Quais são os equipamentos necessários para fazer Rapel

Os esportes de aventura geralmente vêm com uma série de equipamentos especializados – e o salto de rap não é exceção! Do dispositivo de corda e rapel, passando pelo mosquetão e capacete, identificamos e discutimos nove peças de equipamentos essenciais.

1. Cordas.

Existem muitos tipos diferentes de corda que são usados ​​por aqueles que fazem rapel ou rapel. Normalmente, uma corda de baixo estiramento é a melhor opção para rapel recreacional; este tipo de corda deve ter cerca de 2% de alongamento quando sob carga com uma pessoa de peso médio. Chamada de ‘corda estática’, ajuda a reduzir o salto para uma descida mais fácil.

rapel

Uma corda estática de boa qualidade é essencial.

Em termos de espessura, geralmente é uma questão de quanto mais grosso, melhor. Cordas com diâmetro de 10 mm a 11 mm geram melhor atrito quando passadas pelo dispositivo de rapel, facilitando o controle da velocidade de descida.

2. Âncoras.

Usadas para prender a corda no topo da descida, as âncoras variam dependendo da situação. Em um ambiente natural, os escaladores podem usar âncoras como pedras e árvores ou pitons (pontas de metal que são cravadas em rachaduras na face da rocha); entretanto , em um ambiente profissional , âncoras fixas feitas sob medida são usadas.

Quando você se juntar ao Rap Jumping para uma sessão de rapel, sua corda será presa a uma âncora fixa no topo do Urban Central (o hotel de sete andares onde realizamos nossas sessões de rap jumping).

Os pontos de ancoragem seguros são importantes.

3. Descender.

O descensor (às vezes chamado de dispositivo de rapel) é um dispositivo / engate de fricção que permite que a corda seja passada de maneira controlada enquanto está sob carga – tudo isso exigindo apenas um esforço mínimo da pessoa que a usa.

A velocidade com que a pessoa desce pode ser controlada por meio deste dispositivo; isso é gerenciado pela quantidade de força aplicada à corda abaixo do dispositivo ou alterando o ângulo em que a corda sai do dispositivo. Enquanto os viciados em adrenalina podem desfrutar de uma descida mais rápida, outros optam por chegar ao solo em um ritmo mais lento!

Existem muitas versões diferentes deste dispositivo – algumas feitas para o propósito e outras improvisadas. Descendentes mecânicos feitos sob medida incluem barras de freio, o número oito (que é o estilo de descensor usado aqui no Rap Jumping), a cauda de ouro, a ‘bobina’ e sua alternativa de travamento automático ‘parar’ e o ‘gênio do céu ‘- que é freqüentemente usado por bombeiros encarregados de combater incêndios florestais. Descendentes improvisados ​​incluem uma embalagem de mosquetão, o engate de Munter, o freio de barra de piton (freqüentemente chamado de piton e mosquetão) e o freio de mosquetão cruzado básico.

Os descendentes da figura oito são os mais populares para o rapel.

figura oito é popular entre as companhias de rapel e rapelistas recreativos, pois é mais fácil de usar e torna a descida muito suave. Com a forma de um oito com um orifício grande e pequeno, o dispositivo funciona por fricção; a corda passa pelo buraco grande, ao redor do buraco pequeno e depois volta pelo buraco grande. O mosquetão (veja abaixo) conecta o pequeno orifício ao arnês.

4. Mosquetão.

Um mosquetão é essencialmente um clipe grande que é usado para segurar todas as diferentes partes de um sistema de escalada juntas. Para escaladores experientes, vários mosquetões são freqüentemente usados. Mosquetões de travamento – onde a parte do clipe trava – são essenciais, pois garantem que o clipe não se abra durante a descida.

rapel

Em um ambiente comercial, a função principal do mosquetão é prender o descensor ao arnês.

Os mosquetões são usados ​​por rapel e alpinistas.

Mosquetões também são usados ​​por escaladores experientes para criar nós de apoio (veja abaixo).

5. Arreios.

Ao fazer rapel ou rapel, um arnês é usado ao redor da cintura para prender o descensor. Geralmente, um arnês de escalada é usado neste cenário e prende em torno de sua cintura e coxas para formar um ‘assento’ confortável.

Um arnês de escalada robusto é uma peça importante do equipamento para rapel.

6. Nó de apoio (ou pessoa do freio).

Um nó autoblock, nó Klemheist ou prusik pode ser usado como um backup no caso de o rapel perder o controle. Também chamados de engates de fricção, esses nós são enrolados em volta da corda abaixo do descensor usando um pequeno laço de corda ou tecido; isso geralmente é chamado de loop prusik. Este laço é preso ao laço da perna ou laço de segurança do arnês por meio de um mosquetão.

Um nó de apoio é usado por rapelistas e escaladores experientes.

No Rap Jumping colocamos sempre a sua segurança em primeiro lugar. Embora um nó reserva seja comumente usado por rappelistas experientes, sempre usamos um freio (que fica na parte inferior) para assumir o controle de sua descida, caso você perca o controle ou tenha dificuldades.

7. Capacetes.

Capacetes são um item de segurança essencial, especialmente para rapelistas experientes que descem encostas de penhascos onde pedras soltas são um problema potencial.

No entanto, mesmo em ambientes controlados, os capacetes são muito importantes. Embora não haja pedras soltas no Urban Central, todos os participantes ainda devem usar um capacete, pois é teoricamente possível (embora muito incomum) para os saltadores baterem com a cabeça na parede durante a descida.

Capacetes aprovados são importantes, mesmo em situações controladas.

8. Luvas.

Luvas servem para proteger suas mãos da corda conforme você desce, tornando o processo mais confortável. As luvas são quase sempre usadas por rapelistas recreativos; no entanto , montanhistas e escaladores geralmente ficam sem luvas – especialmente em situações de alto risco – pois isso lhes dá uma sensação melhor. Também elimina o risco de as luvas ficarem presas no descensor, o que pode ser muito perigoso quando não está em um ambiente controlado.

As luvas são uma forma eficaz de proteger as suas mãos.

9. Botas.

Boas botas resistentes são essenciais. O mais importante é ter solas com aderência adequada, pois isso permite manter a tração com a parede durante a descida.

Botas resistentes fornecem tração enquanto você desce.

O equipamento certo é essencial!

Como em qualquer esporte radical, ter o equipamento certo é muito importante – tanto em termos de conforto quanto de segurança. No Rap Jumping usamos equipamentos modernos e bem conservados para garantir a segurança dos participantes em todos os momentos.

Se você está pronto para a aventura e quer experimentar este equipamento em primeira mão, reserve hoje um salto de rap ou rapel com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *