análise, uma dieta só é adequada para você se for uma que você possa seguir ao longo do tempo. Existem medicamentos como o Morosil 500mg, mas só são recomendados com o acompanhamento de um especialista.

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Lembre-se: embora não haja uma solução fácil para perder peso, existem muitas etapas que você pode seguir para desenvolver uma relação mais saudável com os alimentos, controlar os gatilhos emocionais para comer demais e alcançar um peso saudável.

Quatro estratégias populares de perda de peso

Corte calorias

Alguns especialistas acreditam que controlar o peso com sucesso se resume a uma equação simples: se você comer menos calorias do que queima, perderá peso. Parece fácil, certo? Então, por que perder peso é tão difícil?

A perda de peso não é um evento linear ao longo do tempo. Quando você cortar calorias, pode perder peso nas primeiras semanas, por exemplo, e então algo muda. Você ingere o mesmo número de calorias, mas perde menos ou nenhum peso. 

Isso porque, quando você perde peso, está perdendo água e tecido magro, bem como gordura, seu metabolismo fica mais lento e seu corpo muda de outras maneiras. Portanto, para continuar a perder peso a cada semana, você precisa continuar a cortar calorias.

Uma caloria nem sempre é uma caloria. Comer 100 calorias de xarope de milho com alto 

teor de frutose, por exemplo, pode ter um efeito diferente no corpo do que comer 100 calorias de brócolis. O truque para a perda de peso sustentada é descartar os alimentos que estão carregados de calorias, mas não fazem você se sentir satisfeito (como doces) e substituí-los por alimentos que o preenchem sem serem carregados de calorias (como vegetais).

Muitos de nós nem sempre comem simplesmente para saciar a fome. Também recorremos à comida para obter conforto ou para aliviar o estresse – o que pode rapidamente atrapalhar qualquer plano de perda de peso.

Corte carboidratos

Uma maneira diferente de ver a perda de peso identifica o problema não como sendo o consumo de muitas calorias, mas sim a maneira como o corpo acumula gordura após consumir carboidratos, em particular o papel do hormônio insulina. Quando você faz uma refeição, os carboidratos dos alimentos entram na corrente sanguínea como glicose. Para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, seu corpo sempre queima essa glicose antes de queimar a gordura de uma refeição.

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Se você faz uma refeição rica em carboidratos (muito macarrão, arroz, pão ou batata frita, por exemplo), seu corpo libera insulina para ajudar no influxo de toda essa glicose no sangue. 

Corte a gordura

É a base de muitas dietas: se você não quer engordar, não coma gordo. Caminhe por qualquer corredor de supermercado e você será bombardeado com lanches com baixo teor de gordura, laticínios e refeições embaladas. Mas, embora nossas opções de baixo teor de gordura tenham explodido, as taxas de obesidade também explodiram. Então, por que as dietas com baixo teor de gordura não funcionaram para mais de nós?

Nem toda gordura é ruim. Gorduras saudáveis ​​ou “boas” podem realmente ajudar a controlar seu peso, bem como controlar seu humor e combater a fadiga. Gorduras insaturadas encontradas em abacates, nozes, sementes, leite de soja, tofu e peixes gordurosos podem ajudar a encher você, enquanto adicionar um pouco de azeite saboroso a um prato de vegetais, por exemplo, pode tornar mais fácil comer alimentos saudáveis ​​e melhorar a qualidade geral de sua dieta.

Siga uma boa dieta

Uma boa dieta enfatiza a ingestão de boas gorduras e bons carboidratos junto com grandes quantidades de frutas e vegetais frescos, nozes, peixes e azeite  e apenas pequenas quantidades de carne e queijo. A dieta mediterrânea é mais do que apenas comida, no entanto. A atividade física regular e compartilhar refeições com outras pessoas também são componentes importantes.

Qualquer que seja a estratégia de perda de peso que você tente, é importante permanecer motivado e evitar as armadilhas comuns da dieta, como comer emocionalmente.

Controle a alimentação emocional

Nem sempre comemos simplesmente para saciar a fome. Com muita frequência, recorremos à comida quando estamos estressados ​​ou ansiosos, o que pode prejudicar qualquer dieta e ganhar peso. Você come quando está preocupado, entediado ou solitário? 

Você faz um lanche em frente à TV no final de um dia estressante? Reconhecer seus desencadeadores emocionais de comer pode fazer toda a diferença em seus esforços para perder peso. Se você comer quando estiver:

Permaneça motivado

A perda de peso permanente requer mudanças saudáveis ​​em seu estilo de vida e escolhas alimentares. Para se manter motivado:

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Devagar e sempre ganha a corrida. Perder peso muito rápido pode afetar sua mente e seu corpo, fazendo você se sentir lento, esgotado e enjoado. Procure perder um a um quilo por semana para perder gordura em vez de água e músculos.

Reduza o açúcar e carboidratos refinados

Esteja ou não com o objetivo específico de cortar carboidratos, a maioria de nós consome quantidades prejudiciais de açúcar e carboidratos refinados, como pão branco, massa de pizza, massas, doces, farinha branca, arroz branco e cereais matinais adoçados. No entanto, substituir carboidratos refinados por seus equivalentes de grãos inteiros e eliminar doces e sobremesas é apenas parte da solução. 

O açúcar está escondido em alimentos tão diversos como sopas e vegetais enlatados, molho para macarrão, margarina e muitos alimentos com teor reduzido de gordura. Como seu corpo obtém tudo o que precisa do açúcar que ocorre naturalmente nos alimentos, todo esse açúcar adicionado não passa de um monte de calorias vazias e picos prejudiciais à glicose no sangue.

Encha-se com frutas, vegetais e fibras

Mesmo que você esteja cortando calorias, isso não significa necessariamente que você tenha que comer menos. Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, feijão e grãos inteiros, são mais volumosos e demoram mais para serem digeridos, tornando-os fartos – e ótimos para perder peso.

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