Quais os beneficios de andar de bicicleta

Para estar em forma e saudável, você precisa ser fisicamente ativo. A atividade física regular pode ajudar a protegê-lo de doenças graves, como obesidade, doenças cardíacas, câncer, doenças mentais, diabetes e artrite. Andar de bicicleta regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

O ciclismo é um exercício saudável e de baixo impacto que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos mais velhos. Também é divertido, barato e bom para o meio ambiente.

Ir para o trabalho ou para as compras é uma das maneiras mais eficientes de combinar exercícios regulares com sua rotina diária. Estima-se que um bilhão de pessoas andam de bicicleta todos os dias – para transporte, recreação e esporte.

Pedalar para a saúde e fitness

Leva apenas duas a quatro horas por semana para alcançar uma melhora geral em sua saúde. Andar de bicicleta é:

andar e bicicleta
  • Baixo impacto – causa menos tensão e lesões do que a maioria das outras formas de exercício.
  • Um bom treino muscular – o ciclismo usa todos os principais grupos musculares enquanto pedala.
  • Fácil – ao contrário de alguns outros esportes, o ciclismo não requer altos níveis de habilidade física. A maioria das pessoas sabe andar de bicicleta e, depois de aprender, não esquece.
  • Bom para força e resistência – o ciclismo aumenta a resistência, a força e a aptidão aeróbica.
  • Tão intenso quanto você quiser – o ciclismo pode ser feito em intensidade muito baixa para começar, se estiver se recuperando de uma lesão ou doença, mas pode ser aumentado para um treino físico exigente.
  • Uma maneira divertida de entrar em forma – a aventura e a agitação que você obtém ao descer encostas e estar ao ar livre significa que você tem mais probabilidade de continuar a pedalar regularmente, em comparação com outras atividades físicas que o mantêm dentro de casa ou exigem horários ou lugares especiais.
  • Eficiente em termos de tempo – como meio de transporte, a bicicleta substitui o tempo sedentário (sentado) gasto ao dirigir veículos motorizados ou usar bondes, trens ou ônibus com exercícios saudáveis.

Benefícios para a saúde do ciclismo regular

O ciclismo é principalmente uma atividade aeróbica, o que significa que seu coração, vasos sanguíneos e pulmões se exercitam. Você respirará mais fundo, transpirará e experimentará um aumento da temperatura corporal, o que melhorará seu nível geral de condicionamento físico.

Os benefícios para a saúde do ciclismo regular incluem:

  • aumento da aptidão cardiovascular
  • aumento da força muscular e flexibilidade
  • melhor mobilidade articular
  • diminuição dos níveis de estresse
  • postura e coordenação melhoradas
  • ossos fortalecidos
  • diminuição dos níveis de gordura corporal
  • prevenção ou gestão de doenças
  • redução da ansiedade e da depressão.

Ciclismo e problemas de saúde específicos

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Andar de bicicleta pode melhorar a saúde física e mental e pode reduzir as chances de muitos problemas de saúde.

Obesidade e controle de peso

Andar de bicicleta é uma boa maneira de controlar ou reduzir o peso, pois aumenta sua taxa metabólica, constrói músculos e queima a gordura corporal. Se você está tentando perder peso, o ciclismo deve ser combinado com um plano de alimentação saudável. Andar de bicicleta é uma forma confortável de exercício e você pode alterar o tempo e a intensidade – pode ser desenvolvido lentamente e de forma variada para se adequar a você.

A pesquisa sugere que você deve queimar pelo menos 8.400 quilojoules (cerca de 2.000 calorias) por semana com exercícios. O ciclismo constante queima cerca de 1.200 quilojoules (cerca de 300 calorias) por hora.

Se você pedalar duas vezes por dia, os quilojoules queimados logo se somam. Pesquisas britânicas mostram que um passeio de bicicleta de meia hora todos os dias queima quase cinco quilos de gordura ao longo de um ano.

Doença cardiovascular e ciclismo

As doenças cardiovasculares incluem acidente vascular cerebral, pressão alta e ataque cardíaco. O ciclismo regular estimula e melhora o coração, os pulmões e a circulação, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

O ciclismo fortalece os músculos do coração, diminui a pulsação em repouso e reduz os níveis de gordura no sangue. A pesquisa também mostra que as pessoas que vão de bicicleta para o trabalho têm de duas a três vezes menos exposição à poluição do que as pessoas que usam o carro, então sua função pulmonar é melhorada. Um estudo dinamarquês conduzido por mais de 14 anos com 30.000 pessoas com idades entre 20 e 93 anos descobriu que o ciclismo regular protegia as pessoas de doenças cardíacas.

Câncer e ciclismo

Muitos pesquisadores estudaram a relação entre exercícios e câncer, especialmente câncer de cólon e mama. A pesquisa mostrou que se você pedalar, a chance de câncer de intestino é reduzida. Algumas evidências sugerem que o ciclismo regular reduz o risco de câncer de mama.

Diabetes e ciclismo

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A taxa de diabetes tipo 2 está aumentando e é um sério problema de saúde pública. A falta de atividade física é considerada uma das principais razões pelas quais as pessoas desenvolvem essa condição. Uma pesquisa em grande escala na Finlândia descobriu que as pessoas que pedalavam por mais de 30 minutos por dia tinham um risco 40 por cento menor de desenvolver diabetes.

Lesões ósseas, artrite e ciclismo

O ciclismo melhora a força, o equilíbrio e a coordenação. Também pode ajudar a prevenir quedas e fraturas. Andar de bicicleta é uma forma ideal de exercício se você tem osteoartrite, porque é um exercício de baixo impacto que causa pouco estresse nas articulações.

O ciclismo não ajuda especificamente a osteoporose (doença que diminui a espessura dos ossos) porque não é um exercício de levantamento de peso.

Doença mental e ciclismo

Condições de saúde mental como depressão, estresse e ansiedade podem ser reduzidas andando de bicicleta regularmente. Isso se deve aos efeitos do próprio exercício e ao prazer que andar de bicicleta pode trazer.

Ciclismo manual e saúde

Os ciclos manuais são semelhantes aos triciclos reclinados, mas são acionados com as mãos em vez dos pedais. As tiras de velcro podem ser usadas para prender as mãos aos pedais, se necessário.

Este estilo de triciclo permite que amputados, pessoas com lesões na coluna e aqueles que se recuperam de certas condições, como derrame, pedalem como uma forma de exercício e recreação. Os ciclistas de mão obtêm benefícios cardiovasculares e aeróbicos semelhantes aos de outros ciclistas.

Onde obter ajuda

  • Seu medico
  • Rede de bicicletas Victoria Tel. (03) 8376 8888 ou 1800 639 634 (para chamadas do país)

Coisas para lembrar

  • O ciclismo pode ajudar a protegê-lo de doenças graves, como derrame, ataque cardíaco, alguns tipos de câncer, depressão, diabetes, obesidade e artrite.
  • Andar de bicicleta é saudável, divertido e uma forma de exercício de baixo impacto para todas as idades.
  • Andar de bicicleta é fácil de se encaixar em sua rotina diária, indo para as lojas, parque, escola ou trabalho.

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